Expedição ao Passado

Desenvolvida por: Karoli… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Movimentos Populacionais e Infraestrutura

Nesta atividade, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental embarcarão numa emocionante 'viagem' histórica pela sua unidade federativa, explorando os movimentos populacionais que formaram as bases do local onde vivem. Ao visitarem museus locais e centros culturais, como aqueles que retratam a República Juliana e o Território do Contestado, terão a chance de observar de perto documentos, fotos e artefatos históricos. Guiados por especialistas, receberão explicações sobre as múltiplas causas das migrações, os efeitos dessas movimentações na sociedade e como contribuíram para a infraestrutura contemporânea da região. Este passeio pela história não apenas enriquecerá o conhecimento dos estudantes sobre sua unidade federativa mas também lhes permitirá visualizar os impactos sociais e culturais das migrações.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos um entendimento concreto acerca das dinâmicas populacionais e seu papel na formação das características atuais de sua unidade federativa. Busca-se desenvolver a habilidade de análise crítica em relação ao passado e presente da região, identificando fatores que influenciaram as migrações e suas consequências para a infraestrutura e a diversidade étnico-cultural. Este conhecimento visa não somente enriquecer a perspectiva dos estudantes sobre sua própria história mas também fomentar o respeito e a valorização das diversas culturas que compõem o tecido social de seu local de vida.

  • Entender as dinâmicas populacionais que moldaram a região
  • Analisar a influência das migrações na infraestrutura atual
  • Reconhecer a diversidade étnico-cultural proveniente de movimentos migratórios
  • Desenvolver capacidade crítica em relação à história local e suas implicações no presente

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05GE01: Descrever e analisar dinâmicas populacionais na Unidade da Federação em que vive, estabelecendo relações entre migrações e condições de infraestrutura.
  • EF05GE02: Identificar diferenças étnico-raciais e étnico-culturais e desigualdades sociais entre grupos em diferentes territórios.
  • EF05GE03: Identificar as formas e funções das cidades e analisar as mudanças sociais, econômicas e ambientais provocadas pelo seu crescimento.

Conteúdo Programático

O programa desta atividade foi concebido para envolver os alunos numa aprendizagem imersiva sobre o passado de sua unidade federativa, com foco especial nos movimentos populacionais. Através da observação direta de artefatos e documentos históricos, bem como pela interação com especialistas, pretende-se que os estudantes adquiram uma compreensão profunda sobre como as migrações moldaram aspectos sociais, culturais e infraestruturais da região. Este conteúdo será abordado de maneira dinâmica e participativa, incentivando os alunos a se conectar com a história de maneira significativa.

  • História e movimentos populacionais da unidade federativa
  • Influência das migrações na infraestrutura e desenvolvimento regional
  • Diversidade étnico-cultural resultante dos processos migratórios

Metodologia

Empregando a metodologia ativa de Saída de Campo, esta atividade propõe uma imersão dos alunos no estudo da história local através da visita a museus e centros culturais. Essa abordagem prática permite que os estudantes vejam, toquem e até mesmo sintam a história ao seu redor, tornando a aprendizagem mais engajadora e memorável. Conversas com guias especializados e a observação direta de documentos históricos e artefatos, enriquecerão a experiência de aprendizado, promovendo um entendimento mais profundo e contextualizado sobre os temas abordados.

  • Visita guiada a museus e centros culturais
  • Análise de documentos históricos e artefatos
  • Roda de conversa com especialistas em história local
  • Atividades práticas de campo

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade totalizará 2 horas, divididas em três aulas de 40 minutos cada. Na primeira sessão, será feita a introdução dos conceitos chaves e contextos históricos relevantes. A segunda aula será dedicada à visita guiada, propiciando a imersão histórica e a observação direta dos materiais de estudo. A última sessão consistirá em uma atividade reflexiva e debate sobre as experiências e aprendizados.

  • Aula 1: Introdução e preparação para a saída de campo
  • Aula 2: Visita guiada ao museu ou centro cultural
  • Aula 3: Reflexão e discussão sobre a experiência e aprendizados

Avaliação

A avaliação da atividade será realizada através de uma combinação de observação participativa e apresentação de um relatório ou projeto final pelos alunos, que deverá conter reflexões pessoais e análises sobre o que aprenderam. Este documento deverá abordar como os movimentos populacionais influenciaram a cultura e infraestrutura da unidade federativa, trazendo exemplos específicos observados durante a saída de campo. A qualidade do pensamento crítico, a profundidade de análise e a criatividade na apresentação dos resultados serão os principais critérios para avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização efetiva desta atividade, serão necessários diversos recursos, entre os quais se destacam o transporte até os locais dos museus ou centros culturais, materiais para anotações como cadernos e canetas, e acesso a documentação e artefatos durante as visitas. A colaboração com os guias especializados e a preparação prévia dos alunos para otimizar o tempo de visita também são fundamentais para o sucesso da aprendizagem.

  • Transporte para locais de visita
  • Cadernos e canetas para anotações
  • Materiais educativos fornecidos pelos museus ou centros culturais
  • Guia especializado para as visitas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo