Dança dos Continentes e o Clima

Desenvolvida por: Evandi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Movimentos da Terra e influências climáticas

A atividade intitulada 'Dança dos Continentes e o Clima' visa proporcionar aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental uma exploração prática e colaborativa dos movimentos da Terra e sua influência sobre os padrões climáticos. Os estudantes serão divididos em grupos para encenar os diferentes movimentos da Terra, como a rotação e a translação, e demonstrar como esses movimentos influenciam o clima do planeta. Utilizando materiais simples e mapas, cada grupo terá a tarefa de simular aspectos climáticos específicos, como a formação de ventos, correntes marinhas e as variantes climáticas das estações do ano. Após as apresentações, os alunos participarão de uma roda de discussão para relacionar o conhecimento adquirido com aspectos culturais e históricos, com ênfase nas práticas agrícolas e meteorológicas africanas tradicionais.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo de aprendizagem desta atividade é capacitar os alunos a compreenderem os movimentos da Terra e suas implicações climáticas e culturais. Através de encenações e simulações, os alunos poderão observar e refletir sobre como as interações da Terra com o Sol influenciam diretamente o clima e como isso, por sua vez, se reflete em diversos aspectos da vida humana, incluindo agricultura e cultura. Esse aprendizado experiencial visa também fomentar um entendimento mais amplo do impacto histórico das práticas desenvolvidas por diferentes culturas, especialmente os povos africanos, no manejo climático e agrícola.

  • Compreender os movimentos de rotação e translação da Terra.
  • Identificar a relação entre movimentos terrestres e padrões climáticos.
  • Reconhecer a influência das mudanças climáticas na agricultura e cultura.
  • Valorizar contribuições culturais e históricas, com ênfase nos povos africanos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06GE01: Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
  • EF06GE03: Descrever os movimentos do planeta e sua relação com a circulação geral da atmosfera, o tempo atmosférico e os padrões climáticos.
  • EF06GE04: Descrever o ciclo da água, comparando o escoamento superficial no ambiente urbano e rural, reconhecendo os principais componentes da morfologia das bacias e das redes hidrográficas e a sua localização no modelado da superfície terrestre e da cobertura vegetal.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade trata dos fundamentos dos movimentos da Terra e suas consequências climáticas e societais. Ao perceber as forças dinâmicas e suas manifestações no clima global, os alunos serão capacitados a relacionar teorias geográficas com práticas e saberes históricos, enriquecendo sua compreensão integral dos fenômenos naturais e sociais. Ademais, serão abordadas as contribuições culturais, com ênfase nas práticas africanas que refletem uma relação intrínseca entre conhecimento ambiental e sobrevivência.

  • Movimentos de rotação e translação da Terra.
  • Formação de climas e estações do ano.
  • Interação entre clima e cultura.
  • Contribuições africanas na meteorologia e agricultura.

Metodologia

A metodologia da atividade é centrada no aprendizado ativo por meio do trabalho em grupo e encenações. Essa abordagem prática visa engajar os alunos em um processo de descoberta colaborativa, promovendo a análise crítica e a criatividade. Com uma mistura de atividades práticas e discussões reflexivas, a proposta proporciona uma aprendizagem significativa, onde os conteúdos teóricos são vivenciados de forma concreta e colaborativa, enfatizando a importância da interdisciplinaridade.

  • Divisão em grupos e dramatização.
  • Uso de mapas e materiais simples para simulação.
  • Roda de debates sobre influências históricas e culturais.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma foi elaborado para proporcionar uma progressão consistente e equilibrada entre atividades práticas e discussões teóricas. Em um total de 2 horas, distribuídas em 2 aulas de 50 minutos, os alunos terão tempo suficiente para desenvolver suas apresentações e para uma troca enriquecedora durante a roda de debates. Esta distribuição do tempo visa maximizar o envolvimento e o aprofundamento de cada etapa da atividade.

  • Aula 1: Introdução teórica e formação dos grupos (50 minutos)
  • Aula 2: Simulações e apresentações dos grupos seguidas de debates (50 minutos)

Avaliação

A avaliação desta atividade será contínua e formativa, focando na participação, criatividade e compreensão adquirida. Durante as apresentações, serão avaliadas a clareza da explicação dos movimentos da Terra e suas influências climáticas, criatividade nas encenações e o trabalho em equipe. Na roda de debates, a capacidade de relacionar os conteúdos com influências culturais e históricas será um critério essencial. Será dada uma atenção especial à participação ativa dos alunos em todas as etapas, promovendo não apenas a assimilação de conteúdos, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais e críticas.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade foram selecionados para facilitar uma experiência de aprendizado prática e envolvente. O uso de materiais acessíveis e mapas permite que os alunos visualizem e representem os conceitos abordados, enquanto a disposição em roda garante um ambiente propício para debates e reflexões coletivas, fomentando um aprendizado dinâmico e colaborativo.

  • Mapas do mundo e do Brasil.
  • Materiais básicos para encenação e representação dos movimentos da Terra.
  • Espaço adequado para as apresentações em grupo e debates.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo