Detetives do Solo

Desenvolvida por: Edilso… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Uso e Manejo do Solo

Nesta atividade pedagógica prática intitulada 'Detetives do Solo', alunos do 6º ano do Ensino Fundamental se engajarão em um processo investigativo para entender as diversas formas de uso e manejo do solo nas diferentes regiões. Essa investigação centrar-se-á em práticas agrícolas específicas como rotação de terras, terraceamento e implementação de aterros, com um olhar atento às vantagens e desvantagens que esses métodos apresentam. Trabalhando em duplas ou trios, os estudantes realizarão pesquisas para coletar informações, imagens e dados relevantes sobre os tópicos propostos. Essas informações serão a base para a criação de cartazes informativos dotados de visualidades e textos coerentes que facilitem a compreensão dos temas. Os cartazes produzidos pelos alunos serão utilizados como recursos didáticos para fomentar um debate coletivo na sala de aula, visando aprofundar o entendimento sobre o impacto das práticas de manejo do solo no meio ambiente e na agricultura. Este debate terá como propósito final promover uma reflexão crítica entre os alunos e estimular a consciência ambiental.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é promover o entendimento dos alunos a respeito das diferentes práticas de uso e manejo do solo, bem como suas implicações socioambientais. Espera-se que os estudantes desenvolvam suas habilidades de pesquisa, análise crítica e síntese de informações apresentando o material de uma forma criativa e informativa. Detectando as variações e os contrastes entre as diferentes técnicas estudadas, os alunos aprimorarão sua capacidade de argumentação, além de fomentar uma consciência sobre a importância de práticas sustentáveis no contexto da agricultura moderna.

  • Compreender as diferentes formas de uso e manejo do solo
  • Analisar as vantagens e desvantagens de práticas como rotação de terras, terraceamento e aterros
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e síntese de informações
  • Fomentar a capacidade de argumentação e debate
  • Promover a conscientização sobre a importância da sustentabilidade na agricultura

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06GE10: Explicar as diferentes formas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático da atividade inclui uma abordagem multidisciplinar que encapsula geografia, ciências ambientais e agricultura. Os alunos investigarão as práticas de uso do solo, como a rotação de culturas, que previne a exaustão do solo; o terraceamento, como método de prevenção da erosão; e os aterros, focando em seu uso para terraplanagem e recuperação de áreas. Essa investigação teórica preparará os estudantes para os debates em sala de aula, permitindo uma reflexão substancial sobre impactos ambientais e sustentabilidade.

  • Rotação de terras
  • Terraceamento
  • Aterros
  • Impactos ambientais do manejo do solo
  • Sustentabilidade na Agricultura

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo