Detetives do Passado: Explorando Nossa Paisagem

Desenvolvida por: Ana Pa… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia e História
Temática: Mudanças nas paisagens locais ao longo do tempo

Na atividade 'Detetives do Passado: Explorando Nossa Paisagem', os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental se transformarão em investigadores do passado local, abordando a temática das mudanças ocorridas na paisagem ao redor da escola ao longo dos séculos. Os estudantes utilizarão metodologias ativas como Mão-na-massa, Aprendizagem Baseada em Projetos, e Aprendizagem Baseada em Jogos, para coletar dados, analisar, e discutir como as paisagens foram sendo transformadas por fatores naturais, sociais e econômicos. Esta exploração começará com uma coleta de fotos antigas e mapas históricos, seguida por visitas de campo para observação direta das mudanças no ambiente. Os alunos discutirão suas observações em grupos, relacionando-as com os fatores que promoveram tais transformações. Por fim, utilizando ferramentas multimídia, cada grupo apresentará suas descobertas, refletindo sobre o impacto dessas transformações e como elas influenciaram os usos do lugar ao longo do tempo.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos desta atividade envolvem promover nos alunos a capacidade de observar e analisar criticamente as transformações das paisagens locais ao longo do tempo, proporcionando uma compreensão holística dos fatores naturais, sociais e econômicos que influenciam tais mudanças. Além disso, busca-se desenvolver habilidades de pesquisa, trabalho em equipe e uso de tecnologia, enquanto os alunos atuam como historiadores e geógrafos na investigação do passado local.

  • Observar e registrar as mudanças nas paisagens locais.
  • Analisar criticamente os fatores que contribuíram para as transformações observadas.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e trabalho em equipe.
  • Utilizar tecnologias de informação e comunicação para apoiar a investigação e apresentação dos resultados.
  • Refletir sobre o impacto das transformações das paisagens nos usos do lugar ao longo do tempo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06GE01: Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
  • EF06GE02: Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.
  • EF06GE06: Identificar as características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento da agropecuária e do processo de industrialização.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático aborda as transformações das paisagens locais, examinando como diferentes sociedades, incluindo povos originários, têm modificado o ambiente ao longo do tempo. Será dado um enfoque especial no papel do desenvolvimento da agropecuária, do processo de industrialização e outros factores socioeconómicos e naturais como elementos transformadores da paisagem.

  • Paisagens locais e suas transformações ao longo do tempo.
  • Fatores naturais, sociais e econômicos que influenciam a modificação das paisagens.
  • Impacto do desenvolvimento da agropecuária e industrialização nas paisagens.
  • Contribuição dos povos originários na conformação das paisagens atuais.

Metodologia

A metodologia da atividade envolve uma abordagem mão-na-massa como princípio ativo do aprendizado. Alunos realizarão trabalhos de campo, coleta de materiais e análise de mapas históricos e fotos antigas. A Aprendizagem Baseada em Projetos e Jogos facilitará a investigação guiada por metas, incentivando a colaboração em equipe e a resolução criativa de problemas. As apresentações multimídia finais permitirão aos estudantes compartilhar suas descobertas, evidenciando a aplicação prática do conhecimento.

  • Coleta e análise de fotos antigas e mapas históricos.
  • Visitas de campo para observação direta das transformações das paisagens.
  • Discussões em grupo sobre os fatores de transformação da paisagem.
  • Criação de apresentações multimídia para exposição das descobertas.

Aulas e Sequências Didáticas

Esta atividade é planejada para ser realizada em duas aulas de 50 minutos cada, totalizando 2 horas de carga horária. Na primeira sessão, os alunos serão introduzidos ao projeto e realizarão a coleta de fotos e mapas. Na segunda sessão, ocorrerão as visitas de campo, discussões em grupo e a preparação das apresentações finais.

  • Aula 1: Introdução ao projeto e coleta de fotos e mapas.
  • Aula 2: Visitas de campo, discussões em grupo e preparação das apresentações.

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos nas atividades de coleta de dados, análise, discussão e nas apresentações multimídia. Será avaliado o nível de engajamento com o projeto, a profundidade da análise crítica das transformações observadas e a qualidade da apresentação final. Critérios específicos incluirão a clareza na comunicação das descobertas, a relevância das informações coletadas e a criatividade na apresentação. Exemplos de boas práticas e desafios enfrentados também serão considerados para feedback e avaliação contínua.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão necessários diferentes tipos de recursos, tais como acesso a bibliotecas e arquivos para a pesquisa de fotos e mapas históricos, dispositivos móveis ou câmeras para registrar as visitas de campo, além de ferramentas de criação multimídia para as apresentações finais. A combinação destes recursos permitirá uma imersão completa dos alunos na experiência de aprendizagem.

  • Fotos antigas e mapas históricos da região.
  • Dispositivos móveis ou câmeras para registro de imagens.
  • Acesso a bibliotecas ou arquivos locais.
  • Ferramentas de criação multimídia (computador, software de edição).

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo