Este plano de aula tem como objetivo principal levar os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental a observarem e refletirem sobre as transformações das paisagens locais, promovidas pela ação antrópica, e como estas influenciam o meio ambiente. Através de uma experiência prática e sensorial, os alunos irão primeiro fazer uma visita guiada pelo bairro ou por um local específico, com o propósito de observar e analisar as características naturais e modificadas pelo homem. Posteriormente, utilizando-se de materiais recicláveis ou naturais, eles serão desafiados a criar obras de arte que representem as mudanças observadas, fomentando assim, uma reflexão crítica sobre a importância da conservação ambiental e do planejamento urbano sustentável. Essas obras serão parte central de uma mini-exposição na escola, onde debates serão promovidos para compartilhar percepções e conhecimentos adquiridos, incentivando a conscientização e responsabilidade ambiental dentro da comunidade escolar.
Os objetivos desta atividade são promover o entendimento dos alunos sobre os impactos das ações humanas nas paisagens locais, despertar uma consciência crítica sobre as questões ambientais e urbanas e motivar o desenvolvimento de habilidades artísticas como forma de expressão e reflexão sobre o mundo à sua volta. Pretende-se também que os alunos compreendam a importância da conservação do meio ambiente e do planejamento urbano considerando o bem-estar coletivo e a sustentabilidade.
A atividade está baseada na observação da paisagem local, seu uso e modificações ao longo do tempo, assim como o impacto de diferentes sociedades nessas mudanças, incluindo os povos originários. Através da arte, busca-se traduzir essas observações em reflexões tangíveis, com um olhar especial para as questões de conservação ambiental e planejamento urbano.
Esta atividade será guiada pela metodologia ativa 'Mão-na-massa', incentivando os alunos a se engajarem diretamente no processo de aprendizado através de experimentação prática. Eles serão levados a desenvolver suas próprias percepções e conhecimentos enquanto que literalmente colocam as mãos na massa para criar suas obras de arte, refletindo sobre as visitas realizadas e as discussões em classe. Este método promove uma aprendizagem significativa ao conectar teoria e prática de maneira dinâmica.
A atividade será desenvolvida ao longo de 12 aulas de 50 minutos cada, divididas em etapas de observação, criação artística e reflexão. A distribuição do tempo será estratégica para aprofundar a observação, o debate e a expressão artística dos alunos.
A avaliação será contínua e baseada na participação ativa dos alunos durante todos os estágios da atividade, desde a observação e discussão inicial até a criação artística e participação nos debates. Serão considerados a criatividade, o empenho e a capacidade de expressar, por meio da arte, as reflexões sobre as mudanças observadas nas paisagens locais. A habilidade de trabalhar em equipe e contribuir para os debates também será valorizada, buscando um aprendizado integrado e significativo.
Serão utilizados materiais recicláveis e naturais para a criação das obras de arte, além de recursos audiovisuais para a apresentação e discussão das paisagens observadas. A visita guiada será essencial como recurso vivo e direto para a observação e análise das paisagens locais.
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