Esta atividade propõe uma jornada pelo conceito de migração, explorando-o através das histórias de família e da comunidade dos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. O ponto de partida é uma introdução ao tema da migração, suas causas, desafios, e impactos, especialmente no que diz respeito à infraestrutura e ao desenvolvimento local. Os alunos serão divididos em pequenos grupos para pesquisar histórias de migração dentro de suas próprias famílias ou comunidades. Eles deverão focar nas causas, desafios enfrentados pelos migrantes e os impactos dessas migrações na infraestrutura das localidades de origem e de destino. Utilizando cartolinas, os grupos criarão 'mapas narrativos' que marcam as origens e destinos dessas migrações, ligando-os através das razões e consequências das mesmas. O ponto alto da atividade será uma Roda de Debate, onde cada grupo terá a oportunidade de apresentar suas descobertas, compartilhando as diferentes motivações para migração e refletindo coletivamente sobre como esses movimentos populacionais afetam a infraestrutura e o desenvolvimento das localidades envolvidas.
O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão profunda do fenômeno da migração, suas causas, desafios e impactos, tanto em nível pessoal como comunitário. Em essência, busca-se fomentar uma análise crítica e empática do processo migratório, estimular o desenvolvimento de habilidades de pesquisa, trabalho colaborativo, e comunicação, além de promover uma consciência acerca da diversidade cultural e humana presente nas histórias de migração. Esta atividade oferece uma abordagem integrada que conecta experiências pessoais à compreensão teórica, incentivando os alunos a explorar e valorizar suas próprias histórias e as de sua comunidade.
O conteúdo programático é focado na exploração do conceito de migração, no entendimento das suas causas, desafios enfrentados pelos migrantes e os impactos dessas migrações na infraestrutura e no desenvolvimento local. Os alunos aprenderão a organizar informações coletadas em 'mapas narrativos', desenvolvendo habilidades de síntese e representação espacial. Além disso, a atividade se destina a aprimorar a capacidade de argumentação e comunicação dos alunos por meio da participação em rodas de debates, encorajando-os a refletir criticamente sobre as questões debatidas.
A atividade será conduzida por meio de metodologias ativas, focadas na participação ativa dos estudantes. Inicia-se com um breve input teórico sobre migração seguido de pesquisa em grupo sobre histórias de migração familiar ou comunitária. A construção de 'mapas narrativos' e a Roda de Debate são estratégias chave para estimular a interação, a colaboração e a expressão das descobertas, permitindo que os alunos se conectem com o tema de maneira significativa e pessoal.
A atividade 'Viajando Pelas Histórias de Quem Chegou' será executada em uma única aula, com duração total de 60 minutos, dividida entre a introdução do conceito, pesquisa e elaboração dos mapas narrativos, e a Roda de Debate.
A avaliação será contínua e formativa, focada na participação, no engajamento com a tarefa e na qualidade das interações durante a Roda de Debate. Será dada atenção especial à criatividade e ao esforço na elaboração dos 'mapas narrativos', à profundidade da pesquisa realizada, bem como à habilidade de comunicação e argumentação evidenciada durante a Roda de Debate. Feedback construtivo será fornecido, destacando pontos positivos e áreas para melhoria, incentivando a reflexão e o crescimento contínuo dos alunos.
Para a realização desta atividade, serão necessários materiais para a criação dos 'mapas narrativos', tais como cartolinas, canetas coloridas e marcadores. Além disso, acesso à internet e a dispositivos digitais facilitará a pesquisa sobre histórias de migração. Um ambiente propício para a realização da Roda de Debate é essencial, garantindo um espaço que suporte a discussão respeitosa e produtiva.
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