Caçadores de Ilhas de Calor

Desenvolvida por: Dhayan… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: [Geografia]
Temática: [Ilhas de Calor e Urbanismo Sustentável]

A atividade 'Caçadores de Ilhas de Calor' tem por objetivo sensibilizar os alunos do 6º ano para o impacto do urbanismo no clima local e inspirá-los a pensar em soluções para diminuir as ilhas de calor em áreas urbanas. Em grupos pequenos, os alunos irão medir a temperatura em locais diversos, como praças, calçadas sem sombra, e áreas arborizadas. Coletarão dados e os analisarão para entender as causas e propor ações sustentáveis para reduzir as ilhas de calor, contribuindo para um melhor conforto térmico urbano. Esta experiência prática espera instigar a observação crítica e a investigação científica nos estudantes, além de estimular discussões sobre soluções ecológicas e conscientes para problemas urbanos.

Objetivos de Aprendizagem

A atividade busca desenvolver nos alunos uma compreensão crítica sobre os efeitos climáticos induzidos por práticas urbanas inadequadas e motivá-los a pensar em soluções práticas. Queremos que eles sejam capazes de explicar o fenômeno das ilhas de calor, identificando seus principais vetores e propondo maneiras de mitigação que possam ser aplicadas em seus próprios bairros, estimulando o protagonismo e responsabilidade socioambiental.

  • Compreender o conceito de ilhas de calor urbanas e suas causas principais.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise de dados em campo.
  • Propor soluções que possam ser aplicadas para mitigar o efeito das ilhas de calor.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06GE01: Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
  • EF06GE11: Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.
  • EF06GE13: Analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etc.).

Conteúdo Programático

Os conteúdos programáticos abrangem desde a conceituação das características urbanas que promovem a formação de ilhas de calor até as análises comparativas de áreas com diferentes coberturas. É essencial que os alunos reconheçam os aspectos negativos das ilhas de calor e discutam sobre práticas urbanas que favorecem o equilíbrio térmico, considerando a importância da vegetação e do planejamento sustentável.

  • Conceito de ilhas de calor.
  • Impacto das superfícies impermeáveis e da falta de vegetação.
  • Coleta e análise de dados climáticos.
  • Discussão sobre mitigação e adaptação climática urbana.

Metodologia

A metodologia aplicada será majoritariamente prática, com atividades de campo e a utilização do método científico para coleta e análise de dados. O envolvimento dos alunos em cada etapa permite a construção do conhecimento de maneira ativa e significativa, garantindo uma maior assimilação do conteúdo através de experiências diretas e reflexões coletivas.

  • Divisão da turma em pequenos grupos para investigação.
  • Medidas de temperatura em diversos locais.
  • Análise coletiva dos dados obtidos.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma detalhado organiza as atividades de forma que os alunos possam vivenciar todo o processo de aprendizagem em duas sessões distintas. Durante a primeira aula, o foco estará na preparação dos alunos e coleta de dados, enquanto a segunda abordagem estará concentrada na análise e proposição de soluções, assegurando que todas as fases do aprendizado investigativo sejam atendidas.

  • Aula 1: Introdução teórica e visita ao campo para medição de temperatura.
  • Aula 2: Análise dos dados coletados, discussão sobre soluções e elaboração de propostas sustentáveis.

Avaliação

Os alunos serão avaliados através de uma combinação de observação direta, registros de campo e apresentação de propostas. A nota final considerará a participação ativa na atividade em campo, a qualidade do registro dos dados e a viabilidade das soluções propostas. Por exemplo, um grupo que coleta dados abrangentes e apresenta uma proposta inovadora e aplicável para reduzir as ilhas de calor receberia uma nota mais alta pela efetividade e criatividade. A avaliação também incluirá autoavaliação e reflexão sobre o aprendizado, incentivando a autocrítica e a metacognição dos discentes.

Materiais e ferramentas:

Os recursos utilizados na atividade visam suportar as múltiplas etapas do processo de investigação e análise, proporcionando aos alunos ferramentas adequadas para obter dados de qualidade e sistematizar informações. Materiais simples e de fácil acesso são incorporados, assegurando que a prática possa se desenvolver de forma fluida e rica em aprendizados.

  • Termômetros infravermelhos ou digitais.
  • Mapas locais e registros de campo.
  • Materiais para apresentação (papel, canetas, flip chart).

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