Debate dos Trabalhos do Futuro

Desenvolvida por: Claudi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências Humanas
Temática: Profissões do Futuro

Esta atividade é projetada para que os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental explorem e discutam sobre as profissões que podem emergir ou se destacar no futuro, conforme os avanços tecnológicos e sociais. Na primeira aula, os alunos realizarão pesquisas individuais para identificar novas profissões, focando em habilidades necessárias e impactos sociais. Na segunda aula, formarão grupos para debater suas descobertas, fomentar a comunicação crítica e apresentar suas conclusões para a turma, promovendo a troca de ideias e desenvolvimento de competências analíticas.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem visam a estimular o pensamento crítico e a capacidade de pesquisa dos alunos, levando-os a analisar como as rápidas mudanças tecnológicas e sociais influenciam as profissões. A atividade incentiva o desenvolvimento de habilidades de busca por informações relevantes, colaboração em grupo, apresentação e debates construtivos.

  • Identificar novas profissões e as competências associadas.
  • Analisar os impactos sociais das tecnologias emergentes.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e comunicação oral.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06CI01: Compreender a relação entre ciência, tecnologia e sociedade.
  • EF06LP03: Desenvolver estratégias de leitura para compreender textos de diferentes gêneros.
  • EF06EM02: Utilizar recursos tecnológicos como ferramentas de exploração e pesquisa.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrange a investigação das inovações no campo das profissões e suas implicações futuras. Busca-se capacitar os alunos a compreender as transformações no mundo do trabalho e o desenvolvimento de novas competências requeridas pela sociedade em evolução constante.

  • Pesquisa sobre novas profissões.
  • Competências e habilidades do futuro.
  • Impacto social e ético das novas tecnologias.

Metodologia

A metodologia empregada para esta atividade centra-se em aprendizagem ativa, incentivando os alunos a investigar de forma independente e colaborar em grupos de discussão. O uso de recursos tecnológicos para pesquisa é crucial, bem como a estruturação de debates que proporcionem um espaço seguro para a troca de ideias e a prática de habilidades de comunicação.

  • Pesquisa individual assistida por tecnologia.
  • Trabalho em grupo para troca de ideias.
  • Apresentação oral e debate em sala de aula.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma contempla duas aulas dinâmicas de 60 minutos cada. Na primeira aula, o foco está na pesquisa individual, enquanto a segunda aula é dedicada à discussão em grupo e apresentação dos achados, permitindo também uma análise crítica conjunta das profissões estudadas.

  • Aula 1: Pesquisa Individual sobre Novas Profissões.
  • Aula 2: Debate em Grupo e Apresentações.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos em todas as etapas da atividade. Na primeira aula, os alunos serão avaliados pela capacidade de identificar e pesquisar eficazmente uma nova profissão, considerando a originalidade e a profundidade da pesquisa. Durante a segunda aula, serão observados a argumentação e a clareza nas apresentações orais, assim como a capacidade de trabalhar em grupo. Os critérios incluem a relevância das informações apresentadas, a habilidade de comunicação e o engajamento durante os debates. Exemplos de avaliação incluem rubricas para avaliar a qualidade da pesquisa e os aspectos colaborativos e comunicativos durante as apresentações.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem acesso a ferramentas de pesquisa online, como computadores ou tablets, além de materiais para apresentação, como projetores ou quadros brancos. Esses recursos são fundamentais para facilitar a pesquisa e a apresentação, bem como para fomentar um ambiente de aprendizado interativo.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Materiais para apresentação (projetor, quadro branco).
  • Guias de pesquisa e roteiros de apresentação.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo