[Nessa atividade, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental irão participar de um projeto colaborativo utilizando a metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) para desenvolver um plano sustentável para um bairro de sua cidade. Através da identificação de problemas urbanos como tráfego, enchentes, poluição, e suas implicações sociais, econômicas e ambientais, os alunos serão incentivados a utilizar criatividade e pensamento crítico para propor soluções viáveis e inovadoras. Esta atividade busca sensibilizar os estudantes quanto à sua responsabilidade social e promover o entendimento prático de conceitos geográficos e urbanos, ao mesmo tempo em que desenvolve habilidades de comunicação, pesquisa e trabalho em equipe.]
[Os objetivos desta atividade são voltados para o desenvolvimento da compreensão dos alunos sobre as dinâmicas urbanas e suas repercussões sociais, econômicas e ambientais. Pretende-se que os alunos sejam capazes de analisar criticamente as dificuldades enfrentadas pelas cidades em crescimento e propor soluções sustentáveis, fortalecendo tanto o senso crítico quanto o engajamento social. Além disso, objetiva-se ampliar a visão dos alunos sobre o impacto de ações humanas no ambiente urbano e na qualidade de vida local.]
[O conteúdo programático desta atividade foi estruturado para abordar inicialmente conceitos geográficos fundamentais sobre a formação e crescimento das cidades, as relações entre espaço urbano e sustentabilidade e a influência das construções humanas no ambiente. Posteriormente, será dado enfoque à prática, através do mapeamento de problemas urbanos reais enfrentados pelas cidades, como enchentes, poluição e mobilidade, promovendo discussão sobre possíveis soluções de melhoria.]
[A atividade será conduzida utilizando a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos, onde os alunos serão protagonistas de seu processo de aprendizagem. Os alunos serão divididos em grupos para pesquisar, discutir e mapear problemas urbanos. Utilizarão recursos tecnológicos para simular soluções urbanísticas, aplicando conteúdos teóricos de forma prática. Haverá momentos de debate e apresentação dos projetos, assegurando que todos participem ativamente e troquem experiências e conhecimentos.]
[O cronograma da atividade é projetado para maximizar o aprendizado em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao tema e conceitos fundamentais, seguidos pela divisão em grupos para início do mapeamento de problemas. Na segunda aula, os grupos finalizarão seus projetos e apresentarão suas propostas de soluções para a turma, com espaço para feedback e discussão coletiva.]
[A avaliação desta atividade será processual e contínua, considerando tanto o desempenho individual quanto em grupo. Serão avaliados a qualidade e criatividade das soluções propostas, o engajamento e participação dos alunos durante o projeto, e a capacidade de apresentar de forma clara e crítica suas ideias. Exemplos de critérios específicos incluem a originalidade da solução, viabilidade prática, utilização adequada dos conceitos estudados e a maneira como as ideias foram comunicadas. Feedback qualitativo será oferecido ao final das apresentações para incentivar a reflexão e aprendizado contínuo.]
[Os recursos empregados nesta atividade incluem materiais físicos e digitais com o intuito de enriquecer a experiência de aprendizagem dos alunos. Serão utilizados mapas da cidade, imagens e vídeos ilustrativos sobre urbanismo e sustentabilidade, bem como softwares de simulação urbana quando disponível. Adicionalmente, quadros brancos e materiais de escrita estarão disponíveis para esboçar ideias e planos.]
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