Álbum de Paisagens do Bairro

Desenvolvida por: Arlete… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Evolução das paisagens urbanas

Esta atividade tem como objetivo fazer com que os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental explorem e documentem a evolução das paisagens no bairro onde sua escola está localizada. Inicialmente, os alunos serão divididos em pequenos grupos e cada grupo receberá um mapa da área com pontos específicos marcados para visitação. Eles deverão registrar esses locais através de fotografias e pesquisar sobre o passado das locações visitadas, utilizando métodos como entrevistas com moradores mais velhos do bairro e pesquisas em arquivos locais ou digitais. Após a coleta de dados e imagens, os alunos se dedicarão à criação de um álbum de fotos que mostre a evolução das paisagens do bairro. Esse álbum será apresentado para a turma, onde eles discutirão as mudanças identificadas e especularão sobre as causas dessas transformações. A atividade visa promover uma compreensão crítica sobre a transformação do espaço geográfico e a interação humana com o meio ambiente ao longo do tempo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade incluem a capacidade dos alunos de observar e registrar as características físicas e culturais do bairro onde a escola está situada. Também visa desenvolver habilidades de pesquisa histórica e de campo ao coletar informações sobre o passado dos locais visitados. Outro aspecto importante é estimular a reflexão crítica sobre as mudanças nas paisagens e sua relação com a ação humana e eventos históricos. Além disso, a atividade busca promover o trabalho em equipe e a expressão criativa na elaboração do álbum.

  • Observação e registro das características do bairro
  • Desenvolvimento de habilidades de pesquisa histórica e de campo
  • Reflexão crítica sobre as transformações geográficas e suas causas
  • Fomento ao trabalho em equipe e à expressão criativa

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06GE01: Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.

Conteúdo Programático

A base do conteúdo programático gira em torno do estudo das paisagens urbanas, focando especificamente na evolução dessas paisagens ao longo do tempo. A atividade abordará a leitura de mapas, técnicas de pesquisa em arquivos e a realização de entrevistas, além de proporcionar uma compreensão sobre a relação entre o ser humano e o ambiente geográfico. Estes elementos servirão como ferramentas fundamentais para entender a dinâmica das mudanças urbanas e sua representação por meio da construção de um álbum de fotos.

  • Leitura e interpretação de mapas
  • Técnicas de pesquisa histórica e de campo
  • Entrevistas e coleta de dados
  • Construção de narrativas visuais sobre mudanças geográficas

Metodologia

A metodologia desta atividade se baseia na aplicação de uma saída de campo, onde os alunos terão a oportunidade de explorar o bairro, guiados por um mapa com pontos específicos indicados para estudo. A partir da observação direta e da coleta de informações através de entrevistas e pesquisas, eles construirão uma base de dados visual e textual para a criação de seu álbum. Este processo permitirá que os alunos apliquem conhecimentos teóricos em um contexto prático, promovendo uma aprendizagem significativa e ativa.

  • Divisão dos alunos em pequenos grupos
  • Saída de campo para observação e registro fotográfico
  • Pesquisa histórica e entrevistas com a comunidade
  • Elaboração de um álbum de fotos documentando as observações

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será dividida em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução do projeto, divisão dos grupos, distribuição dos mapas e planejamento da saída de campo. A segunda aula será dedicada à saída de campo para coleta de dados e fotografias. O tempo restante será utilizado para a compilação das informações, criação do álbum e preparação da apresentação para a turma.

  • Aula 1: Introdução e planejamento da saída de campo
  • Aula 2: Saída de campo e coleta de dados
  • Trabalho extraclasse: Compilação das informações e criação do álbum
  • Aula 3: Apresentação dos álbuns para a turma

Avaliação

A avaliação desta atividade será baseada na participação ativa dos alunos durante todas as etapas, incluindo a coleta de informações em campo, a qualidade do conteúdo histórico pesquisado, a criatividade e a apresentação do álbum, assim como a apresentação oral para a turma. A capacidade de argumentação sobre as mudanças observadas no bairro e a articulação de possíveis causas dessas transformações também serão critérios relevantes. Será dada especial atenção ao trabalho em equipe, à iniciativa na pesquisa e ao respeito pelo conhecimento compartilhado pelos moradores durante as entrevistas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem mapas impressos do bairro, câmeras fotográficas ou smartphones com capacidade de tirar fotos, materiais para registro das entrevistas (cadernos, gravadores, etc.), acesso a arquivos locais ou digitais para pesquisa histórica, e materiais para a confecção do álbum, como papel, canetas, cola e tesouras. Será também relevante garantir que os alunos tenham acesso à internet para pesquisas complementares.

  • Mapas do bairro
  • Câmeras fotográficas ou smartphones
  • Material para registro de entrevistas
  • Acesso a arquivos históricos
  • Materiais para confecção do álbum

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo