Histórias de um Rio

Desenvolvida por: Bruna … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Conscientização Ambiental

Neste projeto, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental adotarão um rio ou fonte de água local como foco de seu estudo. Eles serão encarregados de realizar uma pesquisa abrangente sobre sua história, importância ecológica, e os impactos das atividades humanas sobre ele ao longo do tempo. Se possível, os alunos farão observações diretas no local, complementando sua investigação com recursos online e entrevistas com moradores da região. Com base nas informações coletadas, eles produzirão uma apresentação visual, que pode ser em forma de maquete, desenho, ou vídeo. Esta apresentação terá como objetivo compartilhar o que aprenderam sobre o rio escolhido, enfatizando a necessidade de sua preservação e promovendo a conscientização da comunidade escolar sobre a importância de proteger nossas fontes naturais de água.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é engajar os alunos na aprendizagem ativa sobre o ambiente natural ao seu redor, especificamente rios e fontes de água locais. Através da pesquisa e observação, eles desenvolverão uma compreensão mais profunda da importância ecológica dessas fontes de água, dos impactos negativos das atividades humanas, e da necessidade urgente de conservação. Além de ganharem conhecimento factual, os alunos também aprimorarão habilidades valiosas de pesquisa, análise crítica, trabalho em equipe e comunicação.

  • Compreender a importância ecológica dos rios e fontes de água locais
  • Identificar os impactos das atividades humanas sobre essas fontes de água ao longo do tempo
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, análise crítica e comunicação através de observações diretas e entrevistas
  • Produzir uma apresentação visual para compartilhar conhecimentos e promover a conscientização ambiental
  • Propor ações práticas para a preservação dos rios e fontes de água

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04GE11: Identificar as características das paisagens naturais e antrópicas (relevo, cobertura vegetal, rios etc.) no ambiente em que vive, bem como a ação humana na conservação ou degradação dessas áreas.

Conteúdo Programático

Este projeto multidisciplinar emprega aspectos da geografia, ciências e estudos sociais para explorar os rios e fontes de água. Através da metodologia ativa de aprendizagem e com a prática de Atividades Mão-na-massa, os estudantes investigam a relevância dessas fontes naturais, seus desafios atuais e históricos, e a influência humana em seu bem-estar. Além disso, propõe uma reflexão sobre ações sustentáveis e a responsabilidade da comunidade escolar na proteção ambiental.

  • Importância ecológica dos rios e fontes de água
  • Impacto das atividades humanas nos ecossistemas aquáticos
  • Práticas de conservação e sustentabilidade
  • Técnicas de pesquisa e coleta de dados
  • Criação de apresentações visuais

Metodologia

Utilizando a metodologia Atividades Mão-na-massa, esta atividade enfatiza a aprendizagem ativa e participativa. Os alunos serão divididos em grupos para facilitar a colaboração e maximizar a troca de ideias durante a fase de pesquisa. Eles serão incentivados a se engajar em pesquisa de campo, quando possível, ou utilizar recursos digitais para explorar a história e importância do rio adotado. A criação de uma apresentação visual permitirá que os alunos sintetizem e compartilhem suas descobertas de forma criativa.

  • Divisão dos alunos em grupos para pesquisa e produção da apresentação
  • Realização de observações diretas e entrevistas com moradores (quando possível)
  • Utilização de recursos online para pesquisa e complementação de dados
  • Produção de maquetes, desenhos ou vídeos como meios de apresentação visual
  • Apresentação dos trabalhos para a classe e discussão sobre propostas de preservação

Aulas e Sequências Didáticas

Este projeto será desenvolvido ao longo de duas aulas, cada uma com duração de 60 minutos. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao projeto, formarão os grupos e iniciarão a fase de pesquisa. Na segunda aula, eles finalizarão suas apresentações e compartilharão suas descobertas com a classe.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e início da fase de pesquisa
  • Aula 2: Finalização das apresentações e compartilhamento com a classe

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na abrangência e profundidade da pesquisa realizada pelos alunos, na qualidade e criatividade da apresentação visual produzida, e na participação ativa de todos os membros do grupo. Será dado um enfoque especial nas propostas apresentadas para a preservação do rio ou fonte de água estudado, avaliando a viabilidade e o impacto potencial dessas ações. Exemplos de critérios de avaliação incluem: clareza e precisão das informações, originalidade e apelo visual da apresentação, contribuição individual e cooperação dentro do grupo.

Materiais e ferramentas:

Para esta atividade, será necessário acesso a recursos online para pesquisa, materiais para a criação das apresentações visuais (papel, canetas, cartolinas, materiais recicláveis para maquetes, etc.), e, se possível, transporte para visitas de campo. Também serão aproveitadas as tecnologias disponíveis na sala de aula, como computadores e projetor, para auxiliar na pesquisa e na apresentação dos projetos.

  • Recursos online e bibliográficos para pesquisa
  • Materiais para criação de maquetes, desenhos ou produção de vídeos
  • Tecnologia disponível em sala de aula (computadores, projetor)
  • Transporte para visitas de campo (quando aplicável)

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