Aventura Geográfica: Explorando Territórios

Desenvolvida por: Andréa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: O sujeito e seu lugar no mundo

A atividade tem como propósito desenvolver nos alunos uma compreensão aprofundada sobre a relação entre o sujeito e o seu espaço, utilizando uma abordagem prática e investigativa. Na primeira aula, os alunos participarão de uma caça ao tesouro onde explorarão o espaço escolar utilizando mapas e bússolas. Isso permitirá que eles compreendam noções de orientação espacial e desenvolvam habilidades de leitura de mapas. Na segunda aula, os alunos usarão suas descobertas para criar mini-projetos, conectando os locais explorados com suas experiências de vida. O projeto tem como objetivo promover a empatia, colaboração e senso de pertencimento, reforçando a análise crítica do espaço que os cerca e desenvolvendo a habilidade de relacionar o conteúdo geográfico com seu cotidiano.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade concentram-se em desenvolver uma compreensão prática da geografia através de experiências diretas e lúdicas. Por meio da exploração e análise de espaços, os alunos são incentivados a refletir sobre sua relação com o ambiente, ao mesmo tempo em que desenvolvem capacidades cognitivas importantes, como a interpretação de mapas e dados espaciais. As habilidades de trabalho em equipe e solução de problemas são também centrais, promovendo a cooperação e a integração de conhecimentos diversos, alinhados com as competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o 6º ano.

  • Compreender e interpretar mapas e outros recursos geográficos
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e resolução de problemas
  • Relacionar locais explorados com experiências pessoais
  • Desenvolver a capacidade de identificação e análise de nações geográficas

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06GE04: Identificar elementos que compõem a paisagem natural e cultural.
  • EF06GE08: Interpretar representações cartográficas e outras linguagens cartográficas.
  • EF06GE05: Analisar a relação entre a sociedade e o meio ambiente, considerando o cotidiano.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático está estruturado para cobrir conceitos fundamentais de geografia que incluem leitura e interpretação de mapas, exploração do espaço físico e conexão com a experiência pessoal. A proposta integra práticas de campo com análise teórica, possibilitando aos alunos vivenciar na prática os conceitos aprendidos em sala de aula. A atividade busca contextualizar conceitos geográficos através de metodologias que incentivam a reflexão sobre o espaço geográfico na vida cotidiana.

  • Conceitos básicos de cartografia
  • Orientação espacial e uso de bússolas
  • Relação entre espaço geográfico e experiência pessoal
  • Trabalho em grupo e resolução de problemas

Metodologia

As metodologias para esta atividade baseiam-se em práticas ativas, que engajam os alunos ativa e criticamente na construção do conhecimento. A primeira aula utiliza a metodologia de 'mão-na-massa', em que os alunos participam ativamente de uma caça ao tesouro, promovendo a aprendizagem através da prática e do envolvimento direto com o objeto de estudo. Na segunda aula, a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos é empregada para estimular a criatividade e a capacidade analítica, ao possibilitar que os alunos tragam suas percepções e experiências para a construção de um produto final significativo.

  • Prática 'mão-na-massa' na exploração de mapas
  • Aprendizagem Baseada em Projetos para interpretação geográfica
  • Utilização de ferramentas práticas como mapas e bússolas

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma desta atividade foi desenvolvido para permitir que os alunos explorem e reavaliem suas descobertas de maneira significativa. Composto por duas aulas de 50 minutos, a primeira aula é dedicada à exploração prática e a segunda foca na reflexão e na aplicação do conhecimento através de um projeto. Este formato tem por objetivo consolidar os conceitos aprendidos, ao mesmo tempo em que promove a habilidade de trabalhar em grupo e a capacidade de conectar o conteúdo acadêmico com experiências pessoais.

  • Aula 1: Participação em uma caça ao tesouro, utilizando mapas e bússolas para explorar o ambiente escolar.
  • Momento 1: Introdução à Caça ao Tesouro (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula explicando aos alunos o objetivo da atividade, que é explorar o ambiente escolar utilizando mapas e bússolas para desenvolver habilidades de orientação espacial. Distribua os mapas da escola e as bússolas, explicando rapidamente como usá-los. É importante que dê exemplos práticos e permita que os alunos manuseiem os materiais antes de começar.

    Momento 2: Formação de Grupos e Estabelecimento de Regras (Estimativa: 10 minutos)
    Divida a turma em grupos pequenos e explique as regras da caça ao tesouro, reforçando a importância do trabalho em equipe e do respeito mútuo. Observe se cada grupo está equilibrado em termos de habilidades e permita que cada grupo escolha um líder responsável por manter o grupo focado e organizado.

    Momento 3: Atividade de Caça ao Tesouro (Estimativa: 20 minutos)
    Envie os grupos para diferentes pontos de partida e permita que comecem a exploração. Circule entre os grupos, oferecendo suporte e reforçando dicas de como usar o mapa e a bússola. Intervenha caso os alunos apresentem dificuldades, mas incentive a autonomia e a resolução de problemas entre eles. Avalie a participação e colaboração de cada aluno através de observação direta.

