Na atividade 'Detetives do Passado: Explorando Nossa Paisagem', os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental se transformarão em investigadores do passado local, abordando a temática das mudanças ocorridas na paisagem ao redor da escola ao longo dos séculos. Os estudantes utilizarão metodologias ativas como Mão-na-massa, Aprendizagem Baseada em Projetos, e Aprendizagem Baseada em Jogos, para coletar dados, analisar, e discutir como as paisagens foram sendo transformadas por fatores naturais, sociais e econômicos. Esta exploração começará com uma coleta de fotos antigas e mapas históricos, seguida por visitas de campo para observação direta das mudanças no ambiente. Os alunos discutirão suas observações em grupos, relacionando-as com os fatores que promoveram tais transformações. Por fim, utilizando ferramentas multimídia, cada grupo apresentará suas descobertas, refletindo sobre o impacto dessas transformações e como elas influenciaram os usos do lugar ao longo do tempo.
Os objetivos desta atividade envolvem promover nos alunos a capacidade de observar e analisar criticamente as transformações das paisagens locais ao longo do tempo, proporcionando uma compreensão holística dos fatores naturais, sociais e econômicos que influenciam tais mudanças. Além disso, busca-se desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e uso de tecnologia, enquanto os alunos atuam como historiadores e geógrafos na investigação do passado local.
O conteúdo programático aborda as transformações das paisagens locais, examinando como diferentes sociedades, incluindo povos originários, têm modificado o ambiente ao longo do tempo. Será dado um enfoque especial no papel do desenvolvimento da agropecuária, do processo de industrialização e outros factores socioeconómicos e naturais como elementos transformadores da paisagem.
A metodologia da atividade envolve uma abordagem mão-na-massa como princípio ativo do aprendizado. Alunos realizarão trabalhos de campo, coleta de materiais e análise de mapas históricos e fotos antigas. A Aprendizagem Baseada em Projetos e Jogos facilitará a investigação guiada por metas, incentivando a colaboração em equipe e a resolução criativa de problemas. As apresentações multimídia finais permitirão aos estudantes compartilhar suas descobertas, evidenciando a aplicação prática do conhecimento.
Esta atividade é planejada para ser realizada em duas aulas de 50 minutos cada, totalizando 2 horas de carga horária. Na primeira sessão, os alunos serão introduzidos ao projeto e realizarão a coleta de fotos e mapas. Na segunda sessão, ocorrerão as visitas de campo, discussões em grupo e a preparação das apresentações finais.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos nas atividades de coleta de dados, análise, discussão e nas apresentações multimídia. Será avaliado o nível de engajamento com o projeto, a profundidade da análise crítica das transformações observadas e a qualidade da apresentação final. Critérios específicos incluirão a clareza na comunicação das descobertas, a relevância das informações coletadas e a criatividade na apresentação. Exemplos de boas práticas e desafios enfrentados também serão considerados para feedback e avaliação contínua.
Para a realização da atividade, serão necessários diferentes tipos de recursos, tais como acesso a bibliotecas e arquivos para a pesquisa de fotos e mapas históricos, dispositivos móveis ou câmeras para registrar as visitas de campo, além de ferramentas de criação multimídia para as apresentações finais. A combinação destes recursos permitirá uma imersão completa dos alunos na experiência de aprendizagem.
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