A atividade 'Cidades do Futuro' convida os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental a imaginar e criar, em maquetes, a cidade ideal em que gostariam de viver. Eles deverão levar em consideração aspectos sociais, econômicos e ambientais aprendidos em sala de aula, propondo soluções inovadoras que tornem a vida urbana mais sustentável, igualitária e eficiente. Os estudantes serão estimulados a pensar criticamente sobre os desafios contemporâneos enfrentados pelas cidades e a imaginar soluções práticas para problemas como poluição, desigualdade social, falta de espaços verdes e mobilidade urbana. Esta atividade visa promover a habilidade de trabalhar em equipe, fomentar a criatividade, e instigar os alunos a aplicar os conhecimentos teóricos obtidos nas aulas de geografia para projetar cidades que atendam às necessidades de seus habitantes, ao mesmo tempo em que consideram o impacto no meio ambiente e na sociedade.
Esta atividade tem como objetivos estimular a capacidade de pensamento crítico dos alunos sobre questões urbanas contemporâneas, fomentar a criatividade e habilidades de design urbano, e promover a aplicação de conhecimentos teóricos em projetos práticos. Os estudantes aprenderão sobre a complexidade das cidades e como fatores sociais, econômicos e ambientais interagem para moldar os ambientes urbanos. Além disso, a atividade incentiva a colaboração e comunicação eficaz entre os pares, essencial para o trabalho em equipe.
O conteúdo programático envolverá conceitos chave relacionados às dinâmicas populacionais, diferenças étnico-raciais e socioeconômicas, bem como as formas, funções e os impactos do crescimento urbano. Através desta atividade prática, os alunos aplicarão esse conhecimento ao planejamento e criação de maquetes de cidades ideais, considerando a sustentabilidade e inclusão.
Utilizando a metodologia Atividade Mão-na-massa, os alunos trabalharão em grupos para projetar e construir maquetes de suas cidades ideais. Será dado um enfoque especial à sustentabilidade, inclusão e inovação. Discussões em grupo serão promovidas para fomentar a troca de ideias e soluções inovadoras. A avaliação será contínua, observando o envolvimento dos alunos e a aplicação dos conceitos aprendidos.
A carga horária total da atividade é de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, será realizada a introdução dos conceitos teóricos e início do planejamento das maquetes. Na segunda aula, os alunos finalizarão e apresentarão suas maquetes para a classe.
A avaliação terá como foco o envolvimento dos alunos durante todo o processo de planejamento e construção das maquetes, a criatividade, a inovação nas soluções adotadas para problemas urbanos atuais, e a habilidade de trabalhar em equipe. Os critérios específicos incluirão a aplicação prática dos conceitos geográficos aprendidos em sala de aula, a sustentabilidade das propostas, a inclusão de diferentes setores da sociedade nas maquetes e a apresentação e justificativa do projeto pelos grupos. Será incentivada a autoavaliação e a avaliação entre pares, além da avaliação pelo professor.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais básicos para construção de maquetes, como papelão, papeis coloridos, cola, tesoura, entre outros materiais recicláveis que possam representar diferentes elementos das cidades. Além disso, será necessário acesso a informações e dados atuais sobre cidades e seus desafios, que podem ser obtidos através de livros, artigos e recursos online.
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