Minha Cidade, Meu Governo

Desenvolvida por: Carla … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia e Cidadania
Temática: Gestão Municipal e Participação Social

Esta atividade pedagógica prática visa introduzir aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental o conceito de gestão municipal através de uma simulação interativa. Os alunos serão divididos em grupos representando diferentes órgãos do poder público municipal, como Prefeitura, Câmara de Vereadores e Conselhos Municipais. Cada grupo deverá investigar, discutir e preparar uma apresentação sobre as funções e papéis do órgão público que representam, proporcionando um entendimento mais profundo sobre como ocorre a gestão de uma cidade. Além disso, cada grupo será incentivado a propor uma iniciativa que gostariam de implementar no município, evidenciando a importância da participação social na administração pública. A atividade promove a compreensão dos alunos sobre os mecanismos de participação social e a influência do governo municipal no cotidiano, preparando-os para serem cidadãos mais ativos e conscientes em suas comunidades.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é familiarizar os alunos com as estruturas e funções do poder público municipal, fomentando a compreensão sobre a importância da participação social no contexto da gestão municipal. Busca-se ainda promover habilidades de pesquisa, comunicação e trabalho em equipe, à medida que os estudantes cooperam entre si para entender o papel dos diversos órgãos e desenvolver propostas de iniciativas para melhorar a cidade. Esta abordagem visa não só transmitir conhecimentos teóricos sobre o sistema de governo municipal, mas também estimular a reflexão crítica e o engajamento cívico dos alunos desde cedo.

  • Compreender as funções dos órgãos do poder público municipal.
  • Reconhecer a importância da participação social na gestão municipal.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa, comunicação e trabalho em equipe.
  • Fomentar a cidadania ativa e a responsabilidade social.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04GE03: Distinguir funções e papéis dos órgãos do poder público municipal e canais de participação social na gestão do Município, incluindo a Câmara de Vereadores e Conselhos Municipais.
  • EF04GE05: Distinguir unidades político-administrativas oficiais nacionais (Distrito, Município, Unidade da Federação e grande região), suas fronteiras e sua hierarquia, localizando seus lugares de vivência.
  • EF04GE07: Comparar as características do trabalho no campo e na cidade.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático inclui estudo das funções e estruturas do poder público municipal, a importância dos diferentes órgãos na gestão da cidade, e como a participação dos cidadãos pode influenciar nas decisões municipais. Através da metodologia ativa, os alunos irão explorar esses temas de forma prática e interativa, o que auxilia na retenção do conhecimento e no desenvolvimento de uma visão crítica sobre o tema.

  • Estrutura e funções do poder público municipal
  • Papel da Prefeitura, Câmara de Vereadores e Conselhos Municipais
  • Importância da participação social na gestão municipal
  • Desenvolvimento de uma iniciativa municipal

Metodologia

A metodologia ativa será aplicada nesta atividade por meio de uma simulação interativa. Alunos serão divididos em grupos representando diferentes órgãos municipais, incentivando a pesquisa, discussão e colaboração. Cada grupo planejará e apresentará sua parte, promovendo um ambiente dinâmico e participativo. Essa abordagem é fundamental para envolver os alunos de maneira mais significativa com o conteúdo, estimulando o pensamento crítico e a aprendizagem ativa.

  • Divisão dos alunos em grupos representativos de órgãos municipais
  • Pesquisa e preparação de apresentações sobre os órgãos e suas funções
  • Desenvolvimento de uma proposta de iniciativa para melhorar a cidade
  • Apresentação das propostas para a turma

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá uma duração total de 3 horas, divididas em 3 aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, os grupos serão formados e iniciarão a pesquisa sobre seus respectivos órgãos municipais. A segunda aula será dedicada ao desenvolvimento das propostas de iniciativa. Na terceira aula, ocorrerão as apresentações dos grupos.

  • Aula 1: Formação dos grupos e início da pesquisa.
  • Aula 2: Desenvolvimento das propostas de iniciativa.
  • Aula 3: Apresentação das propostas pelos grupos.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação individual durante as discussões em grupo, na qualidade da pesquisa apresentada, na criatividade e viabilidade das iniciativas propostas e na eficácia da comunicação durante a apresentação. Será utilizada uma rubrica de avaliação para quantificar estes aspectos, promovendo uma avaliação justa e objetiva. Feedback construtivo será dado para cada grupo, visando o desenvolvimento contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como acesso à internet para pesquisa, materiais para a confecção de cartazes ou apresentações digitais, e um espaço adequado para as apresentações. A utilização destes recursos será crucial para o bom desenvolvimento do projeto, proporcionando aos alunos as ferramentas necessárias para explorar o conteúdo de forma criativa e engajada.

  • Acesso à internet para pesquisa
  • Materiais para confecção de cartazes
  • Computadores para apresentações digitais
  • Espaço adequado para apresentações

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