Detetives do Tempo Geográfico

Desenvolvida por: Jacque… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Exploração das Paisagens ao Longo do Tempo

A atividade 'Detetives do Tempo Geográfico' tem como objetivo engajar alunos do 6º ano em uma exploração prática das mudanças nas paisagens de sua comunidade ao longo do tempo. Inicialmente, os alunos assumirão o papel de 'detetives' e irão investigar e documentar as alterações que ocorreram nas áreas ao seu redor. Para isso, eles devem capturar imagens atuais do lugar e compará-las com fotografias antigas, que serão obtidas através de pesquisas em arquivos históricos, bibliotecas locais ou entrevistas com moradores antigos. Em conjunto, os alunos apresentarão suas descobertas em sala de aula, discutindo as transformações urbanas, sociais e ambientais verificadas nas paisagens e como isso influenciou o uso dos espaços ao longo das décadas. Esta metodologia irá estimular a curiosidade dos alunos, além de desenvolver competências para o trabalho colaborativo e analítico.

Objetivos de Aprendizagem

Os objetivos de aprendizagem desta atividade visam propiciar aos alunos um entendimento mais profundo sobre a dinâmica das transformações geográficas em seu entorno imediato. Ao explorar as modificações das paisagens locais no decorrer do tempo, espera-se que os estudantes desenvolvam uma apreciação crítica dos fatores que contribuem para essas mudanças, identificando tanto elementos naturais quanto humanos envolvidos neste processo. A atividade também busca fortalecer as habilidades de pesquisa e apresentação dos alunos, incentivando o trabalho em equipe e a partilha de conhecimentos dentro do grupo.

  • Entender as transformações geográficas através da comparação de imagens.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e análise.
  • Incentivar o trabalho colaborativo e a discussão em grupo.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06GE01: Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático para esta atividade focará na análise das transformações espaciais dentro do contexto urbano e rural, introduzindo conceitos básicos de geografia e história local. Prevê-se abordar temas como mudanças no uso do solo, impacto das atividades humanas sobre o meio ambiente, e a relação entre tempo e espaço na configuração das cidades e comunidades. As discussões realizadas durante a atividade incentivarão os alunos a refletirem sobre a importância do planejamento urbano e a preservação patrimonial e ambiental.

  • Análise de imagens históricas e atuais.
  • Discussão sobre o uso do solo ao longo do tempo.
  • Impacto humano nas paisagens.

Metodologia

A metodologia aplicada na atividade 'Detetives do Tempo Geográfico' será majoritariamente prática e participativa, promovendo o envolvimento ativo dos alunos na coleta de dados e elaboração das apresentações. A atividade inicia-se com uma introdução teórica breve sobre técnicas de análise histórica e geográfica, seguida pela pesquisa e trabalho em campo, onde os alunos farão o registro das paisagens. Posteriormente, os grupos irão comparar os materiais coletados, identificar as mudanças e questionar os motivos e implicações dessas transformações.

  • Pesquisa e registro fotográfico.
  • Trabalho em grupo para análise comparativa.
  • Apresentação de resultados e discussão.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma para a realização da atividade ‘Detetives do Tempo Geográfico’ será distribuído de maneira a otimizar o tempo disponível, proporcionando um equilíbrio entre teoria, prática e avaliação. Prevê-se que a atividade seja realizada ao longo de duas aulas, cada uma ocupando 50 minutos. Durante a primeira aula, os alunos receberão as instruções e realizarão a pesquisa inicial, enquanto a segunda aula será reservada para a apresentação dos resultados e discussões coletivas.

  • Aula 1: Introdução e coleta de dados.
  • Aula 2: Análise e apresentações.

Avaliação

A avaliação desta atividade será contínua e formativa, levando em consideração tanto o processo quanto os produtos finais apresentados pelos alunos. O professor deverá observar a participação ativa no trabalho de campo e na análise dos dados, bem como a capacidade de colaboração durante a elaboração da apresentação em grupo. Os critérios de avaliação incluem a relevância e qualidade das imagens coletadas, a profundidade da análise comparativa e a clareza e coesão da apresentação realizada em sala de aula. Exemplos de avaliação incluem verificar se os alunos conseguiram identificar ao menos três diferenças significativas entre as paisagens comparadas, bem como se foram capazes de argumentar sobre possíveis causas e consequências das modificações observadas.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário dispor de uma variedade de materiais e recursos que viabilizem tanto a pesquisa histórica quanto a documentação atual das paisagens. Tais recursos devem facilitar o aprendizado ativo e colaborativo, proporcionando experiências práticas que complementem o conteúdo teórico abordado.

  • Câmeras fotográficas ou celulares com câmera.
  • Acesso à internet para pesquisa de imagens antigas.
  • Projetor e computador para apresentações.

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