Nesta atividade, empregando a metodologia da Sala de Aula Invertida, os alunos terão a oportunidade de investigar as transformações urbanas por meio da análise de sequências fotografias, imagens de satélite e fotografias aéreas de diferentes épocas de uma mesma área urbana. Antes da aula presencial, os estudantes receberão um pacote de imagens e instruções sobre como observar as mudanças nas paisagens. Durante o encontro em sala, eles serão divididos em grupos para discutir suas observações, formulando hipóteses sobre as causas dessas transformações. Cada grupo terá a chance de apresentar suas descobertas e conjecturas, promovendo uma rica troca de conhecimentos. Esta atividade visa estimular a análise crítica, a investigação científica e o entendimento das dinâmicas urbanas que moldam as cidades ao longo do tempo.
Os objetivos desta atividade incluem o desenvolvimento da capacidade dos alunos de observar detalhadamente e analisar criticamente as transformações das paisagens urbanas. Eles aprenderão a identificar as variadas causas socioeconômicas e ambientais que impulsionam a evolução das cidades. Além disso, esta atividade visa promover habilidades de trabalho em equipe, comunicação eficaz, e a capacidade de formular e testar hipóteses baseadas em evidências visuais.
Este plano de aula aborda temas fundamentais da geografia urbana, como o crescimento das cidades e as mudanças nas paisagens ao longo do tempo. Os alunos irão investigar como as interações humanas, avanços tecnológicos e políticas de desenvolvimento influenciam a morfologia urbana. Eles desenvolverão um entendimento profundo das causas e consequências das transformações urbanísticas, contribuindo para sua formação cidadã.
A atividade será conduzida por meio de uma abordagem ativa, incentivando a participação direta dos estudantes na construção do conhecimento. Inicialmente, a metodologia da Sala de Aula Invertida permitirá que os alunos se engajem na investigação prévia das transformações urbanas. Durante a aula, a técnica Mão-na-massa promoverá a análise das imagens em grupo, enquanto a Roda de Debate facilitará a troca de ideias e hipóteses. Este conjunto de estratégias promove um ambiente de aprendizagem colaborativo e dinâmico.
A atividade terá uma duração total de 2 horas, divididas em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, focaremos na observação e discussão em grupos das imagens recebidas, e na segunda aula, os alunos apresentarão suas descobertas e debaterão sobre as possíveis causas e consequências das transformações urbanas observadas.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante as discussões em grupo e na qualidade das hipóteses formuladas em relação às transformações urbanas. Além disso, será considerada a habilidade de trabalhar colaborativamente e como as ideias foram comunicadas durante as apresentações. Exemplos específicos das discussões e conclusões de cada grupo serão utilizados como evidências para a avaliação.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais como fotografias, imagens de satélite e fotografias aéreas de diferentes épocas, além de um espaço adequado para a discussão em grupos e apresentações. Recursos digitais como projetores e acesso à internet também podem enriquecer a experiência, permitindo a exploração de mais imagens e informações relevantes.
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