Game da Transformação Tecnológica

Desenvolvida por: Ianka … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Transformações nos setores da agropecuária, indústria, comércio e serviços devido ao avanço tecnológico

Nesta atividade interativa, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de participar de um game dinâmico que os levará por uma jornada pelos setores da agropecuária, indústria, comércio e serviços. Organizado em estações representando cada setor, o jogo desafia as equipes de alunos com perguntas sobre como a tecnologia transformou esses campos de trabalho. As estações serão equipadas com informações visuais e textuais que servirão como pistas, ajudando-os a desvendar as respostas corretas e avançar no jogo. O objetivo principal é consolidar, de forma lúdica, o conhecimento sobre a influência da tecnologia no mundo do trabalho, estimulando a colaboração, o pensamento crítico e a capacidade de associação.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é engajar os alunos em um processo de aprendizado ativo, onde poderão solidificar seu entendimento sobre as mudanças tecnológicas nos diversos setores do trabalho. Através da gamificação, os participantes serão incentivados a utilizar o raciocínio lógico, trabalhar em equipe, desenvolver habilidades de pesquisa e aplicar conhecimentos prévios em um contexto prático e estimulante. Espera-se que, ao final desta atividade, os alunos sejam capazes de identificar e comparar as transformações tecnológicas e seu impacto na agropecuária, indústria, comércio e serviços, compreendendo a relevância desses avanços para a sociedade e a economia moderna.

  • Compreender as transformações tecnológicas nos setores da agropecuária, indústria, comércio e serviços.
  • Desenvolver habilidades de pensamento crítico e trabalho em equipe.
  • Aplicar conhecimentos sobre tecnologia e sociedade.
  • Estimular a investigação e a aprendizagem ativa.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade centra-se na exploração das mudanças tecnológicas ocorridas nos setores da agropecuária, indústria, comércio e serviços. Será dada ênfase na compreensão de como a inovação e a adoção de novas tecnologias transformaram as práticas de trabalho, os processos produtivos e as dinâmicas comerciais. Além disso, abordaremos o impacto dessas transformações na sociedade e nos modos de vida, preparando os alunos para refletir sobre o futuro da tecnologia e do trabalho.

  • Transformações tecnológicas na agropecuária.
  • Inovações tecnológicas na indústria.
  • Impacto da tecnologia no comércio.
  • Mudanças nos serviços devido à tecnologia.

Metodologia

Esta atividade será conduzida utilizando metodologias ativas como Aprendizagem Baseada em Jogos, com a implantação de um game no qual os alunos, em grupos, enfrentam desafios relacionados às transformações tecnológicas nos setores de trabalho. A Sala de Aula Invertida também será aplicada, incentivando os alunos a estudarem previamente os temas relacionados para estarem preparados para o jogo. A Aprendizagem Baseada em Projetos permitirá que cada grupo aplique o conhecimento adquirido para avançar nas estações do jogo, promovendo assim uma experiência de aprendizado mão-na-massa.

  • Aprendizagem Baseada em Jogos
  • Sala de Aula Invertida
  • Atividade Mão-na-massa
  • Aprendizagem Baseada em Projetos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será desenvolvida em um total de 2 horas, divididas igualmente em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, será realizada uma introdução aos setores a serem explorados, bem como às metodologias ativas que serão empregadas. Na segunda aula, os alunos participarão efetivamente do game, aplicando os conhecimentos adquiridos e competindo entre si em um ambiente de aprendizagem dinâmico e colaborativo.

  • Aula 1: Introdução às metodologias ativas e ao conteúdo do game.
  • Aula 2: Execução do game organizado por estações temáticas.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa, colaboração em equipe, e capacidade de resolver os desafios propostos durante o game. Observar-se-á o processo de aprendizagem demonstrado pelos alunos ao aplicarem os conhecimentos adquiridos, bem como sua habilidade de trabalho em equipe e resolução de problemas. Será valorizada a criatividade nas respostas e a habilidade de associar as informações disponíveis nas estações temáticas com os conceitos estudados. Pontos extras poderão ser concedidos por iniciativas extra, como a elaboração de argumentos inovadores ou soluções criativas para os desafios.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão utilizados recursos como cartazes informativos e questões impressas para cada estação do jogo, representando os setores da agropecuária, indústria, comércio e serviços. Computadores ou tablets podem ser empregados para pesquisas rápidas durante o jogo, além de recursos visuais, como vídeos e slides, para apresentar informações chave em cada estação. Materiais como cartolina, canetas coloridas e adesivos serão fornecidos para que as equipes possam criar suas próprias anotações e estratégias de jogo.

  • Cartazes informativos sobre os setores.
  • Questões impressas para cada estação.
  • Computadores ou tablets para pesquisa.
  • Vídeos e slides informativos.
  • Materiais de escrita e criação para as equipes.

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