Cartografia Sensorial

Desenvolvida por: María … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia e Ciências
Temática: Exploração Sensorial do Ambiente Escolar

Nesta atividade intitulada 'Cartografia Sensorial', os alunos do 6º ano serão incentivados a explorar o ambiente escolar através dos cinco sentidos. Caminhando pelo espaço, os estudantes deverão observar, anotar e mapear informações sensoriais como cheiros, sons, texturas e detalhes visuais. A proposta é criar um mapa interativo que traduza suas descobertas sensoriais. Após a coleta de dados, cada grupo apresentará suas percepções aos demais colegas, destacando as sensações e experiências únicas vivenciadas. Essa atividade foi concebida para favorecer o entendimento ampliado sobre o espaço ao redor, incentivando a valorização das características sensoriais do meio e estimulando o trabalho em equipe e a criatividade dos estudantes.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade visam despertar a consciência sensorial dos alunos e possibilitar um aprendizado ativo e crítico acerca do ambiente que os cerca. Ao utilizar os sentidos para mapear o espaço escolar, os estudantes desenvolvem habilidades de observação e percepção, essenciais para o aprendizado interdisciplinar. Este exercício propicia a valorização de diferentes características sensoriais de um ambiente, fomentando a capacidade de análise crítica e a criatividade, além de aprimorar habilidades de expressão ao apresentarem suas experiências.

  • Desenvolver a capacidade de percepção sensorial e observação detalhada do ambiente.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a criatividade na construção do mapa interativo.
  • Estimular a valorização das características sensoriais do ambiente escolar.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06GE01: Identificar diferentes características do espaço geográfico por meio de observações diretas.
  • EF06CI02: Analisar o ambiente ao seu redor utilizando diferentes sentidos.
  • EF69LP10: Produzir textos orais e escritos a partir de observações e experiências pessoais no entorno escolar.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade enfatiza a exploração sensorial e a integração de habilidades de observação, descrição e representação espacial. Focado na interdisciplinaridade, o programa abrange aspectos da geografia, como a identificação das características físicas do espaço, além de instigar a expressão oral e escrita, importantes em todas as áreas de conhecimento. Alinhado com as diretrizes da BNCC, promove a valorização do espaço cotidiano através de abordagens inovadoras de mapeamento sensorial.

  • Exploração sensorial do ambiente escolar.
  • Representação espacial e mapeamento.
  • Expressão oral e escrita de percepções sensoriais.

Metodologia

A metodologia aplicada nesta atividade centra-se em uma abordagem prática de aprendizagem ativa. Os alunos são desafiados a explorar o ambiente escolar de maneira colaborativa, coletando dados sensoriais que serão registrados e organizados em mapas interativos. Essa experiência prática visa tornar o aprendizado significativo, ao ligar teoria e prática em contratos de conhecimento empírico. A atividade promove ainda a comunicação, o pensamento crítico e as habilidades sociais através da apresentação de resultados.

  • Exploração prática e ativa do ambiente escolar.
  • Trabalho colaborativo em equipes.
  • Apresentação e discussão dos mapas sensoriais.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma da atividade foi planejado para ser executado ao longo de duas aulas de 60 minutos cada, totalizando uma carga horária de duas horas. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos à atividade e realizarão a exploração sensorial do espaço escolar. Na segunda aula, o foco será a elaboração dos mapas interativos e a apresentação dos achados por cada grupo, permitindo uma compreensão aprofundada das diferentes percepções sensoriais.

  • Aula 1: Introdução à atividade e exploração sensorial do espaço escolar.
  • Aula 2: Elaboração e apresentação dos mapas interativos com as percepções sensoriais coletadas.

Avaliação

A avaliação dos alunos será realizada de forma contínua e processual, considerando tanto a participação individual quanto a contribuição em grupo. Os professores observarão a capacidade de trabalho em equipe, a riqueza das percepções sensoriais anotadas, e a efetividade da comunicação durante as apresentações. Exemplos de critérios incluem: a variedade e a individualidade dos elementos sensoriais levantados, o grau de cooperação entre os membros do grupo e a coerência do mapa sensorial criado. O sucesso na apresentação consistirá em descrever claramente suas percepções sensoriais e responder perguntas dos colegas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade 'Cartografia Sensorial', os alunos necessitarão de alguns materiais simples, mas essenciais, para viabilizar a coleta e a organização das informações sensoriais. Estes recursos são selecionados para proporcionar uma experiência educativa sem depender de recursos tecnológicos avançados, fomentando, assim, habilidades práticas de observação e registro.

  • Blocos de anotações e canetas para o registro das observações.
  • Folhas A3 para criação do mapa interativo.
  • Acessório de suporte visual, como cartolina e marcadores coloridos para apresentação final.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo