Laboratório Vivo

Desenvolvida por: Kely C… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza e suas Tecnologias
Temática: Interdependência entre os seres vivos e o ambiente

A atividade 'Laboratório Vivo' propõe uma imersão prática dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental na criação de maquetes que retratem ambientes urbanos e naturais, explorando o impacto das atividades humanas na qualidade de vida e no meio ambiente. Ao longo de duas aulas de 60 minutos cada, os estudantes utilizarão materiais recicláveis para construir maquetes que simbolizem as relações entre espaço construído e espaço natural, destacando questões de sustentabilidade e interação ambiental. Esta atividade não apenas promove o entendimento de conceitos relacionados à ecologia e urbanismo, mas também estimula a criatividade, o trabalho em equipe e o pensamento crítico dos alunos. Após a construção das maquetes, cada grupo realizará uma apresentação para discutir as principais descobertas e reflexões sobre como as ações humanas afetam o meio ambiente e, por sua vez, a qualidade de vida. Essa apresentação será seguida por um debate focado nas soluções propostas pelos alunos para promover a sustentabilidade e a preservação ambiental, permitindo assim que compartilhem aprendizados e propostas inovadoras para melhorar a relação entre ambiente urbano e natural.

Objetivos de Aprendizagem

Através desta atividade, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades essenciais para a compreensão da interdependência entre seres humanos e o meio ambiente. Objetiva-se promover a consciência ambiental, estimulando os estudantes a reconhecerem o impacto das ações humanas nos ambientes urbanos e naturais. Busca-se também fomentar o pensamento crítico e a capacidade de trabalhar em equipe, essenciais para a construção de soluções sustentáveis. Ao final, espera-se que os alunos sejam capazes de apresentar e debater soluções para questões ambientais, fundamentando suas ideias com conhecimento teórico e prático adquiridos durante a execução do projeto.

  • Reconhecer a interdependência entre seres humanos e o meio ambiente.
  • Compreender o impacto das ações humanas em ambientes urbanos e naturais.
  • Desenvolver a criatividade e habilidades de trabalho em equipe.
  • Estimular o pensamento crítico sobre sustentabilidade e soluções ambientais.
  • Apresentar e defender propostas para minimizar impactos negativos no ambiente.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF05CI01: Experimentar e aplicar métodos para separação de misturas (filtração, decantação, evaporação, destilação simples).
  • EF05CI05: Planejar e executar ações para a preservação e a recuperação de ambientes naturais e a promoção da qualidade de vida.
  • EF05CI06: Argumentar com base em fatos sobre os impactos positivos e negativos do avanço científico-tecnológico na qualidade de vida.
  • EF05GE07: Identificar e comparar as diferentes formas de representação da Terra.
  • EF05GE08: Valorizar e utilizar os conhecimentos tradicionais e científicos, locais e globais, para compreender a realidade e promover mudanças sociais.

Conteúdo Programático

Durante a realização desta atividade, os alunos terão a oportunidade de explorar conceitos relativos à ecologia, urbanismo e sustentabilidade. Serão abordados temas como a importância dos ecossistemas naturais, a relação simbiótica entre seres vivos e seus habitats, os efeitos das atividades humanas nos ambientes urbanos e naturais, e as práticas que podem ser adotadas para promover a recuperação e preservação destes espaços. Através da construção de maquetes, os estudantes poderão visualizar e discutir essas questões de forma prática e reflexiva, articulando conhecimento teórico com aplicação prática.

  • Interdependência entre seres vivos e ambiente
  • Impacto das atividades humanas no meio ambiente
  • Conceitos de ecologia e urbanismo
  • Práticas sustentáveis e preservação ambiental

Metodologia

Esta atividade será conduzida por meio da metodologia ativa 'Atividade Mão-na-massa' e da 'Aprendizagem Baseada em Jogos', centradas no aluno e em seu papel ativo no aprendizado. Os alunos serão incentivados a explorar, investigar e construir conhecimentos de forma colaborativa. Utilizarão materiais recicláveis para construir as maquetes, favorecendo assim a conscientização sobre reutilização e reciclagem. As apresentações e debates ajudarão a aprofundar o entendimento sobre as temáticas abordadas, além de desenvolver habilidades de comunicação e argumentação.

  • Utilização de materiais recicláveis na construção de maquetes
  • Trabalho em grupo para promoção da colaboração e troca de ideias
  • Apresentações orais para desenvolver habilidades comunicativas
  • Debate sobre as maquetes para estimular o pensamento crítico

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade terá carga horária total de 2 horas, divididas em 2 aulas de 60 minutos. Na primeira aula, será realizada a introdução do tema, discussão inicial e início da construção das maquetes. A segunda aula será destinada à finalização das maquetes, suas apresentações e o debate entre os grupos sobre as soluções propostas.

  • Aula 1: Introdução do tema, formação dos grupos e início da construção das maquetes (60 minutos)
  • Aula 2: Finalização das maquetes, apresentações e debate sobre as soluções encontradas (60 minutos)

Avaliação

A avaliação desta atividade pedagógica será formativa e baseada na participação, no engajamento e na contribuição de cada aluno durante todas as etapas do projeto. Considerar-se-ão critérios como criatividade, clareza na apresentação, fundamentação das soluções propostas e qualidade do trabalho em equipe. Além disso, a capacidade de argumentação durante o debate será um ponto chave na avaliação. Mecanismos como observação direta, checklists de contribuições individuais e coletivas e rubricas de avaliação para as apresentações podem ser utilizados para auxiliar na avaliação.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários diversos materiais e recursos. Materiais recicláveis, como caixas, garrafas plásticas e papelão, serão essenciais para a construção das maquetes. Materiais de artes, como tesouras, cola e tintas, também serão necessários para a personalização dos projetos. Adicionalmente, a utilização de recursos didáticos, como livros, vídeos e outros materiais digitais sobre meio ambiente e sustentabilidade, enriquecerão o embasamento teórico dos alunos. A sala de aula será o principal ambiente de trabalho, mas áreas ao ar livre também podem ser exploradas para inspiração e discussões.

  • Materiais recicláveis (caixas, garrafas plásticas, papelão)
  • Materiais de arte (tesouras, cola, tintas)
  • Recursos didáticos (livros, vídeos sobre meio ambiente)
  • Espaço da sala de aula e, se possível, áreas ao ar livre

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