A atividade proposta utiliza um jogo de tabuleiro personalizado para envolver alunos do 5º ano na compreensão prática de como os órgãos do poder público e os canais de participação social influenciam a melhoria da qualidade de vida, com foco em áreas como meio ambiente e mobilidade. Em uma abordagem de aula invertida, os estudantes serão responsáveis por preparar materiais sobre diferentes órgãos e suas atribuições antes da aula. Na execução da atividade, os alunos participarão de um jogo desafiador que simulará a implementação de políticas públicas, proporcionando-lhes uma compreensão prática de questões reais que afetam suas comunidades. Essa experiência interativa ensinará sobre a importância da participação cidadã, a responsabilidade na gestão pública e instigará o interesse pela solução de problemas locais.
Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam não apenas informar, mas empoderar os alunos sobre as funções dos órgãos públicos e a importância da participação social. A atividade busca fomentar o reconhecimento da influência de políticas públicas na qualidade de vida e inspirar um senso de responsabilidade cidadã nos estudantes.
O conteúdo programático do 'Jogo da Cidadania' oferece uma visão geral dos diferentes aspectos da participação cidadã, incluindo a identificação de órgãos da administração pública e seus papéis, além de apresentar canais de participação social. Ao final da atividade, espera-se que os alunos adquiram conhecimentos que lhes permitam participar efetivamente em discussões sociais e administrativas locais.
A metodologia baseada em jogos oferece uma experiência de aprendizagem dinâmica e prática, na qual os alunos são motivados a aplicar seus conhecimentos de maneira envolvente e colaborativa. Usando a abordagem de aula invertida, os estudantes assumem um papel ativo na construção do conhecimento, promovendo autonomia e colaboração entre pares enquanto desenvolvem habilidades críticas para a cidadania ativa.
O cronograma da atividade é estruturado para permitir uma imersão completa no conteúdo e prática das habilidades necessárias para a compreensão dos temas abordados. Com uma carga horária de 19 horas, distribuídas em aproximadamente cinco aulas, cada sessão fornece tempo suficiente para estudo prévio, execução do jogo e discussão dos resultados, assegurando uma compreensão sólida e abrangente dos objetivos de aprendizagem.
A avaliação dos alunos será contínua e baseada em múltiplos critérios para garantir uma compreensão abrangente de seu progresso. Primeiramente, o envolvimento dos estudantes na preparação dos materiais antes das aulas será avaliado, levando em conta seu empenho e compromisso. Durante a execução do jogo, a capacidade de propor soluções e de trabalhar em grupo será observada e considerada. Além disso, ao final das atividades, os alunos apresentarão suas propostas para resolução de problemas locais, as quais serão avaliadas quanto à criatividade, viabilidade e pertinência. Exemplos de critérios específicos incluem a clareza e coerência das ideias apresentadas, o nível de participação nas discussões e a habilidade de articular argumentos baseados nos conteúdos estudados. Este processo avaliativo é projetado para captar tanto o aprendizado individual quanto a dinâmica coletiva, promovendo uma cultura de feedback construtivo.
Para a execução eficaz da atividade, foram selecionados recursos que estimulam a interação e a prática colaborativa. São utilizados materiais didáticos que servem para fundamentar o tema, além de ferramentas específicas para a criação e personalização do jogo de tabuleiro, garantindo que ele reflita contextos e desafios localmente relevantes.
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