Cine Debate Geográfico

Desenvolvida por: Edivam… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Transformação das Paisagens

A atividade 'Cine Debate Geográfico' propõe uma imersão dos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental nas mudanças ocorridas em paisagens urbanas e naturais ao longo do tempo, utilizando como recurso didático o filme 'Koyaanisqatsi: Life Out of Balance'. Este filme, por meio de uma sucessão de imagens impressionantes, sem narrativa verbal, retrata o impacto da humanidade sobre a Terra. Após a exibição, será conduzida uma discussão orientada pelo professor, com o objetivo de incentivar os alunos a identificar, analisar e refletir sobre as alterações paisagísticas apresentadas no filme, bem como as causas e as consequências dessas transformações. Para concluir, os alunos serão estimulados a expressar suas opiniões e propor soluções para os problemas ambientais e sociais observados, por meio da criação de cartazes ou redação de textos curtos. Esta atividade visa desenvolver o pensamento crítico, a consciência ambiental e a capacidade de argumentação dos estudantes.

Objetivos de Aprendizagem

A realização da atividade 'Cine Debate Geográfico' tem como principais objetivos: promover a compreensão dos alunos sobre as diversas formas pelas quais as paisagens urbanas e naturais podem ser transformadas ao longo do tempo, estimular a consciência ambiental ao identificar as causas e consequências dessas transformações, desenvolver habilidades de observação, análise crítica e síntese ao discutir o conteúdo do filme, e incentivar a expressão de ideias, opiniões e soluções para os problemas ambientais e sociais de forma criativa e fundamentada.

  • Compreender as transformações das paisagens urbanas e naturais ao longo do tempo
  • Identificar causas e consequências ambientais e sociais das transformações paisagísticas
  • Desenvolver habilidades de observação e análise crítica
  • Expressar ideias, opiniões e propor soluções de forma criativa e fundamentada

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abordará a compreensão das alterações das paisagens, observando as dinâmicas naturais e humanas que contribuem para essas mudanças. Serão discutidas as relações entre o desenvolvimento humano, o consumo de recursos naturais e os impactos ambientais resultantes. A atividade oferece uma oportunidade única para refletir sobre a relação da sociedade com o meio ambiente, estimulando uma perspectiva crítica sobre desenvolvimento sustentável e responsabilidade socioambiental.

  • Conceitos de paisagem natural e paisagem urbana
  • Dinâmicas naturais e humanas nas transformações das paisagens
  • Impactos ambientais do desenvolvimento humano
  • Desenvolvimento sustentável e responsabilidade socioambiental

Metodologia

Através da metodologia ativa, esta atividade se baseia na exibição do filme 'Koyaanisqatsi', seguida por uma discussão guiada para aprofundamento e reflexão sobre os conteúdos observados. Os alunos serão incentivados a participar ativamente, compartilhando suas observações, opiniões e formulando perguntas. Finalmente, a criação de cartazes ou redações permitirá aos estudantes expressar suas ideias e soluções de maneira criativa, consolidando o aprendizado e estimulando a expressão individual e coletiva.

  • Exibição do filme 'Koyaanisqatsi: Life Out of Balance'
  • Discussão guiada sobre o filme
  • Reflexão e debate sobre as transformações das paisagens
  • Criação de cartazes ou redações expressando opiniões e soluções

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, será feita a exibição do filme. Na segunda aula, acontecerá a discussão sobre o filme e as reflexões sobre as transformações paisagísticas, seguido do início da atividade de criação de cartazes ou redações. A conclusão e apresentação dos trabalhos dos alunos poderão ser feitas em uma etapa posterior, conforme a necessidade de tempo.

  • Aula 1: Exibição do filme 'Koyaanisqatsi'
  • Aula 2: Discussão, reflexão e início da criação de cartazes ou redações

Avaliação

A avaliação será formativa, focando no engajamento dos alunos durante as discussões, na capacidade de análise e reflexão sobre os temas tratados e na criatividade e fundamentação das ideias expressas nos cartazes ou redações. Será levada em conta a participação ativa, o respeito pelas opiniões dos colegas, a profundidade das análises, bem como a clareza e originalidade na comunicação das ideias. Exemplos específicos e argumentos bem fundamentados serão valorizados nas redações e nos cartazes.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade serão necessários um espaço com equipamento de projeção e áudio para a exibição do filme, materiais para a criação de cartazes (papel, canetas, lápis de cor, etc.) ou, alternativamente, computadores ou tablets para a redação dos textos. Além disso, será preparado um guia de discussão pelo professor, para orientar a reflexão e debate após a exibição do filme.

  • Equipamento de projeção e áudio
  • Materiais para a criação de cartazes
  • Computadores ou tablets para redação
  • Guia de discussão preparado pelo professor

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo