Neste projeto, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental adotarão um rio ou fonte de água local como foco de seu estudo. Eles serão encarregados de realizar uma pesquisa abrangente sobre sua história, importância ecológica, e os impactos das atividades humanas sobre ele ao longo do tempo. Se possível, os alunos farão observações diretas no local, complementando sua investigação com recursos online e entrevistas com moradores da região. Com base nas informações coletadas, eles produzirão uma apresentação visual, que pode ser em forma de maquete, desenho, ou vídeo. Esta apresentação terá como objetivo compartilhar o que aprenderam sobre o rio escolhido, enfatizando a necessidade de sua preservação e promovendo a conscientização da comunidade escolar sobre a importância de proteger nossas fontes naturais de água.
O objetivo desta atividade é engajar os alunos na aprendizagem ativa sobre o ambiente natural ao seu redor, especificamente rios e fontes de água locais. Através da pesquisa e observação, eles desenvolverão uma compreensão mais profunda da importância ecológica dessas fontes de água, dos impactos negativos das atividades humanas, e da necessidade urgente de conservação. Além de ganharem conhecimento factual, os alunos também aprimorarão habilidades valiosas de pesquisa, análise crítica, trabalho em equipe e comunicação.
Este projeto multidisciplinar emprega aspectos da geografia, ciências e estudos sociais para explorar os rios e fontes de água. Através da metodologia ativa de aprendizagem e com a prática de Atividades Mão-na-massa, os estudantes investigam a relevância dessas fontes naturais, seus desafios atuais e históricos, e a influência humana em seu bem-estar. Além disso, propõe uma reflexão sobre ações sustentáveis e a responsabilidade da comunidade escolar na proteção ambiental.
Utilizando a metodologia Atividades Mão-na-massa, esta atividade enfatiza a aprendizagem ativa e participativa. Os alunos serão divididos em grupos para facilitar a colaboração e maximizar a troca de ideias durante a fase de pesquisa. Eles serão incentivados a se engajar em pesquisa de campo, quando possível, ou utilizar recursos digitais para explorar a história e importância do rio adotado. A criação de uma apresentação visual permitirá que os alunos sintetizem e compartilhem suas descobertas de forma criativa.
Este projeto será desenvolvido ao longo de duas aulas, cada uma com duração de 60 minutos. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao projeto, formarão os grupos e iniciarão a fase de pesquisa. Na segunda aula, eles finalizarão suas apresentações e compartilharão suas descobertas com a classe.
A avaliação desta atividade será baseada na abrangência e profundidade da pesquisa realizada pelos alunos, na qualidade e criatividade da apresentação visual produzida, e na participação ativa de todos os membros do grupo. Será dado um enfoque especial nas propostas apresentadas para a preservação do rio ou fonte de água estudado, avaliando a viabilidade e o impacto potencial dessas ações. Exemplos de critérios de avaliação incluem: clareza e precisão das informações, originalidade e apelo visual da apresentação, contribuição individual e cooperação dentro do grupo.
Para esta atividade, será necessário acesso a recursos online para pesquisa, materiais para a criação das apresentações visuais (papel, canetas, cartolinas, materiais recicláveis para maquetes, etc.), e, se possível, transporte para visitas de campo. Também serão aproveitadas as tecnologias disponíveis na sala de aula, como computadores e projetor, para auxiliar na pesquisa e na apresentação dos projetos.
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