A atividade 'Diário das Diferças' consiste em envolver os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental no processo de observação e registro das diversidades étnico-raciais e culturais que se manifestam no cotidiano. Durante uma semana, os estudantes serão instigados a anotar em um diário pessoal todas as observações que realizarem sobre as diferenças culturais e étnico-raciais, seja na escola, no bairro, em programas de televisão ou em qualquer outra experiência cotidiana. Eles deverão registrar não apenas o que observam, mas também suas reflexões e sentimentos a respeito dessas observações. Ao término da semana, os diários serão reunidos em grupos pequenos, onde os alunos compartilharão suas percepções, promovendo um diálogo rico em diversidade de pontos de vista. Essa atividade tem como objetivo principal incentivar o respeito às diferenças, estimulando um olhar atento e crítico sobre as desigualdades sociais e culturais, além de promover a valorização da diversidade como elemento enriquecedor das relações sociais.
Ao final da atividade, espera-se que os alunos desenvolvam uma maior conscientização sobre a importância da diversidade étnica, cultural e racial, assim como um respeito profundo pelas diferenças. Almeja-se também que aprendam a identificar e refletir sobre desigualdades sociais nas variadas formas que se apresentam em seu dia a dia, fomentando a empatia e o dialogo como ferramentas essenciais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Essa atividade busca, sobretudo, capacitar os estudantes para que se tornem agentes de mudança em suas comunidades, valorizando a pluralidade cultural e combatendo preconceitos.
O conteúdo programático da atividade 'Diário das Diferenças' abrange tópicos essenciais relacionados à diversidade étnico-racial e cultural, incluindo a observação e reconhecimento das várias expressões de identidade cultural e as desigualdades sociais manifestas na sociedade. Os alunos serão conduzidos a explorar essas temáticas de maneira introspectiva e reflexiva, utilizando o diário como ferramenta de registro e reflexão. Através da análise e compartilhamento das experiências registradas, o conteúdo busca instigar o pensamento crítico e promover uma ampla compreensão sobre as riquezas das diferenças culturais e a importância de combatê-las desigualdades.
A metodologia ativa escolhida para esta atividade, Aprendizagem Baseada em Jogos, será adaptada para o contexto do 'Diário das Diferenças'. Utilizaremos atividades lúdicas e interativas para estimular os alunos a pensar sobre diversidade e respeito às diferenças. Essas atividades incluirão jogos de role-play onde os alunos assumirão diferentes identidades, jogos de tabuleiro que abordem o tema da diversidade, e desafios em grupo que promovam a inclusão. Essa abordagem lúdica permite que os alunos vivenciem e reflitam sobre as questões de diversidade de maneira envolvente e significativa.
A atividade será dividida em uma semana de registro no diário seguida de uma sessão de compartilhamento em sala. Os alunos serão orientados sobre como realizar os registros durante a semana inicial e, na semana seguinte, terão uma aula de 60 minutos para compartilhar e discutir suas observações em grupos.
A avaliação da atividade 'Diário das Diferenças' será fundamentada na participação ativa dos alunos durante todo o processo, desde a realização dos registros diários até a participação nas discussões em grupo. Serão considerados critérios como a profundidade e reflexão nas anotações do diário, a capacidade de compartilhar e discutir respeitosamente as observações com os colegas, e o envolvimento nas atividades lúdicas propostas. Cada aluno receberá um feedback construtivo que enfatize seus pontos fortes na atividade e áreas para desenvolvimento. Além disso, exemplos de anotações exemplares e participações significativas serão compartilhados (mantendo o anonimato) como forma de incentivar o reconhecimento da diversidade e promoção da igualdade.
Para a realização da atividade 'Diário das Diferenças', serão necessários diários ou cadernos pessoais para cada aluno, assim como canetas ou lápis. Para as atividades lúdicas, serão providenciados jogos de tabuleiro temáticos, material para criação de role-plays, e desafios em grupo. Materiais adicionais de apoio, como vídeos, artigos e livros sobre diversidade étnico-racial e cultural, também serão disponibilizados para enriquecer as discussões e reflexões.
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