Construindo Meu Bairro em 3D

Desenvolvida por: Alderl… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Espaços Urbanos e Representações Tridimensionais

A atividade 'Construindo Meu Bairro em 3D' propõe um desafio prático e colaborativo para os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, motivando-os a trabalhar em grupo para criar modelos tridimensionais que representem os aspectos físicos, culturais e sociais de um bairro, seja ele real ou fictício. Utilizando materiais recicláveis, os estudantes terão a oportunidade de explorar as diferentes formas e estruturas que compõem um espaço urbano, como ruas, casas, prédios, áreas de lazer e vegetação. O projeto requer que os alunos realizem pesquisas sobre as características específicas do bairro escolhido, planejem cuidadosamente a construção dos modelos em detalhes e, finalmente, apresentem suas criações ao restante da turma, discutindo os desafios enfrentados e as soluções encontradas durante o processo de criação. Esta atividade enfatiza a importância da percepção espacial, do trabalho em equipe e da criatividade, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades diversas em um contexto de aprendizado significativo e engajador.

Objetivos de Aprendizagem

Com a execução deste projeto, espera-se que os alunos desenvolvam uma compreensão aprofundada sobre a organização e representação de espaços urbanos, além de promover habilidades como trabalho em equipe, pesquisa, planejamento e comunicação. Este projeto visa proporcionar aos estudantes a oportunidade de aplicar conceitos geográficos a situações práticas, potencializando o aprendizado por meio da criação de modelos tridimensionais e fortalecendo a consciência sobre a importância da sustentabilidade ao utilizar materiais recicláveis.

  • Compreender a organização e a representação espacial dos bairros.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e colaboração.
  • Aprimorar técnicas de pesquisa e planejamento.
  • Expressar criatividade na construção de modelos tridimensionais.
  • Refletir sobre a sustentabilidade por meio do uso de materiais recicláveis.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06GE09: Elaborar modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre.

Conteúdo Programático

Este projeto aborda conceitos fundamentais relacionados à geografia urbana e à representação espacial, proporcionando aos alunos a oportunidade de explorar a constituição e a dinâmica dos espaços urbanos por meio da construção de modelos tridimensionais.

  • Espaços Urbanos: Composição e Características
  • Representação Espacial e Tridimensional
  • Sustentabilidade e Uso de Materiais Recicláveis
  • Técnicas de Pesquisa e Planejamento
  • Trabalho em Equipe e Colaboração

Metodologia

A metodologia ativa 'Aprendizagem Baseada em Projetos' será empregada, proporcionando aos alunos um papel ativo em sua aprendizagem. Eles serão divididos em grupos e passarão por etapas de planejamento, pesquisa, construção e apresentação, fomentando o desenvolvimento de competências múltiplas de forma integrada.

  • Divisão dos alunos em grupos
  • Pesquisa e planejamento colaborativo
  • Construção de modelos tridimensionais utilizando materiais recicláveis
  • Apresentação e discussão dos projetos para a turma

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será dividida em duas sessões de 60 minutos cada, distribuídas de forma a contemplar todas as fases do projeto: planejamento, construção e apresentação.

  • Aula 1: Apresentação do projeto, formação dos grupos, início da pesquisa e planejamento.
  • Aula 2: Continuação e finalização da construção dos modelos, seguida pelas apresentações dos grupos.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, considerando a participação individual e coletiva, o envolvimento nas diferentes fases do projeto, a criatividade, a precisão geográfica dos modelos e a qualidade da apresentação final. A reflexão sobre os desafios encontrados e as soluções adotadas, assim como a utilização eficaz de materiais recicláveis, também farão parte dos critérios de avaliação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a atividade incluem uma variedade de materiais recicláveis, como caixas de papelão, garrafas plásticas, rolos de papel higiênico, dentre outros, além de cola, tesouras, marcadores e acesso à internet para pesquisa.

  • Materiais recicláveis (papelão, plástico, metal, etc.)
  • Cola, tesouras, marcadores e outros materiais de artesanato
  • Computadores ou tablets para pesquisas
  • Espaço adequado para a construção e exposição dos modelos

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo