Detetives do Passado: Em busca das paisagens perdidas

Desenvolvida por: Cristi… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Investigação histórica da paisagem local

Nesta atividade inovadora, designada para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, os estudantes terão a oportunidade de se tornarem verdadeiros 'detetives do passado'. Através de uma dinâmica envolvente, eles serão encorajados a investigar as transformações ocorridas na paisagem do local onde vivem, ao longo de diferentes períodos históricos. A atividade inicia com um processo de pesquisa, no qual os alunos deverão buscar informações, fotografias antigas, e registros históricos mostrando a evolução da paisagem local. Em seguida, em pequenos grupos, eles serão desafiados a apresentar suas descobertas para a classe através de uma 'linha do tempo interativa', a ser criada utilizando tanto recursos digitais quanto manuais. Essa metodologia de aprendizagem ativa permite que os alunos não apenas acumulem conhecimento, mas também desenvolvam habilidades críticas de pesquisa, apresentação e colaboração. Ademais, promove uma compreensão profunda sobre a dinâmica ambiental e o impacto das atividades humanas sobre as paisagens.

Objetivos de Aprendizagem

Os principais objetivos desta atividade são proporcionar aos alunos um entendimento profundo das transformações sofridas pelo ambiente ao longo do tempo e promover a consciência sobre a interferência humana nas paisagens. Além disso, visa desenvolver competências e habilidades de pesquisa, colaboração e uso crítico de fontes de informação, bem como facultar o desenvolvimento da habilidade de apresentar informações de maneira clara e organizada. Dessa forma, os alunos não somente aprenderão sobre a História e Geografia de seu local de vivência, mas também exercitarão competências essenciais para sua formação como cidadãos conscientes e participativos.

  • Entender a dinâmica do ambiente e o impacto humano nas paisagens ao longo do tempo.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise crítica de informações.
  • Promover a colaboração entre os alunos na realização das tarefas.
  • Aprimorar as habilidades de apresentação em público e organização de informações.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06GE01: Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
  • EF06GE02: Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.

Conteúdo Programático

Este projeto pedagógico está alinhado ao currículo de Geografia para o 6º ano do Ensino Fundamental, focando no estudo da transformação das paisagens e na compreensão da relação entre sociedade e natureza. Abordaremos o conceito de paisagem, seu caráter dinâmico e o papel exercido pela ação humana neste processo. Elementos culturais, como os vestígios deixados pelos povos originários, também serão explorados, fornecendo aos alunos uma visão integrada e multidisciplinar sobre o assunto.

  • Conceito de paisagem natural e modificada.
  • Impacto das atividades humanas nas paisagens.
  • Papel dos povos originários na paisagem local.
  • Técnicas de pesquisa e apresentação de informações.

Metodologia

A metodologia da atividade envolverá estratégias de Sala de Aula Invertida e Aprendizagem Baseada em Jogos. Antes das aulas, os alunos serão incentivados a realizar pesquisas preliminares sobre a paisagem local e sua evolução. Em sala, serão organizados em grupos para discutir, analisar e criar uma linha do tempo interativa sobre suas descobertas. Serão usados jogos de pistas e desafios para motivar a pesquisa e a aprendizagem, além de ferramentas digitais e materiais manuais para a confecção da linha do tempo. Essa abordagem prática e interativa visa promover o engajamento e aprofundar a compreensão dos alunos sobre a matéria.

  • Pesquisa individual prévia sobre a história da paisagem local.
  • Trabalho em grupo para síntese das informações.
  • Criação de linha do tempo interativa como produto final.
  • Uso de jogos educativos para estimular a aprendizagem.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária será distribuída em 3 aulas de 40 minutos cada. Na primeira aula, será realizada a introdução ao projeto e direcionamento para a pesquisa inicial. A segunda aula será dedicada à discussão em grupo das informações coletadas e início da criação da linha do tempo. A terceira e última aula será focada na finalização do projeto, com a apresentação das linhas do tempo para a classe.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e orientações para pesquisa.
  • Aula 2: Discussão em grupo e início da criação da linha do tempo.
  • Aula 3: Finalização e apresentação dos projetos.

Avaliação

A avaliação será realizada com base na participação ativa dos alunos em todas as etapas do projeto, desde a pesquisa até a finalização da linha do tempo. Será considerada a habilidade em coletar e analisar informações de maneira crítica, a colaboração entre os membros do grupo, a criatividade e originalidade da linha do tempo e a clareza na apresentação. A avaliação também levará em conta a capacidade de integração e aplicação dos conceitos estudados, bem como a reflexão sobre a importância da preservação das paisagens e da memória local.

Materiais e ferramentas:

Os recursos para a execução desta atividade incluem acesso à internet para pesquisa, computadores ou tablets para criação de linhas do tempo digitais, materiais como papel, canetas, cola e tesoura para as versões manuais, além de livros e artigos sobre a história local. Será útil também o uso de softwares de apresentação, como PowerPoint ou Prezi, para a montagem das linhas do tempo e a apresentação final das mesmas.

  • Internet e dispositivos digitais.
  • Materiais de papelaria para linhas do tempo manuais.
  • Livros e artigos sobre a história local.
  • Softwares de apresentação.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo