Desenhando Nossa História

Desenvolvida por: Carlos… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia e História
Temática: Arqueologia Urbana

Esta atividade pedagógica proporciona aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental a chance de se tornarem arqueólogos urbanos, mergulhando no passado, presente e futuro de suas localidades. Inicialmente, cada aluno trará de casa uma foto ou um objeto antigo, introduzindo uma narrativa pessoal e coletiva sobre a evolução urbana e natural do lugar onde vivem. Esta exploração será aprofundada por meio de um exercício de imaginação e criatividade, onde os alunos serão desafiados a desenhar como acham que era o local onde vivem há 50 ou 100 anos, e como imaginam que será no futuro. O objetivo é compreender as transformações das paisagens e os usos desses lugares ao longo do tempo, enfocando a interação humana com a natureza e como ela foi modificada com o desenvolvimento das cidades. A atividade culmina com uma sala de aula invertida, onde os alunos apresentarão seus achados e desenhos, promovendo uma troca de perspectivas e um debate sobre as mudanças observadas e antecipadas no ambiente urbano.

Objetivos de Aprendizagem

Este plano de aula visa fornecer aos alunos uma compreensão profunda das dinâmicas de transformação das paisagens urbanas e naturais, enquadradas pelo desenvolvimento humano ao longo do tempo. Através da análise de artefatos antigos e da atividade criativa de desenho, buscamos despertar nos estudantes uma consciência crítica sobre a interação entre a humanidade e o ambiente, estimulando a valorização do patrimônio histórico e natural. Além disso, a atividade fomenta habilidades de pesquisa, expressão artística e oratória, preparando os alunos para uma discussão construtiva sobre o passado, presente e futuro das cidades e seu papel na história da civilização humana.

  • Compreender as transformações das paisagens urbanas e naturais ao longo do tempo.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica sobre a interação humanidade-natureza.
  • Incentivar a expressão criativa e artística ao imaginar o passado e futuro das localidades.
  • Promover a valorização do patrimônio histórico e consciência socioambiental.
  • Fomentar habilidades de comunicação ao apresentar e debater ideias em grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06GE01: Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
  • EF06GE07: Explicar as mudanças na interação humana com a natureza a partir do surgimento das cidades.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade engloba a compreensão da arqueologia urbana como ferramenta para entender a evolução dos espaços habitados, a história local e a transformação das paisagens. Abordará o conceito de patrimônio cultural e natural, enfatizando a importância da conservação ambiental e histórica. Além disso, a atividade estimula a reflexão sobre os impactos do urbanismo e do desenvolvimento das cidades na interação humana com o ambiente, preparando os alunos para pensar criticamente sobre os desafios do futuro urbano e ambiental.

  • Conceitos de arqueologia urbana e patrimônio histórico
  • Evolução das paisagens urbanas e naturais
  • Impacto humano sobre o ambiente e desenvolvimento das cidades
  • Conservação ambiental e histórica
  • Análise crítica do passado, presente e futuro das localidades.

Metodologia

A metodologia ativa empregada nesta atividade inclui a Atividade Mão-na-massa e a Sala de Aula Invertida, promovendo um aprendizado prático e participativo. Inicia-se com a coleta de objetos e fotografias antigas, seguido da exploração criativa por meio de desenhos. Esta abordagem estimula a pesquisa individual e o engajamento ativo com o material, promovendo uma conexão pessoal com o tema. A sala de aula invertida facilita a apresentação dos trabalhos dos alunos, incentivando a discussão e o compartilhamento de perspectivas diversas, enriquecendo a experiência de aprendizagem através da troca de conhecimentos.

  • Coleta de objetos e fotografias antigas.
  • Atividade criativa de desenho representando o passado, presente e futuro.
  • Sala de aula invertida para apresentação e discussão dos trabalhos.
  • Debate guiado sobre as transformações urbanas e naturais observadas.
  • Análise crítica da interação humana com a natureza.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 50 minutos cada. Na primeira sessão, os alunos trarão seus objetos e iniciarão a atividade de desenho, embasando-se na pesquisa prévia. A segunda sessão será dedicada a apresentações e debates na sala de aula invertida, permitindo uma profunda troca de conhecimentos e impressões sobre o tema.

  • Aula 1: Introdução e início da atividade de desenho.
  • Aula 2: Apresentação dos trabalhos e debate em Sala de Aula Invertida.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos, qualidade e criatividade dos desenhos produzidos, além da capacidade de articular suas ideias durante as apresentações. Consideraremos a profundidade da pesquisa histórica evidenciada nos objetos escolhidos e na representatividade dos desenhos em relação ao passado, presente e futuro das áreas urbanas. A habilidade de engajar na discussão crítica durante o debate, oferecendo perspectivas construtivas e refletindo sobre as transformações das paisagens, também será um critério de avaliação essencial.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para esta atividade incluem materiais para desenho (papel, lápis de cor, canetas), dispositivos para pesquisa e apresentação (computadores, projetor), além do acesso às fotos e objetos antigos trazidos pelos alunos. Estes materiais apoiam a metodologia ativa proposta, facilitando a pesquisa individual, a expressão criativa e a discussão coletiva sobre os temas abordados.

  • Materiais de desenho (papel, lápis de cor, canetas)
  • Computadores ou tablets para pesquisa
  • Projetor para apresentações
  • Fotos e objetos antigos trazidos pelos alunos

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo