Esta atividade é projetada para que os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental explorem e discutam sobre as profissões que podem emergir ou se destacar no futuro, conforme os avanços tecnológicos e sociais. Na primeira aula, os alunos realizarão pesquisas individuais para identificar novas profissões, focando em habilidades necessárias e impactos sociais. Na segunda aula, formarão grupos para debater suas descobertas, fomentar a comunicação crítica e apresentar suas conclusões para a turma, promovendo a troca de ideias e desenvolvimento de competências analíticas.
Os objetivos de aprendizagem visam a estimular o pensamento crítico e a capacidade de pesquisa dos alunos, levando-os a analisar como as rápidas mudanças tecnológicas e sociais influenciam as profissões. A atividade incentiva o desenvolvimento de habilidades de busca por informações relevantes, colaboração em grupo, apresentação e debates construtivos.
O conteúdo programático abrange a investigação das inovações no campo das profissões e suas implicações futuras. Busca-se capacitar os alunos a compreender as transformações no mundo do trabalho e o desenvolvimento de novas competências requeridas pela sociedade em evolução constante.
A metodologia empregada para esta atividade centra-se em aprendizagem ativa, incentivando os alunos a investigar de forma independente e colaborar em grupos de discussão. O uso de recursos tecnológicos para pesquisa é crucial, bem como a estruturação de debates que proporcionem um espaço seguro para a troca de ideias e a prática de habilidades de comunicação.
O cronograma contempla duas aulas dinâmicas de 60 minutos cada. Na primeira aula, o foco está na pesquisa individual, enquanto a segunda aula é dedicada à discussão em grupo e apresentação dos achados, permitindo também uma análise crítica conjunta das profissões estudadas.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos em todas as etapas da atividade. Na primeira aula, os alunos serão avaliados pela capacidade de identificar e pesquisar eficazmente uma nova profissão, considerando a originalidade e a profundidade da pesquisa. Durante a segunda aula, serão observados a argumentação e a clareza nas apresentações orais, assim como a capacidade de trabalhar em grupo. Os critérios incluem a relevância das informações apresentadas, a habilidade de comunicação e o engajamento durante os debates. Exemplos de avaliação incluem rubricas para avaliar a qualidade da pesquisa e os aspectos colaborativos e comunicativos durante as apresentações.
Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem acesso a ferramentas de pesquisa online, como computadores ou tablets, além de materiais para apresentação, como projetores ou quadros brancos. Esses recursos são fundamentais para facilitar a pesquisa e a apresentação, bem como para fomentar um ambiente de aprendizado interativo.
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