Cronistas da Natureza

Desenvolvida por: Maria … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Conservação Ambiental e Observação da Natureza

Nesta atividade denominada Cronistas da Natureza, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão levados a uma imersão em espaços naturais, como parques ou reservas ambientais, para uma vivência prática e observacional sobre a importância da conservação ambiental. Divididos em pequenos grupos, eles terão a missão de explorar as características físicas, a biodiversidade e observar as modificações feitas pelo homem nesses ambientes. O uso de diários de campo, complementados com desenhos, descrições escritas e fotografias, servirá como registro das suas observações, promovendo uma reflexão profunda sobre a interação entre seres humanos e a natureza. O ponto culminante da atividade será transformar esses registros em apresentações, permitindo aos alunos compartilhar suas descobertas e perspectivas sobre a conservação ambiental dos espaços naturais observados. Esta abordagem prático-reflexiva objetiva despertar uma consciência ambiental crítica, estimulando a observação atenta e o reconhecimento da significância da preservação desses ecossistemas.

Objetivos de Aprendizagem

Empregando metodologias ativas e práticas como Saída de Campo, Atividade Mão-na-massa e Sala de Aula Invertida, os alunos serão capazes de desenvolver habilidades essenciais para o reconhecimento e valorização da biodiversidade local, a importância da conservação ambiental e o impacto das atividades humanas nos ecossistemas. Será fomentado o desenvolvimento do pensamento crítico sobre as relações entre sociedade e natureza, além de proporcionar experiências diretas com o ambiente natural, estimulando o aprendizado significativo e a responsabilidade ambiental.

  • Observar e registrar as características físicas e a biodiversidade de ambientes naturais.
  • Identificar e refletir sobre as modificações humanas nos espaços naturais observados.
  • Desenvolver apresentações que demonstrem o aprendizado e a importância da conservação ambiental.
  • Promover o pensamento crítico e a consciência ambiental sobre o impacto humano nos ecossistemas.
  • Valorizar a biodiversidade local e reconhecer a importância da preservação dos espaços naturais.

Conteúdo Programático

Os conteúdos programáticos desta atividade incluem o estudo das paisagens naturais, sua biodiversidade, as modificações impostas pelo homem e os conceitos de conservação ambiental. Ao longo da realização, os alunos serão introduzidos a técnicas de observação e registro em diários de campo, além de desenvolver habilidades de análise e síntese através da preparação de apresentações sobre suas observações e reflexões.

  • Características físicas de ambientes naturais
  • Biodiversidade em espaços naturais
  • Modificações humanas em espaços naturais
  • Importância da conservação ambiental
  • Técnicas de observação e registro em diários de campo

Metodologia

A metodologia empregada incluirá a Saída de Campo para observação direta e a coleta de dados em ambientes naturais, seguido da Atividade Mão-na-massa através da elaboração de diários de campo. A Sala de Aula Invertida será usada para discussão e aprofundamento dos conceitos estudados, com os alunos preparando e apresentando seus trabalhos para a turma, promovendo a troca de experiências e aprendizados.

  • Saída de Campo para observação e coleta de dados
  • Elaboração de diários de campo com descrições, desenhos e fotografias
  • Preparação e apresentação de trabalhos em sala de aula
  • Discussões em grupo para troca de experiências e aprofundamento dos conceitos

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade terá uma carga horária total de 20 horas, subdividida em 30 aulas de 40 minutos. Inicia com duas aulas de preparação, seguidas por uma saída de campo que pode ocupar duas aulas consecutivas. Após a coleta de dados, os alunos utilizarão várias sessões para elaborar seus diários de campo e preparar suas apresentações. A finalização se dará com as apresentações dos grupos e discussões sobre as experiências vivenciadas.

  • Aula 1-2: Preparação e organização para a saída de campo.
  • Aula 3-4: Realização da Saída de Campo.
  • Aula 5-12: Elaboração dos diários de campo e preparação das apresentações.
  • Aula 13-28: Apresentação dos projetos pelos grupos.
  • Aula 29-30: Discussão e reflexão sobre as experiências.

Avaliação

A avaliação será contínua e formativa, focando nos registros feitos nos diários de campo, na qualidade das observações, no engajamento durante a saída de campo, e na apresentação final dos resultados. Critérios como colaboração em grupo, a profundidade da análise ambiental e a criatividade nas apresentações serão levados em consideração. Exemplos de boas práticas, como registros detalhados e análises críticas bem articuladas, serão usados como referência para avaliar os alunos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos incluirão materiais para anotações e desenhos nos diários de campo, câmeras para fotografia, mapas das áreas a serem exploradas, e acesso a bibliotecas ou recursos digitais para pesquisa. Em sala de aula, serão utilizados projetores para as apresentações finais dos alunos, além de materiais para a preparação dessas apresentações.

  • Diários de campo e materiais de escrita
  • Câmeras fotográficas ou smartphones para registros
  • Mapas das áreas de saída de campo
  • Acesso a bibliotecas e recursos digitais
  • Projetores e materiais para apresentação

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