Arquitetos do Futuro

Desenvolvida por: Cristo… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia e Arte
Temática: Urbanismo e Sustentabilidade

Esta atividade prática visa engajar alunos do 6º ano do Ensino Fundamental na tarefa de repensar e redesignar o espaço ao redor de sua escola, focando em soluções urbanas sustentáveis. Serão formadas equipes que, assumindo o papel de arquitetos urbanos, estudarão as modificações da paisagem ao longo do tempo e os usos anteriores do local para criar projetos que contemplem as necessidades futuras da comunidade. Utilizando tanto materiais de desenho quanto recursos digitais, os estudantes desenvolverão modelos que reflitam suas visões de espaços renovados, priorizando a harmonia entre a infraestrutura urbana e o meio ambiente. Os projetos serão apresentados à turma, gerando uma discussão coletiva sobre as escolhas de design, suas implicâncias sociais e ambientais e como podem contribuir para uma convivência mais integrada e sustentável no futuro.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é sensibilizar os alunos para a importância do planejamento urbano sustentável e seu impacto na qualidade de vida das pessoas. Pretende-se desenvolver habilidades de observação, crítica e criatividade, permitindo que os alunos reflitam sobre as consequências do desenvolvimento urbano e a necessidade de soluções que respeitem o meio ambiente e promovam o bem-estar comunitário. Espera-se que, ao final da atividade, os alunos sejam capazes de identificar aspectos da urbanização que podem ser melhorados e proponham soluções inovadoras e sustentáveis para problemas reais do espaço escolar e seu entorno.

  • Desenvolver a consciência sobre a importância do urbanismo sustentável.
  • Estimular habilidades de observação e análise crítica da paisagem urbana.
  • Promover a criatividade na busca de soluções sustentáveis para o espaço urbano.
  • Fomentar a capacidade de trabalho em equipe e comunicação eficaz.

Conteúdo Programático

Os alunos serão introduzidos aos conceitos de urbanismo, sustentabilidade e mudanças na paisagem ao longo do tempo, aprendendo a observar o ambiente ao redor com um olhar crítico para as possibilidades de melhorias. Será dada atenção especial ao estudo das necessidades da comunidade local e como o design urbano pode atender a essas demandas de maneira eco-friendly.

  • Conceitos de urbanismo e sustentabilidade.
  • Histórico da área ao redor da escola e mudanças na paisagem.
  • Análise das necessidades futuras da comunidade.
  • Design sustentável e tecnologias verdes.

Metodologia

Utilizando uma combinação de metodologias ativas como Atividade Mão-na-massa, Aprendizagem Baseada em Projetos, Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos, os alunos serão incentivados a explorar, investigar e criar juntos. Essa abordagem promove o engajamento ativo com o projeto, permitindo que o aprendizado seja construído de forma colaborativa e significativa.

  • Formação de equipes para projetos colaborativos.
  • Pesquisa sobre o histórico e uso atual do espaço ao redor da escola.
  • Criação de modelos físicos e digitais de redesign do espaço.
  • Apresentação dos projetos e discussão em grupo.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em uma aula de 60 minutos, onde as equipes terão tempo para discutir, planejar, e iniciar a criação de seus modelos urbanos, priorizando ideias de sustentabilidade.

  • Aula 1: Introdução aos objetivos da atividade, formação das equipes, pesquisa inicial, brainstorming para o projeto e início do desenvolvimento dos modelos.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação efetiva no projeto, criatividade, fundamentação das escolhas de design sustentável e a capacidade de apresentar e discutir o projeto proposto. Critérios como trabalho em equipe, embasamento conceitual na proposta de redesign da área e a aplicação prática dos conceitos de urbanismo sustentável terão peso na avaliação final. Serão também consideradas a originalidade e inovação das propostas, assim como a clareza e coerência durante a apresentação para a turma.

Materiais e ferramentas:

Para a execução deste projeto, serão necessários materiais de desenho (papéis, lápis, canetas, marcadores) e acesso a recursos digitais (computadores com software de design, acesso à internet para pesquisas). Ferramentas adicionais como maquetes e materiais recicláveis podem ser exploradas para a criação dos modelos físicos.

  • Materiais de desenho (papéis, lápis, canetas)
  • Recursos digitais (computadores com acesso à internet)
  • Software de design gráfico
  • Materiais recicláveis para maquetes

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