Cidades do Futuro

Desenvolvida por: Silvan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Cidades Sustentáveis

A atividade 'Cidades do Futuro' convida os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental a imaginar e criar, em maquetes, a cidade ideal em que gostariam de viver. Eles deverão levar em consideração aspectos sociais, econômicos e ambientais aprendidos em sala de aula, propondo soluções inovadoras que tornem a vida urbana mais sustentável, igualitária e eficiente. Os estudantes serão estimulados a pensar criticamente sobre os desafios contemporâneos enfrentados pelas cidades e a imaginar soluções práticas para problemas como poluição, desigualdade social, falta de espaços verdes e mobilidade urbana. Esta atividade visa promover a habilidade de trabalhar em equipe, fomentar a criatividade, e instigar os alunos a aplicar os conhecimentos teóricos obtidos nas aulas de geografia para projetar cidades que atendam às necessidades de seus habitantes, ao mesmo tempo em que consideram o impacto no meio ambiente e na sociedade.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade tem como objetivos estimular a capacidade de pensamento crítico dos alunos sobre questões urbanas contemporâneas, fomentar a criatividade e habilidades de design urbano, e promover a aplicação de conhecimentos teóricos em projetos práticos. Os estudantes aprenderão sobre a complexidade das cidades e como fatores sociais, econômicos e ambientais interagem para moldar os ambientes urbanos. Além disso, a atividade incentiva a colaboração e comunicação eficaz entre os pares, essencial para o trabalho em equipe.

  • Estimular o pensamento crítico sobre as cidades.
  • Promover a criatividade e inovação.
  • Aplicar conhecimentos teóricos em projetos práticos.
  • Fomentar a habilidade de trabalho em equipe.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05GE01: Descrever e analisar dinâmicas populacionais na Unidade da Federação em que vive, estabelecendo relações entre migrações e condições de infraestrutura.
  • EF05GE02: Identificar diferenças étnico-raciais e étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios.
  • EF05GE03: Identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático envolverá conceitos chave relacionados às dinâmicas populacionais, diferenças étnico-raciais e socioeconômicas, bem como as formas, funções e os impactos do crescimento urbano. Através desta atividade prática, os alunos aplicarão esse conhecimento ao planejamento e criação de maquetes de cidades ideais, considerando a sustentabilidade e inclusão.

  • Dinâmicas populacionais
  • Diferenças étnico-raciais e socioeconômicas
  • Formas e funções das cidades
  • Impactos do crescimento urbano na sociedade e no meio ambiente

Metodologia

Utilizando a metodologia Atividade Mão-na-massa, os alunos trabalharão em grupos para projetar e construir maquetes de suas cidades ideais. Será dado um enfoque especial à sustentabilidade, inclusão e inovação. Discussões em grupo serão promovidas para fomentar a troca de ideias e soluções inovadoras. A avaliação será contínua, observando o envolvimento dos alunos e a aplicação dos conceitos aprendidos.

  • Trabalho em grupo para desenvolvimento de projetos
  • Construção de maquetes com materiais recicláveis
  • Discussões em grupo para troca de ideias
  • Apresentação das maquetes e justificativa das soluções adotadas

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total da atividade é de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, será realizada a introdução dos conceitos teóricos e início do planejamento das maquetes. Na segunda aula, os alunos finalizarão e apresentarão suas maquetes para a classe.

  • Aula 1: Introdução dos conceitos e início do planejamento das maquetes.
  • Aula 2: Finalização e apresentação das maquetes.

Avaliação

A avaliação terá como foco o envolvimento dos alunos durante todo o processo de planejamento e construção das maquetes, a criatividade, a inovação nas soluções adotadas para problemas urbanos atuais, e a habilidade de trabalhar em equipe. Os critérios específicos incluirão a aplicação prática dos conceitos geográficos aprendidos em sala de aula, a sustentabilidade das propostas, a inclusão de diferentes setores da sociedade nas maquetes e a apresentação e justificativa do projeto pelos grupos. Será incentivada a autoavaliação e a avaliação entre pares, além da avaliação pelo professor.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários materiais básicos para construção de maquetes, como papelão, papeis coloridos, cola, tesoura, entre outros materiais recicláveis que possam representar diferentes elementos das cidades. Além disso, será necessário acesso a informações e dados atuais sobre cidades e seus desafios, que podem ser obtidos através de livros, artigos e recursos online.

  • Materiais recicláveis para construção de maquetes
  • Papelão, papeis coloridos, cola, tesoura
  • Acesso a recursos bibliográficos e digitais sobre urbanismo sustentável

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo