Viagem virtual pelos produtos do nosso dia a dia

Desenvolvida por: Prisci… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia e História
Temática: Consciência ambiental e consumo consciente

Nesta atividade investigativa e reflexiva, os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental iniciarão uma jornada de descobertas sobre a origem dos produtos que usam diariamente. Cada estudante deve trazer de casa imagens de produtos de uso cotidiano, coletadas de anúncios de jornais, revistas ou impressas da internet, indicando a sua origem. Em sala de aula, seremos conduzidos por rodas de debate com o objetivo de investigar as diversas jornadas que esses produtos percorrem até chegar às nossas mãos. Serão abordados aspectos importantes como os processos de exportação e importação, os diferentes meios de transporte utilizados na circulação desses produtos e o impacto ambiental desses percursos. O intuito é despertar nos alunos uma conscientização sobre a complexidade da cadeia de produção global e a importância do consumo consciente, promovendo uma reflexão profunda sobre nossas escolhas e seu impacto no mundo ao nosso redor. Esta atividade irá engajar os alunos em uma aprendizagem significativa e crítica, tornando-os mais conscientes dos processos globais e da sua responsabilidade enquanto consumidores.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é promover nos alunos do 4º ano a compreensão sobre a complexidade da cadeia de produção e circulação dos produtos que fazem parte do seu dia a dia. Por meio da metodologia ativa de rodas de debate, espera-se que os alunos desenvolvam um entendimento claro sobre os processos de exportação e importação, bem como os meios de transporte envolvidos e o impacto ambiental associado a esses processos. Além disso, busca-se fomentar o pensamento crítico e a conscientização a respeito do consumo consciente, ressaltando a importância de fazer escolhas sustentáveis que contribuam para a preservação do meio ambiente. Ao final da atividade, os alunos deverão ser capazes de analisar e refletir sobre suas próprias práticas de consumo e reconhecer o papel que desempenham no sistema global de produção e circulação de produtos.

  • Compreender a complexidade da cadeia de produção e circulação de produtos.
  • Entender os processos de exportação e importação e os meios de transporte utilizados.
  • Identificar o impacto ambiental associado à produção e circulação global de produtos.
  • Desenvolver habilidades de pensamento crítico sobre o consumo consciente.
  • Reconhecer a importância de escolhas sustentáveis na preservação do meio ambiente.

Conteúdo Programático

Este plano de atividade aborda conceitos fundamentais para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis, como a cadeia de produção global, o processo de exportação e importação, e o impacto ambiental desses processos. Os alunos vão explorar as várias etapas pelas quais um produto passa antes de chegar ao consumidor final, incluindo os meios de transporte envolvidos e as consequências para o meio ambiente. Destaca-se neste processo a importância do consumo consciente e as escolhas sustentáveis como ferramentas de mudança. O conteúdo programático foi cuidadosamente escolhido para fornecer uma visão holística e integrada desses conceitos, incentivando o pensamento crítico e a ação responsável entre os alunos.

  • Cadeia de produção e circulação de produtos
  • Processos de exportação e importação
  • Meios de transporte na economia global
  • Impacto ambiental da produção e circulação de produtos
  • Consumo consciente e escolhas sustentáveis

Metodologia

A atividade será desenvolvida por meio da metodologia ativa Roda de Debate, capacitando os alunos a se envolverem ativamente na aprendizagem através da participação direta. Esta abordagem pretende incentivar a discussão colaborativa entre os estudantes, facilitada pelo professor, sobre as temáticas propostas. O professor irá organizar os alunos em grupos pequenos para discussão dos temas em rodadas, onde cada grupo terá a chance de apresentar as imagens dos produtos pesquisados, discutir as diferentes etapas da cadeia de produção e circulação desses produtos, e o impacto ambiental relacionado. Este método propicia uma aprendizagem baseada em experiências reais e fomenta o pensamento crítico e reflexivo, essencial para a conscientização sobre consumo consciente.

  • Investigação domiciliar e coleta de imagens
  • Formação de rodas de debate
  • Discussão e apresentação das etapas da cadeia de produção de cada produto
  • Análise do impacto ambiental
  • Reflexão sobre consumo consciente

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total desta atividade é de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a apresentação do projeto e formação das rodas de debates, introdução dos conceitos e discussão inicial com base nas imagens trazidas pelos alunos. Na segunda aula, os grupos realizarão apresentações mais aprofundadas de suas pesquisas, seguidas de uma discussão guiada pelo professor sobre as descobertas, com enfoque nos impactos ambientais e na conscientização sobre o consumo sustentável.

  • Aula 1: Apresentação da atividade, introdução dos conceitos e formação das rodas de debate.
  • Aula 2: Apresentações dos grupos, discussão guiada sobre impacto ambiental e consumo consciente.

Avaliação

A avaliação da atividade será realizada considerando a participação ativa nas rodas de debate, a qualidade das pesquisas apresentadas e a reflexão sobre os temas abordados. Será dada especial atenção à capacidade dos alunos de identificar e articular os processos de produção e circulação dos produtos, bem como o impacto ambiental desses processos. Além disso, será avaliada a habilidade dos alunos de relacionar esses conhecimentos com o conceito de consumo consciente. Feedback construtivo será fornecido por meio de comentários pessoais, visando fomentar o desenvolvimento contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários diversos recursos, como acesso a jornais, revistas ou imagens da internet para a investigação inicial feita pelos alunos em casa. Em sala de aula, o uso de quadro branco ou digital para anotações, além de projetor para a apresentação de imagens e conceitos chave, será essencial. Recursos adicionais como vídeos educativos e materiais de apoio sobre cadeias de produção, exportação/importação e sustentabilidade podem enriquecer a discussão. É crucial que os alunos tenham espaço adequado para formar as rodas de debate, garantindo assim uma dinâmica proveitosa e inclusiva para todos.

  • Jornais, revistas e acesso à internet
  • Quadro branco ou digital
  • Projetor e computador
  • Vídeos educativos sobre produção, exportação/importação e sustentabilidade
  • Espaço adaptado para formato de roda de debate

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo