Detetives do Tempo

Desenvolvida por: Rosild… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Transformações Urbanas

A atividade 'Detetives do Tempo' visa engajar alunos do 5º ano do Ensino Fundamental no estudo das transformações urbanas por meio da análise de imagens aéreas e fotografias de diferentes épocas de uma mesma área urbana. Iniciaremos com uma fase de pesquisa caseira, onde os estudantes terão a tarefa de observar as mudanças visualizadas nas fotos e imagens aéreas disponibilizadas em uma plataforma digital. Estes registros incluirão mudanças como construção de prédios, expansão de áreas verdes e modificação de vias. Posteriormente, em sala de aula, os alunos serão organizados em grupos para discutir suas observações, construir uma linha do tempo visual, e apresentar suas descobertas, promovendo um debate sobre as possíveis causas e os impactos dessas transformações no espaço urbano. Esta abordagem de Sala de Aula Invertida incentiva a autonomia do aluno na aprendizagem e favorece a colaboração e o pensamento crítico.

Objetivos de Aprendizagem

Por meio da atividade 'Detetives do Tempo', pretende-se desenvolver habilidades analíticas e críticas dos alunos em relação às modificações urbanas observadas ao longo do tempo. Esta tarefa multidisciplinar, ancorada nos princípios da Sala de Aula Invertida, tem o objetivo de fomentar no aluno o interesse pelo estudo do desenvolvimento das cidades, a capacidade de trabalhar em equipe, a habilidade de conduzir uma investigação autônoma e a competência para apresentar conclusões de maneira clara e estruturada. Tais habilidades são fundamentais não apenas para o entendimento da matéria de Geografia, mas também para a formação de cidadãos conscientes e participativos na sociedade.

  • Compreender as transformações urbanas por meio da análise de imagens históricas e atuais.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica.
  • Fomentar a capacidade de trabalho em equipe e apresentação.
  • Estimular a autonomia do aluno na aprendizagem.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrangerá o estudo das transformações urbanas, identificando os principais fatores que contribuem para a modificação das paisagens urbanas, como o desenvolvimento tecnológico, o crescimento populacional e as políticas públicas. A análise de diferentes períodos históricos permitirá aos estudantes perceber como as cidades se adaptam e se transformam em resposta a essas variáveis. Este programa cuidadosamente estruturado proporcionará aos alunos um entendimento aprofundado do conceito de mudança urbana, equilibrando o aspecto teórico com a aplicação prática por meio da análise de imagens.

  • Conceito de paisagem urbana.
  • Fatores de transformação urbana: tecnologia, políticas públicas e crescimento populacional.
  • Análise de imagens para estudo das transformações urbanas.
  • Elaboração de linha do tempo visual.

Metodologia

Esta atividade adota a metodologia ativa Sala de Aula Invertida, na qual os alunos assumem protagonismo no aprendizado, iniciando o estudo em casa e trazendo suas descobertas para discussão em sala. A fase de pesquisa domiciliar e a subsequente elaboração de linhas do tempo visuais em grupos fomentam o pensamento crítico e a habilidade de síntese. Em sala, a discussão guiada pelo professor e as apresentações dos grupos ampliam a compreensão coletiva sobre as transformações urbanas, incentivando o debate e a troca de ideias entre os alunos.

  • Pesquisa domiciliar sobre transformações urbanas.
  • Discussão em grupos sobre as descobertas e elaboração de linha do tempo.
  • Apresentação e debate das linhas do tempo pela turma.
  • Utilização da Sala de Aula Invertida para fomentar a autonomia e o pensamento crítico.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em 2 aulas de 30 minutos cada. Na primeira aula, os alunos trarão suas pesquisas e se organizarão em grupos para discutir suas observações e começar a elaborar as linhas do tempo. Na segunda aula, os grupos finalizarão e apresentarão suas linhas do tempo para a turma, seguida de um debate sobre as descobertas.

  • Aula 1: Discussão em grupos das pesquisas e início da elaboração das linhas do tempo.
  • Aula 2: Finalização e apresentação das linhas do tempo; Debate sobre as transformações observadas.

Avaliação

A avaliação da atividade 'Detetives do Tempo' será baseada em critérios como a profundidade e precisão das análises feitas pelos alunos durante a pesquisa, a contribuição individual para o trabalho em grupo, a clareza e criatividade na elaboração da linha do tempo, bem como a habilidade de apresentar e discutir suas descobertas. Serão avaliadas tanto as competências individuais de pesquisa e análise crítica quanto as habilidades colaborativas desenvolvidas durante a atividade. Os alunos serão encorajados a refletir sobre seu processo de aprendizado, destacando sua compreensão das transformações urbanas analisadas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem acesso a uma plataforma digital onde o professor disponibilizará as imagens aéreas e fotografias de diferentes épocas, materiais para anotações individuais, recursos para a elaboração de linhas do tempo (papel, canetas, marcadores, tesoura, cola) e dispositivos para apresentação em sala (como projetor ou tela). Estes materiais permitirão aos alunos realizar uma análise profunda e criativa, além de facilitar a apresentação e discussão dos resultados encontrados.

  • Plataforma digital com imagens aéreas e fotografias de diferentes épocas.
  • Materiais para anotações e elaboração da linha do tempo (papel, canetas, marcadores, tesoura, cola).
  • Dispositivos para apresentação das linhas do tempo na sala de aula.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo