Exploradores do Bairro

Desenvolvida por: Vitóra… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia e Tecnologia
Temática: Problemas Ambientais Locais

A atividade 'Exploradores do Bairro' é uma proposta pedagógica prática e dinâmica destinada a alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, que visa promover a conscientização ambiental e o uso de tecnologia de maneira integrada ao currículo escolar. Divididos em pequenos grupos, os alunos realizarão uma saída de campo pelo entorno da escola, equipados com tablets ou smartphones, com o objetivo de identificar, fotografar e registrar problemas ambientais locais como lixo acumulado em terrenos baldios, poluição em corpos d'água e áreas verdes degradadas. Após a coleta de dados, os estudantes retornarão à sala de aula para trabalhar com as informações obtidas, utilizando as fotografias para criar um mapa digital interativo do bairro, destacando os problemas identificados. A atividade será enriquecida por uma pesquisa sobre soluções tecnológicas viáveis para mitigar ou resolver os problemas ambientais observados. Esta pesquisa culminará em uma apresentação por cada grupo, promovendo uma discussão crítica e reflexiva sobre as questões ambientais locais e globais e sobre como a tecnologia pode ser uma aliada na resolução destes problemas.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é sensibilizar os alunos sobre as questões ambientais presentes em seu entorno imediato, fomentando um senso de responsabilidade e engajamento com a sustentabilidade e a preservação ambiental. Pretende-se desenvolver habilidades de observação, análise crítica e uso de tecnologias digitais, como ferramentas de mapeamento e pesquisa. Além disso, busca-se estimular a cooperação, trabalho em equipe e comunicação eficaz, enquanto os alunos discutem e propõem soluções para problemas reais, aplicando conceitos geográficos e tecnológicos em um contexto prático.

  • Conscientizar os alunos sobre os impactos ambientais locais e globais
  • Desenvolver habilidades de observação e análise crítica
  • Promover o uso integrado da tecnologia na investigação e resolução de problemas
  • Estimular o trabalho em equipe e a comunicação eficaz
  • Aplicar conceitos geográficos em contexto prático

Conteúdo Programático

A proposta aborda conteúdos interdisciplinares, englobando Geografia, em especial no estudo do espaço geográfico e problemas ambientais, e Tecnologia, pelo uso de dispositivos móveis e softwares de mapeamento. Esta integração visa enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, destacando a relevância do conhecimento geográfico na compreensão e resolução de questões ambientais, ao passo que emprega a tecnologia como ferramenta crucial para a investigação, análise e proposição de soluções.

  • Espaço geográfico e sua representação
  • Problemas ambientais urbanos e suas consequências
  • Uso de tecnologias e mídias digitais no estudo do meio ambiente
  • Trabalho de campo como metodologia de investigação
  • Desenvolvimento sustentável e soluções tecnológicas

Metodologia

A metodologia implementada na 'Exploradores do Bairro' é uma combinação de saída de campo, atividade mão-na-massa e aprendizagem baseada em jogos, criando uma experiência de aprendizagem ativa e participativa. A saída de campo permite que os alunos observem e registrem os problemas ambientais, enquanto a atividade mão-na-massa, ao criar o mapa digital, engaja-os diretamente na análise e busca por soluções. Por fim, a apresentação das soluções propostas e o debate que segue favorecem a aplicação de conhecimentos de forma lúdica e reflexiva, estimulando a criatividade e o pensamento crítico.

  • Saída de campo para observação e registro
  • Criação de mapa digital interativo
  • Pesquisa de soluções tecnológicas para os problemas identificados
  • Preparação e apresentação de propostas de solução
  • Debate e reflexão sobre as soluções encontradas

Aulas e Sequências Didáticas

Com um total de 4 horas de duração, a atividade é dividida em duas partes principais: a saída de campo e a compilação de dados para criação do mapa digital, seguidas pela pesquisa de soluções tecnológicas e a sua apresentação. Cada aula tem duração de 60 minutos, o que permite uma imersão profunda em cada fase do projeto.

  • Aula 1: Introdução aos problemas ambientais e preparação para a saída de campo.
  • Aula 2: Saída de campo para registro fotográfico e observação.
  • Aula 3: Criação do mapa digital e início da pesquisa de soluções.
  • Aula 4: Elaboração e apresentação das soluções tecnológicas.

Avaliação

A avaliação dos alunos basear-se-á em critérios como participação ativa, cooperação no grupo, completude da pesquisa e qualidade da análise dos dados coletados no campo. A originalidade e viabilidade das soluções tecnológicas propostas também serão avaliadas, assim como a habilidade de apresentação e defesa das ideias. O desempenho será observado ao longo da atividade, considerando o engajamento dos alunos e a contribuição para o debate. Será dada especial atenção à capacidade dos alunos de integrar os conhecimentos adquiridos com a aplicação prática, demonstrando compreensão crítica dos problemas ambientais e das possíveis soluções.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade são necessários tablets ou smartphones com câmera, acesso à internet e aplicativos de mapeamento digital. Outros materiais incluem fichas ou diários de campo para anotações durante a saída, materiais para a elaboração das apresentações (como softwares de apresentação ou cartazes) e acesso a recursos de pesquisa online para a identificação de soluções tecnológicas. Esta seleção de recursos visa combinar o trabalho de campo com a pesquisa e apresentação de soluções, estimulando o uso crítico e criativo das tecnologias disponíveis.

  • Tablets ou smartphones com câmera
  • Acesso à internet e aplicativos de mapeamento digital
  • Fichas ou diários de campo
  • Materiais para elaboração de apresentações
  • Acesso a recursos de pesquisa online

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo