Clima na Prática: Entendendo os Ventos

Desenvolvida por: Ruy De… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Clima e Atmosfera

Nesta aula prática, os alunos terão a oportunidade de aprender sobre os fundamentos da circulação atmosférica, direção e intensidade do vento, e sua influência sobre o clima e o tempo. Através da construção e observação de cata-ventos, eles poderão visualizar e compreender os princípios básicos da meteorologia de forma interativa e engajadora. Inicialmente, os alunos serão introduzidos aos conceitos teóricos sobre ventos, circulação geral da atmosfera e padrões climáticos. Em seguida, eles participarão de uma atividade prática ao ar livre, onde aplicarão seus conhecimentos construindo seus próprios cata-ventos com materiais simples. Essa observação in loco permitirá a eles uma compreensão mais profunda de como os movimentos do planeta influenciam a circulação atmosférica e, consequentemente, o tempo e o clima. A discussão e análise das observações feitas em campo servirão para integrar a teoria à prática, fomentando uma aprendizagem significativa sobre os fatores que afetam o clima local e global.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo dessa atividade é proporcionar aos alunos uma aprendizagem prática e interativa sobre os elementos que compõem o sistema climático terrestre, especificamente a circulação atmosférica e os ventos. Pretende-se que, ao final desta atividade, os alunos sejam capazes de descrever os diferentes tipos de ventos e sua relação com a circulação geral da atmosfera, assim como analisar como esses fatores influenciam o clima e o tempo. Espera-se também que eles desenvolvam habilidades de observação e análise crítica ao relacionar a teoria climática com as observações práticas realizadas durante a atividade.

  • Construção e utilização de cata-ventos para estudar direção e intensidade do vento.
  • Compreensão dos movimentos do planeta e sua influência na circulação atmosférica.
  • Análise da relação entre ventos, clima e tempo atmosférico.
  • Desenvolvimento de habilidades de observação e análise através da prática ao ar livre.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06GE03": "Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos."}, {"EF06GE05": "Relacionar padrões climáticos, tipos de solo, relevo e formações vegetais."}, {"EF06GE13": Analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etc.).

Conteúdo Programático

Este plano de aula permite que os alunos explorem conceitos fundamentais de geografia e ciências atmosféricas, tais como a circulação geral da atmosfera, os movimentos do planeta e sua influência sobre padrões climáticos e tempo atmosférico. Através da atividade prática de construção e observação de cata-ventos, os estudantes poderão conectar a teoria com a prática, estimulando assim uma aprendizagem mais significativa e duradoura. Além disso, a atividade externa proporciona um momento de interação com o meio ambiente, permitindo observações diretas que são essenciais para a compreensão do clima e seus efeitos locais e globais.

  • Princípios básicos da circulação atmosférica
  • Influência dos movimentos do planeta no clima
  • Construção e observação de cata-ventos
  • Observação e análise da direção e intensidade do vento
  • Discussão sobre os impactos dos ventos no clima e tempo

Metodologia

A atividade será desenvolvida através de uma metodologia ativa, utilizando a abordagem 'Mão-na-massa' e 'Aprendizagem Baseada em Jogos'. Essa abordagem permite que os alunos participem ativamente do processo de aprendizagem, engajando-se diretamente na construção de conhecimento através da experimentação e da ludicidade. A prática de construir cata-ventos e utilizá-los para observar a circulação do ar ao ar livre promove uma experiência de aprendizagem única, conectando conteúdos teóricos com a realidade física e perceptível do mundo ao redor.

  • Introdução aos conceitos teóricos em sala de aula.
  • Construção de cata-ventos com materiais simples.
  • Atividade prática ao ar livre para observação e análise do vento.
  • Aplicação de conceitos teóricos na análise das observações.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade será realizada em duas aulas de 50 minutos cada, cumprindo um total de 2 horas pedagógicas. Na primeira aula, serão abordados os conceitos teóricos e a construção dos cata-ventos. A segunda aula será dedicada à observação prática ao ar livre e à discussão das observações realizadas pelos estudantes.

  • Aula 1: Introdução teórica e construção dos cata-ventos.
  • Aula 2: Atividade prática ao ar livre e discussão das observações.

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada por meio da observação direta do envolvimento e participação dos alunos durante todas as etapas do projeto. Será avaliada a capacidade dos alunos de construir os cata-ventos conforme as instruções, bem como sua habilidade de observar, registrar e analisar as informações sobre a direção e intensidade do vento. Discussões em grupo sobre as observações realizadas permitirão avaliar a capacidade de relacionar a teoria com a prática e de entender a influência do vento nos padrões climáticos. A avaliação será qualitativa, focando na participação, engajamento e contribuições para o debate em classe.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade prática, serão necessários materiais simples e de fácil acesso, possibilitando que os alunos participem ativamente do processo educativo de forma criativa e inovadora. Esses materiais incluem papel, caneta, alfinetes e lápis com borracha para a confecção dos cata-ventos. Além disso, a atividade ao ar livre demandará um espaço adequado para as observações.

  • Papel de diferentes cores (para construção dos cata-ventos)
  • Canetas ou lápis
  • Alfinetes
  • Lápis com borracha na ponta
  • Espaço ao ar livre adequado para a atividade prática

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