Nesta atividade interativa destinada a alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, os participantes terão a oportunidade de explorar a transformação das paisagens de sua localidade ou de outra de seu interesse, observando as mudanças ocorridas ao longo do tempo. Antes de virem à aula, os alunos deverão pesquisar imagens que ilustrem como era o local no passado e como é no presente. Em sala de aula, formarão grupos onde cada aluno, por vez, apresentará uma foto do passado sem mostrá-la inicialmente e descreverá para que os colegas desenhem como imaginam que a paisagem era baseados nas descrições ouvidas. Após essa etapa, a imagem real será revelada para comparação, seguida da escrita de um texto curto onde cada aluno comparará as diferenças observadas, refletindo sobre as intervenções humanas e naturais que contribuíram para as transformações da paisagem. Este exercício não apenas fomenta a percepção das mudanças ambientais e culturais em locais habitados mas também estimula habilidades de pesquisa, descrição, interpretação e escrita.
O objetivo principal desta atividade é sensibilizar os alunos para as dinâmicas que influenciam as transformações das paisagens ao longo do tempo, promovendo a capacidade de observar, descrever e refletir criticamente sobre os espaços que habitam ou que despertam seu interesse. Busca-se desenvolver habilidades de pesquisa, organização de informação, expressão artística por meio do desenho, compreensão leitora e produção textual, além de fomentar o trabalho em equipe e a oralidade através das apresentações em grupo. Por meio desta atividade, os alunos são estimulados a se conectarem com a história e a geografia de forma ativa, comparando e contrapondo o passado ao presente, e refletindo sobre o impacto das ações humanas e eventos naturais nas paisagens.
Através desta atividade, os alunos aprofundam seu entendimento sobre as dinâmicas das paisagens ao redor, englobando desde aspectos geográficos a intervenções sociais, econômicas e ambientais que as modelam. Este tema permite a compreensão de que as paisagens são construídas e modificadas ao longo do tempo, refletindo a interação entre o homem e a natureza. Para além de compreender teoricamente essas transformações, os alunos terão a oportunidade de observar concretamente essas mudanças, desenvolvendo um olhar crítico para interpretar e entender o mundo que os cerca.
Para a realização desta atividade será adotada a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida', na qual os alunos se tornam protagonistas de seu aprendizado por meio da pesquisa prévia e da interação em grupo durante a aula. Esta abordagem facilita o engajamento e a participação ativa dos alunos, incentivando a colaboração e a construção conjunta do conhecimento. As diversas fases da atividade, desde a pesquisa de imagens ao exercício de desenho e a produção textual, são projetadas para promover a autonomia dos alunos e estimular habilidades múltiplas, alinhando-se aos objetivos de aprendizagem propostos.
A atividade será dividida em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, após a formação dos grupos, os alunos apresentarão suas descrições e os colegas realizarão os desenhos. Na segunda aula, será realizada a revelação das imagens reais do passado, seguida da produção do texto comparativo e reflexivo por parte dos alunos.
A avaliação desta atividade se dará através da análise dos desenhos produzidos, observando a compreensão e interpretação das descrições dadas, e dos textos escritos, avaliando a capacidade de comparação e reflexão sobre as transformações das paisagens. Será valorizada a profundidade da análise, a clareza da expressão e a originalidade do pensamento. A participação ativa nas discussões em grupo também será considerada, valorizando o envolvimento e a colaboração de cada aluno no processo de aprendizagem.
Os recursos necessários para a execução desta atividade incluem acesso à internet para a pesquisa de imagens por parte dos alunos, materiais para desenho como papel, lápis, borrachas e lápis de cor, e um espaço adequado para a apresentação dos desenhos e discussões em grupo. Será útil também o uso de um projetor ou uma smartTV para que as imagens reais do passado possam ser compartilhadas com toda a sala durante a revelação.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula