Cidades em Transformação: Uma Linha do Tempo

Desenvolvida por: Izael … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Transformações urbanas

Esta atividade pedagógica propõe uma imersão na história e desenvolvimento de cidades brasileiras através da construção de linhas do tempo. Os alunos são divididos em grupos e a cada um é designada uma cidade brasileira. O desafio é pesquisar e comparar imagens históricas, atuais e de satélite para analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais. Este projeto utiliza a Aprendizagem Baseada em Projetos, onde os estudantes são agentes ativos na construção do conhecimento, explorando temas interdisciplinares que abrangem a história, geografia e ciências ambientais. Eles aprenderão a reconhecer as características e funções das cidades, entender as transformações urbanas ao longo do tempo, e como a urbanização afeta a relação entre cidades e o campo. A atividade culmina na criação de painéis informativos que serão apresentados em uma feira cultural na escola, promovendo a partilha do aprendizado com a comunidade escolar.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo desta atividade é desenvolver nos alunos a capacidade de investigar e compreender as transformações nas cidades brasileiras ao longo do tempo, analisando aspectos sociais, econômicos e ambientais. Os estudantes aprenderão a importância das cidades no desenvolvimento humano, territorial e a interdependência entre áreas urbanas e rurais. Através da pesquisa ativa, eles desenvolverão habilidades analíticas e críticas, além de aprimorar a capacidade de trabalho em equipe e comunicação ao compartilhar suas descobertas.

  • Compreender as transformações urbana
  • Analisar imagens históricas e atuais
  • Desenvolver habilidades analíticas e críticas

Habilidades Específicas BNCC

  • code": EF05GE03
  • description": "Identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento." }, { "code": EF05GE04
  • description": "Reconhecer as características da cidade e analisar as interações entre a cidade e o campo e entre cidades na rede urbana." }, { "code": EF05GE08
  • description": Analisar transformações de paisagens nas cidades, comparando sequência de fotografias, fotografias aéreas e imagens de satélite de épocas diferentes.

Conteúdo Programático

O conteúdo abordado englobará a história da urbanização brasileira, características e funcionalidades das cidades, e a influência da urbanização na configuração dos espaços urbanos e rurais. Serão exploradas as transformações paisagísticas e socioeconômicas das cidades, valorizando o uso de diferentes tipos de imagens como ferramenta de análise histórica e geográfica.

  • História da Urbanização Brasileira
  • Características e Funções das Cidades
  • Transformações Paisagísticas e Socioeconômicas

Metodologia

Para a execução desta atividade, será empregada a Aprendizagem Baseada em Projetos, incentivando os alunos a explorarem de maneira ativa e cooperativa os conteúdos propostos. Serão utilizadas técnicas da Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos para motivar e engajar os estudantes, promovendo a pesquisa, a análise crítica de fontes variadas de informação e a criatividade na apresentação de seus resultados.

  • Aprendizagem Baseada em Projetos
  • Sala de Aula Invertida
  • Aprendizagem Baseada em Jogos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida ao longo de duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução ao projeto e início das pesquisas. A segunda aula será dedicada à finalização dos painéis e preparação para a exposição na feira cultural.

  • Aula 1: Introdução e início da pesquisa
  • Aula 2: Finalização dos painéis e preparação para a exposição

Avaliação

A avaliação se dará através da análise dos painéis produzidos pelos alunos, considerando a profundidade da pesquisa realizada, o uso crítico das fontes de informação, a criatividade na apresentação dos resultados, e a capacidade de trabalho em equipe. Além disso, será valorizada a participação ativa dos alunos durante todo o processo de produção dos painéis e na apresentação durante a feira cultural. A clareza na comunicação das descobertas e a interação com o público durante a exposição também serão critérios de avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários acesso à internet para pesquisas, materiais para confecção dos painéis (papel grande, canetas, cola, tesoura), projeção de imagens para inspiração e análise, além de câmera ou celular para registro fotográfico das etapas do projeto.

  • Acesso à Internet
  • Material para confecção dos painéis
  • Projeção de imagens
  • Câmera ou celular para registro fotográfico

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