Nesta atividade inovadora, designada para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, os estudantes terão a oportunidade de se tornarem verdadeiros 'detetives do passado'. Através de uma dinâmica envolvente, eles serão encorajados a investigar as transformações ocorridas na paisagem do local onde vivem, ao longo de diferentes períodos históricos. A atividade inicia com um processo de pesquisa, no qual os alunos deverão buscar informações, fotografias antigas, e registros históricos mostrando a evolução da paisagem local. Em seguida, em pequenos grupos, eles serão desafiados a apresentar suas descobertas para a classe através de uma 'linha do tempo interativa', a ser criada utilizando tanto recursos digitais quanto manuais. Essa metodologia de aprendizagem ativa permite que os alunos não apenas acumulem conhecimento, mas também desenvolvam habilidades críticas de pesquisa, apresentação e colaboração. Ademais, promove uma compreensão profunda sobre a dinâmica ambiental e o impacto das atividades humanas sobre as paisagens.
Os principais objetivos desta atividade são proporcionar aos alunos um entendimento profundo das transformações sofridas pelo ambiente ao longo do tempo e promover a consciência sobre a interferência humana nas paisagens. Além disso, visa desenvolver competências e habilidades de pesquisa, colaboração e uso crítico de fontes de informação, bem como facultar o desenvolvimento da habilidade de apresentar informações de maneira clara e organizada. Dessa forma, os alunos não somente aprenderão sobre a História e Geografia de seu local de vivência, mas também exercitarão competências essenciais para sua formação como cidadãos conscientes e participativos.
Este projeto pedagógico está alinhado ao currículo de Geografia para o 6º ano do Ensino Fundamental, focando no estudo da transformação das paisagens e na compreensão da relação entre sociedade e natureza. Abordaremos o conceito de paisagem, seu caráter dinâmico e o papel exercido pela ação humana neste processo. Elementos culturais, como os vestígios deixados pelos povos originários, também serão explorados, fornecendo aos alunos uma visão integrada e multidisciplinar sobre o assunto.
A metodologia da atividade envolverá estratégias de Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos. Antes das aulas, os alunos serão incentivados a realizar pesquisas preliminares sobre a paisagem local e sua evolução. Em sala, serão organizados em grupos para discutir, analisar e criar uma linha do tempo interativa sobre suas descobertas. Serão usados jogos de pistas e desafios para motivar a pesquisa e a aprendizagem, além de ferramentas digitais e materiais manuais para a confecção da linha do tempo. Essa abordagem prática e interativa visa promover o engajamento e aprofundar a compreensão dos alunos sobre a matéria.
A carga horária será distribuída em 3 aulas de 40 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução ao projeto e direcionamento para a pesquisa inicial. A segunda aula será dedicada à discussão em grupo das informações coletadas e início da criação da linha do tempo. A terceira e última aula será focada na finalização do projeto, com a apresentação das linhas do tempo para a classe.
A avaliação será realizada com base na participação ativa dos alunos em todas as etapas do projeto, desde a pesquisa até a finalização da linha do tempo. Será considerada a habilidade em coletar e analisar informações de maneira crítica, a colaboração entre os membros do grupo, a criatividade e originalidade da linha do tempo e a clareza na apresentação. A avaliação também levará em conta a capacidade de integração e aplicação dos conceitos estudados, bem como a reflexão sobre a importância da preservação das paisagens e da memória local.
Os recursos para a execução desta atividade incluem acesso à internet para pesquisa, computadores ou tablets para criação de linhas do tempo digitais, materiais como papel, canetas, cola e tesoura para as versões manuais, além de livros e artigos sobre a história local. Será útil também o uso de softwares de apresentação, como PowerPoint ou Prezi, para a montagem das linhas do tempo e a apresentação final das mesmas.
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