Eco-Soluções: Criando um Projeto Verde

Desenvolvida por: Levi B… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia e Ciências
Temática: Problemas ambientais locais e soluções sustentáveis

Nesta atividade interativa, denominada 'Eco-Soluções: Criando um Projeto Verde', os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental serão introduzidos aos problemas ambientais localmente identificados em sua comunidade, especialmente no território sudeste paraense. Através de uma abordagem participativa, eles serão motivados a trabalhar em grupo para desenvolver soluções criativas, viáveis e sustentáveis para pelo menos um desses problemas, utilizando-se de tecnologias verdes e inovações sustentáveis. Os projetos produzidos pelos alunos poderão ser representados em diversas formas: desenhos em cartolinas, modelos em programas de computador, ou até mesmo como protótipos simples. Ao finalizar a atividade, os grupos terão a oportunidade de apresentar suas soluções à turma, que participará ativamente na escolha das propostas mais criativas e implementáveis através de votação. Esta atividade não só favorece o engajamento dos alunos com as questões ambientais locais, mas também estimula o pensamento crítico, a criatividade, a pesquisa e a colaboração, ao passo que se alinha com as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), promovendo uma aprendizagem significativa e orientada para ações práticas de sustentabilidade.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é facilitar o entendimento dos alunos sobre os problemas ambientais locais e incentivá-los a pensar em soluções sustentáveis e tecnologicamente inovadoras, que possam ser aplicadas no contexto da sua própria comunidade. Ao mesmo tempo, busca-se desenvolver habilidades como trabalho em equipe, pensamento crítico, capacidade analítica e criatividade. E ainda, pretende-se que os alunos se apropriem do conhecimento acerca das ferramentas de participação social e do papel dos órgãos públicos em questões relativas ao meio ambiente, urbanização e qualidade de vida, tornando-os mais conscientes e ativos enquanto cidadãos.

  • Compreender os principais problemas ambientais do território sudeste paraense.
  • Desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis para problemas ambientais identificados.
  • Aplicar o conhecimento de tecnologias verdes na criação de projetos.
  • Promover habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e apresentação.
  • Estimular a consciência ambiental e a participação cidadã.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange desde a identificação e descrição de problemas ambientais locais, como lixões, poluição e destruição do patrimônio, até a elaboração de soluções sustentáveis com base em tecnologias verdes. Também inclui o estudo das funções dos órgãos públicos e canais de participação social na busca por melhorias da qualidade de vida relacionadas ao meio ambiente e urbanização. A metodologia ativa será empregada para engajar os alunos na aprendizagem e na aplicação prática do conhecimento adquirido.

  • Problemas ambientais locais e globais
  • Tecnologias verdes e sustentabilidade
  • Órgãos públicos e participação social
  • Criação e desenvolvimento de projetos
  • Apresentação de projetos e feedback

Metodologia

Utilizando a metodologia ativa de aprendizagem, esta atividade fomentará a participação direta dos alunos na resolução de desafios reais, incentivando a pesquisa, o pensamento crítico, e a criatividade. Os alunos serão divididos em grupos para discussões, brainstormings e a elaboração dos projetos, permitindo que a teoria aprendida seja aplicada na prática. O uso de diferentes recursos tecnológicos e materiais recicláveis para a criação de protótipos e soluções inovadoras dará aos estudantes a liberdade de explorar suas ideias enquanto aprendem a importância da sustentabilidade.

  • Pesquisa sobre problemas ambientais locais
  • Brainstorming em grupo para geração de ideias
  • Desenvolvimento de projetos usando tecnologias verdes
  • Construção de protótipos com materiais recicláveis
  • Apresentação dos projetos e votação

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em três sessões de 60 minutos, totalizando 3 horas. Inicialmente, focaremos na identificação e discussão dos problemas ambientais locais. Em seguida, os alunos trabalharão na elaboração de suas soluções e projetos. A última sessão será dedicada às apresentações dos grupos e à votação dos projetos.

  • Aula 1: Identificação e discussão dos problemas ambientais locais.
  • Aula 2: Elaboração das soluções e desenvolvimento dos projetos.
  • Aula 3: Apresentação dos projetos e votação.

Avaliação

A avaliação considerará a criatividade, viabilidade, impacto socioambiental e apresentação dos projetos. Será utilizada uma rubrica de avaliação, que pontuará cada um desses aspectos para determinar as notas finais. Além disso, o processo de votação dos projetos pela turma também contará como critério de avaliação, promovendo o engajamento e valorizando a opinião dos alunos. Relatórios de pesquisa e documentação do processo de desenvolvimento do projeto também serão avaliados para compreender o esforço e a profundidade da pesquisa realizada.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão utilizados recursos diversos como cartolinas, materiais recicláveis, acesso a computadores com internet para pesquisa, e possivelmente softwares de modelagem para projetos digitais. Tais recursos são fundamentais para apoiar os alunos na exploração de suas ideias e na materialização de suas soluções, favorecendo uma experiência de aprendizagem rica e diversificada.

  • Cartolinas e materiais para desenho
  • Materiais recicláveis para construção de protótipos
  • Computadores com acesso à internet
  • Softwares de modelagem (opcional)
  • Equipamento de apresentação para as aulas finais

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo