O Debate da Comunidade é uma atividade planejada para envolver os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental na análise crítica e no desenvolvimento de soluções para problemas ligados à qualidade de vida em sua comunidade escolar ou bairro. Essa atividade pretende aproximar os estudantes dos conceitos de cidadania, participação social, e da estrutura do poder público brasileiro, como prefeituras, governos estaduais e órgãos federais, além de grupos da sociedade civil. Os alunos serão divididos em grupos que representarão diferentes órgãos do poder público e grupos da sociedade civil. Eles terão o desafio de identificar problemas reais em áreas como meio ambiente, mobilidade, moradia e direito à cidade, e elaborar propostas de melhoria. Posteriormente, apresentarão suas propostas para a turma, discutindo a viabilidade, os impactos e as possíveis formas de implementação. Essa dinâmica visa promover habilidades de argumentação, negociação, além de enfatizar a importância da participação coletiva na resolução de problemas comunitários.
Esta atividade tem como principais objetivos incentivar a conscientização sobre a realidade social e ambiental da comunidade escolar ou do bairro, estimular a pesquisa e o pensamento crítico sobre o papel das diferentes instâncias do poder público e da sociedade civil na solução de problemas comunitários, além de desenvolver habilidades de argumentação e negociação. Pretende-se também que os alunos reconheçam a importância do diálogo e da participação coletiva na busca por melhorias para a comunidade, fomentando a cidadania e o engajamento social.
O conteúdo programático abordará a estrutura do poder público brasileiro, detalhando as esferas municipal, estadual e federal, e a importância dos grupos da sociedade civil na governança. Discussões sobre meio ambiente, mobilidade urbana, moradia e direito à cidade serão integradas para proporcionar uma compreensão holística sobre as complexidades e desafios da vida comunitária. Adicionalmente, o desenvolvimento de habilidades sociais, como argumentação e negociação, será enfocado, a fim de preparar os alunos para participações cidadãs efetivas.
Utilizando a metodologia ativa, a atividade será centrada na participação ativa dos estudantes, promovendo a aprendizagem por meio da experiência direta com o tema. Os alunos, organizados em grupos, assumirão papéis específicos e realizarão pesquisas para fundamentar suas propostas, aplicando conhecimentos adquiridos em sala de aula. Serão proporcionadas discussões orientadas e debates, fomentando a colaboração entre os grupos, tanto na fase de pesquisa quanto na de apresentação e discussão das propostas, incentivando a interação e o pensamento crítico.
A atividade será dividida em quatro aulas de 60 minutos. Na primeira aula, haverá a introdução ao tema e a divisão dos grupos. Nas duas aulas seguintes, os alunos se dedicarão à pesquisa e à elaboração de suas propostas. Na última aula, os grupos apresentarão suas propostas e será realizado um debate coletivo para discutir a viabilidade e os impactos das soluções propostas.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante todas as etapas da atividade, na qualidade e relevância das propostas elaboradas, e na capacidade de argumentação e defesa de suas ideias durante o debate. Critérios como trabalho em equipe, pesquisa e uso adequado das referências, coerência e viabilidade das propostas também serão considerados. A participação no debate, demonstrando entendimento do tema e respeito pelas ideias alheias, será igualmente valorizada.
Para o desenvolvimento da atividade, serão necessários acesso à internet, computadores ou tablets para as pesquisas, materiais para escrita, como papel e canetas, e um projetor para as apresentações. Recursos adicionais incluem artigos, vídeos e documentários sobre os temas abordados, assim como guias e materiais educativos sobre cidadania, poder público e participação social.
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