Debate Global: O Impacto dos Fusos Horários

Desenvolvida por: Verona… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Fusos Horários

Esta atividade é projetada para explorar a relevância dos fusos horários no contexto global, através do engajamento dos alunos em uma metodologia ativa. Os alunos começam seu aprendizado antes de chegar à sala de aula, assistindo a um documentário sobre os desafios e curiosidades dos fusos horários ao redor do mundo. Este preparo inicial facilita uma maior compreensão e engajamento durante a atividade em sala. Na classe, os alunos serão divididos em dois grupos. Cada grupo terá a tarefa de discutir como os fusos horários afetam o comércio, as comunicações e as viagens internacionais. Este debate incentiva a pesquisa prévia, argumentação baseada em evidências e reflexão crítica sobre um tema de importância global. Utilizando princípios da sala de aula invertida, os alunos irão aplicar conhecimento pré-adquirido na prática, complementando com a Aprendizagem Baseada em Jogos para tornar o debate mais dinâmico. Ao final da atividade, os alunos colaborarão na criação de um mural coletivo, destacando curiosidades e fatos fundamentais sobre fusos horários descobertos durante a discussão. Este mural servirá não apenas como uma ferramenta resumitiva do aprendizado, mas também como um objeto visual perene para revisão e inspiração.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos uma compreensão profunda sobre como os fusos horários afetam diversas facetas da vida global, incluindo comércio, comunicação e viagens. Procura-se desenvolver habilidades de pesquisa, argumentação e colaboração, estimulando a autonomia do aluno no processo de aprendizagem. Espera-se que, ao abordarem essas questões de forma prática, os estudantes desenvolvam uma maior consciência global e apreciem a complexidade dos fusos horários e seu impacto no mundo contemporâneo.

  • Compreender a importância dos fusos horários e seu impacto no comércio, comunicação e viagens internacionais.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e argumentação baseada em evidências.
  • Fomentar o trabalho em equipe e a colaboração para a construção de conhecimento coletivo.
  • Estimular a autonomia do aluno e a aprendizagem ativa através da metodologia da sala de aula invertida.
  • Criar uma consciência global sobre como a geografia influencia as relações internacionais e a vida cotidiana.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06GE01: Identificar e caracterizar os fusos horários e sua importância para as atividades humanas.
  • EF06GE02: Utilizar diferentes linguagens para argumentar baseado em fatos e dados sobre temas geográficos.
  • EF06GE03: Compreender as relações entre os elementos naturais e sociais para a organização dos espaços geográficos.
  • EF06GE04: Analisar as mudanças sociais e culturais resultantes da globalização e da tecnologia na organização espacial.

Conteúdo Programático

Os alunos vão explorar os conceitos básicos e a importância dos fusos horários, identificando como eles afetam o comércio, a comunicação e as viagens em um contexto globalizado. Será enfatizada a importância da argumentação baseada em evidências, promovendo a compreensão de como a geografia pode influenciar decisões políticas e econômicas internacionais.

  • Introdução aos fusos horários
  • Impacto dos fusos horários no comércio internacional
  • Influência dos fusos horários nas comunicações globais
  • Desafios dos fusos horários para as viagens internacionais
  • Criação de um mural coletivo com fatos sobre fusos horários

Metodologia

Utilizando uma abordagem de sala de aula invertida combinada com Aprendizagem Baseada em Jogos, esta atividade visa promover uma experiência de aprendizado dinâmica e interativa. Os alunos terão a oportunidade de aplicar conhecimento pré-adquirido em um debate estruturado, potencializando a assimilação do conteúdo através da discussão. A colaboração para a criação de um mural coletivo reforça o aprendizado coletivo e a síntese do conhecimento adquirido.

  • Visualização prévia de um documentário sobre fusos horários.
  • Debate em grupo sobre o impacto dos fusos horários.
  • Pesquisa e argumentação baseada em evidências.
  • Criação de um mural coletivo sobre fusos horários.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, ocorrerá o debate, seguido de uma reflexão guiada sobre os temas discutidos. Na segunda aula, os alunos se dedicarão à criação do mural coletivo, consolidando os aprendizados.

  • Aula 1: Debate sobre o impacto dos fusos horários.
  • Aula 2: Criação do mural coletivo sobre fusos horários.

Avaliação

A avaliação dos alunos será baseada em sua participação ativa no debate e na contribuição para a criação do mural coletivo. Será valorizada a capacidade de articular argumentos baseados em evidências, bem como a colaboração efetiva com seus colegas. A avaliação considerará também a pesquisa e a preparação prévia para o debate. Um sistema de pontos pode ser atribuído a diferentes aspectos da atividade, como a qualidade dos argumentos, o uso de evidências, a participação na discussão e a criatividade no mural. Exemplos específicos de contribuições valiosas serão destacados para reforçar os critérios de avaliação.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para esta atividade incluem o acesso a um documentário sobre fusos horários, materiais para a criação do mural coletivo (papel, canetas, colas, tesouras) e acesso à internet para pesquisas adicionais durante a preparação para o debate. Estes recursos são fundamentais para garantir uma experiência de aprendizado completa e interativa.

  • Documentário sobre fusos horários.
  • Materiais para o mural (papel, canetas, colas, tesouras).
  • Acesso à internet para pesquisa.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo