Nesta atividade intitulada 'Cartografia Sensorial', os alunos do 6º ano serão incentivados a explorar o ambiente escolar através dos cinco sentidos. Caminhando pelo espaço, os estudantes deverão observar, anotar e mapear informações sensoriais como cheiros, sons, texturas e detalhes visuais. A proposta é criar um mapa interativo que traduza suas descobertas sensoriais. Após a coleta de dados, cada grupo apresentará suas percepções aos demais colegas, destacando as sensações e experiências únicas vivenciadas. Essa atividade foi concebida para favorecer o entendimento ampliado sobre o espaço ao redor, incentivando a valorização das características sensoriais do meio e estimulando o trabalho em equipe e a criatividade dos estudantes.
Os objetivos desta atividade visam despertar a consciência sensorial dos alunos e possibilitar um aprendizado ativo e crítico acerca do ambiente que os cerca. Ao utilizar os sentidos para mapear o espaço escolar, os estudantes desenvolvem habilidades de observação e percepção, essenciais para o aprendizado interdisciplinar. Este exercício propicia a valorização de diferentes características sensoriais de um ambiente, fomentando a capacidade de análise crítica e a criatividade, além de aprimorar habilidades de expressão ao apresentarem suas experiências.
O conteúdo programático desta atividade enfatiza a exploração sensorial e a integração de habilidades de observação, descrição e representação espacial. Focado na interdisciplinaridade, o programa abrange aspectos da geografia, como a identificação das características físicas do espaço, além de instigar a expressão oral e escrita, importantes em todas as áreas de conhecimento. Alinhado com as diretrizes da BNCC, promove a valorização do espaço cotidiano através de abordagens inovadoras de mapeamento sensorial.
A metodologia aplicada nesta atividade centra-se em uma abordagem prática de aprendizagem ativa. Os alunos são desafiados a explorar o ambiente escolar de maneira colaborativa, coletando dados sensoriais que serão registrados e organizados em mapas interativos. Essa experiência prática visa tornar o aprendizado significativo, ao ligar teoria e prática em contratos de conhecimento empírico. A atividade promove ainda a comunicação, o pensamento crítico e as habilidades sociais através da apresentação de resultados.
O cronograma da atividade foi planejado para ser executado ao longo de duas aulas de 60 minutos cada, totalizando uma carga horária de duas horas. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos à atividade e realizarão a exploração sensorial do espaço escolar. Na segunda aula, o foco será a elaboração dos mapas interativos e a apresentação dos achados por cada grupo, permitindo uma compreensão aprofundada das diferentes percepções sensoriais.
A avaliação dos alunos será realizada de forma contínua e processual, considerando tanto a participação individual quanto a contribuição em grupo. Os professores observarão a capacidade de trabalho em equipe, a riqueza das percepções sensoriais anotadas, e a efetividade da comunicação durante as apresentações. Exemplos de critérios incluem: a variedade e a individualidade dos elementos sensoriais levantados, o grau de cooperação entre os membros do grupo e a coerência do mapa sensorial criado. O sucesso na apresentação consistirá em descrever claramente suas percepções sensoriais e responder perguntas dos colegas.
Para a realização da atividade 'Cartografia Sensorial', os alunos necessitarão de alguns materiais simples, mas essenciais, para viabilizar a coleta e a organização das informações sensoriais. Estes recursos são selecionados para proporcionar uma experiência educativa sem depender de recursos tecnológicos avançados, fomentando, assim, habilidades práticas de observação e registro.
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