Viagem Cultural na Roda Viva

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Diversidade Cultural e Identidade

A atividade 'Viagem Cultural na Roda Viva' tem como principal propósito promover um enriquecedor debate sobre culturas distintas que estão presentes nas histórias familiares dos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Cada estudante terá a oportunidade de escolher elementos culturais significativos de sua família, que podem incluir comidas típicas, danças, ou festas, e compartilhar com a turma. Esta troca de experiências visa promover o respeito e a valorização das diferenças, mostrando como a diversidade cultural contribui para a formação e a riqueza da identidade brasileira. Trata-se de um espaço para sensibilização que destaca a importância da diversidade e sua contribuição singular à cultura local e nacional.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão mais profunda das diferentes culturas que compõem sua história familiar e a da sociedade brasileira como um todo. Através de pesquisa e partilha de elementos culturais, os estudantes desenvolvem habilidades de comunicação, respeito mútuo e valorização da diversidade cultural, compreendendo a importância histórica e cultural dos processos migratórios e suas contribuições na sociedade.

  • Proporcionar o reconhecimento e a valorização de elementos culturais familiares.
  • Desenvolver habilidades de comunicação e expressão oral.
  • Promover o respeito e a valorização da diversidade cultural.
  • Compreender a contribuição das diversas culturas para a formação da identidade brasileira.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF04GE01: Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas etc.), valorizando o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura local, regional e brasileira.
  • EF04GE02: Descrever processos migratórios e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira.
  • EF04GE03: Distinguir funções e papéis dos órgãos do poder público municipal e canais de participação social na gestão do Município, incluindo a Câmara de Vereadores e Conselhos Municipais.

Conteúdo Programático

No decorrer da atividade, os alunos serão expostos a uma série de conteúdos programáticos que os ajudarão a explorar e refletir sobre a diversidade cultural presente em suas vidas e no Brasil. Estimular a pesquisa sobre histórias pessoais e familiares permite aos alunos conectar conhecimentos prévios com novos aprendizados, criando um ambiente colaborativo onde cada contribuição enriquece o entendimento coletivo.

  • Histórias e elementos culturais de diferentes origens.
  • Processos migratórios e suas influências culturais.
  • Valorização de tradições familiares e comunitárias.
  • Diversidade étnica e cultural brasileira.

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade é centrada na participação ativa dos estudantes, com enfoque em abordagens interativas que incentivam a expressão e a troca cultural. A Roda de Debate é uma estratégia didática que possibilita o aprendizado através do compartilhamento aberto de ideias e experiências. Além de fomentarem habilidades de comunicação, estas práticas também melhoram a empatia e o respeito entre os alunos.

  • Discussão em grupo.
  • Apresentações individuais.
  • Troca de experiências culturais.
  • Pesquisa e seleção de elementos culturais.

Aulas e Sequências Didáticas

A prática didática será desenvolvida em uma aula de 50 minutos, o que equivale a 1.2 horas/aula. Durante esse tempo, será possível explorar os diversos tópicos da atividade e garantir a participação de todos os estudantes. A aula segue o cronograma estruturado, oferecendo espaço para apresentações individuais, discussões em grupo e fechamento com a síntese dos aprendizados.

  • Introdução e estabelecimento do propósito da atividade (5 minutos).
  • Apresentações individuais dos elementos culturais escolhidos pelos alunos (25 minutos).
  • Roda de Debate sobre as apresentações e troca de ideias (15 minutos).
  • Fechamento e reflexão sobre a importância da diversidade cultural (5 minutos).

Avaliação

A avaliação dos alunos será processual e qualitativa, observando-se a participação e o envolvimento durante as atividades propostas. O professor deverá atentar para a habilidade dos alunos em selecionar e apresentar elementos culturais de suas histórias familiares e relacioná-los à formação da identidade brasileira. Exemplos de critérios avaliativos incluem: clareza e coerência na apresentação, respeito e consideração pelas apresentações dos colegas, e a capacidade de reflexão sobre as contribuições culturais. Feedbacks individuais serão fornecidos, reforçando os pontos positivos e oferecendo orientações para aperfeiçoamento.

Materiais e ferramentas:

Para o sucesso da atividade, serão necessários alguns recursos didáticos que ajudarão a facilitar o aprendizado e a interação entre alunos. A variedade de materiais disponíveis permite que os alunos acessem diferentes formas de expressão e representação cultural, promovendo um ambiente rico para trocas de experiências e aprendizado colaborativo.

  • Computador e projetor para exibir imagens ou vídeos culturais.
  • Cartazes e materiais de papelaria para criação de apresentações visuais.
  • Roteiro orientativo para as apresentações dos alunos.
  • Espaço adequado para a disposição em círculo, favorecendo a Roda de Debate.

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