    Momento 4: Retorno e Discussão Final (Estimativa: 10 minutos)
    Reúna os alunos em um círculo e permita que cada grupo compartilhe suas descobertas e desafios enfrentados durante a caça ao tesouro. Utilize essa discussão para refletir sobre a importância de cada ponto explorado no contexto do espaço escolar e como isso se relaciona com a vida cotidiana dos alunos. Ofereça feedback positivo e direcione a conversa para melhorar as habilidades de interpretação espacial.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para apoiar alunos com transtorno do espectro autista, é importante detalhar as instruções claramente e, se possível, utilizá-las por escrito para que possam consultá-las. Permita que esses alunos escolham se preferem integrar o grupo como líderes de pequenas tarefas organizacionais ou se preferem funções que exijam menos interações imediatas. Ao monitorar a atividade, assegure-se de que esteja a par de como eles estão se sentindo em relação ao progresso e socialize com eles de maneira mais personalizada. Ofereça apoio adicional, com gestos ou cartões com símbolos e palavras chaves para facilitar a comunicação e orientação espacial durante a atividade.

  • Aula 2: Desenvolvimento de um mini-projeto, utilizando as descobertas da aula anterior para conectar o espaço explorado com experiências pessoais.
  • Momento 1: Relembrando a Caça ao Tesouro (Estimativa: 10 minutos)
    Inicie a aula pedindo que os alunos se reúnam em seus grupos formados na aula anterior. Permita que compartilhem brevemente suas experiências e descobertas durante a caça ao tesouro. É importante que os alunos discutam como se sentiram ao explorar a escola e qualquer novo entendimento que tenham alcançado sobre o espaço ao seu redor.

    Momento 2: Introdução ao Mini-Projeto (Estimativa: 10 minutos)
    Explique aos alunos que eles irão desenvolver um mini-projeto no qual devem conectar as descobertas da caça ao tesouro a experiências pessoais. Oriente-os a pensar em eventos ou memórias que associem aos locais explorados. Forneça exemplos para facilitar a compreensão e incentive a criatividade na escolha dos temas de seus projetos.

    Momento 3: Desenvolvimento e Planejamento do Projeto (Estimativa: 20 minutos)
    Permita que os grupos escolham um tema específico e comecem a planejar seu projeto. Circulando pela sala, ofereça assistência e sugestões conforme necessário, mas incentive a autonomia dos alunos. Proporcione materiais de papelaria e recursos audiovisuais que eles possam usar no desenvolvimento do projeto. A forma de avaliação aqui será a observação da participação e colaboração de cada membro do grupo durante o planejamento.

    Momento 4: Apresentação Prévia e Feedback (Estimativa: 10 minutos)
    Cada grupo apresenta brevemente seu plano de projeto para a turma. Permita que os colegas façam perguntas construtivas e ofereça feedback positivo, reforçando aspectos que podem ser melhorados. Use essa discussão para ampliar a compreensão dos alunos sobre a conexão entre espaço geográfico e vivências pessoais. A avaliação formativa continua através do envolvimento dos alunos nas discussões.

    Estratégias de inclusão e acessibilidade:
    Para alunos com transtorno do espectro autista, forneça um roteiro escrito que descreva as etapas do projeto e apresente exemplos claros e visuais para ajudar na compreensão. Permita que esses alunos escolham o papel no grupo com o qual se sentem mais confortáveis, seja liderando ou contribuindo em tarefas que necessitem de menos interação social. Esteja disponível para oferecer suporte adicional, como lembretes por meio de cartões visuais, para ajudar a estruturar suas tarefas durante a aula.

Avaliação

Propor metodologias avaliativas que permitam não apenas o acompanhamento do aprendizado, mas também a valorização de diferentes habilidades. As avaliações incluirão observação contínua durante as atividades práticas para verificar o engajamento e a colaboração dos alunos. Adicionalmente, relatórios curtos sobre as descobertas e um feedback oral formativo que possibilitará a autocrítica e o planejamento de melhorias futuras serão solicitados. Juntamente com o projeto final, onde os alunos deverão apresentar suas descobertas e reflexões conectadas ao seu cotidiano, destas atividades, espera-se avaliar a capacidade de aplicação prática do conhecimento desenvolvido.

  • Observação contínua durante a caça ao tesouro.
  • Relatórios curtos e feedback oral formativo sobre a experiência da caça ao tesouro e o trabalho em grupo.
  • Apresentação de um mini-projeto que relacione as descobertas com experiências pessoais.

Materiais e ferramentas:

Para a realização dessa atividade, serão utilizados materiais didáticos e tecnológicos que facilitem a compreensão dos conceitos trabalhados. Mapas e bússolas serão fundamentais para a exploração prática, enquanto recursos audiovisuais poderão ser empregados para apoiar na apresentação dos projetos. Esses materiais foram escolhidos considerando a faixa etária dos alunos e as especificidades da turma, assegurando a inclusão e acessibilidade para todos.

  • Mapas da escola e bússolas para orientação espacial.
  • Material de papelaria para anotações e desenvolvimento do projeto.
  • Recursos audiovisuais para apresentação dos mini-projetos.

Inclusão e acessibilidade

Reconhecemos a carga pesada que os educadores enfrentam diariamente, mas a inclusão é uma prioridade que não pode ser deixada de lado. Nesta atividade, estratégias práticas e específicas foram formuladas para apoiar alunos com transtorno do espectro autista (Nível 1). As adaptações incluem, por exemplo, instruções claras e pausas regulares para organização e atendimento individualizado quando necessário. O objetivo é promover um ambiente acolhedor e permitir que todos os alunos, especialmente aqueles que requerem mais suporte, participem ativamente e em igualdade de condições.

  • Adaptação das instruções com linguagem clara e objetiva.
  • Organização do ambiente físico para minimizar distrações.
  • Estratégias de comunicação que priorizem a paciência e o respeito pelos tempos individuais.
  • Suporte individualizado quando necessário para garantir a compreensão plena e participação ativa.

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