Eco-Exploradores: Desvendando o Meio Ambiente

Desenvolvida por: Soniet… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Ciências da Natureza e Geografia
Temática: Meio Ambiente e Sustentabilidade

A atividade Eco-Exploradores: Desvendando o Meio Ambiente é uma proposta interativa e educativa, planejada para envolver alunos do 6º ano do Ensino Fundamental na exploração do meio ambiente escolar ou de um parque próximo. Os estudantes, divididos em pequenos grupos, terão a tarefa de identificar e catalogar elementos naturais e humanos que fazem parte do meio ambiente, utilizando fotografias ou desenhos de suas descobertas. Esta missão tem o propósito de despertar nos alunos uma percepção aguçada sobre a diversidade e a importância dos componentes do ecossistema local, assim como os impactos das ações humanas nesse contexto. Após a fase de exploração, cada grupo compartilhará suas descobertas em uma apresentação, fomentando uma discussão construtiva sobre conservação ambiental e a relevância do engajamento de cada indivíduo na proteção do meio ambiente. Através desta atividade prática, espera-se não apenas promover o aprendizado científico, mas também instigar nos alunos uma consciência ecológica ativa.

Objetivos de Aprendizagem

O principal objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos a oportunidade de explorar e compreender a complexidade do meio ambiente que os rodeia, promovendo o reconhecimento dos diversos elementos naturais e humanos que compõem o ecossistema local, bem como a interdependência entre eles. Além disso, visa fortalecer a conscientização sobre a importância da conservação ambiental e do papel proativo que cada pessoa deve assumir na proteção do meio ambiente. Espera-se, assim, que os estudantes desenvolvam habilidades de observação, análise crítica e trabalho em equipe, além de um senso de responsabilidade e cuidado para com o planeta.

  • Identificar e catalogar elementos naturais e humanos do meio ambiente
  • Analisar a interdependência entre os elementos naturais e humanos
  • Desenvolver habilidades de observação e análise crítica
  • Promover a conscientização sobre a conservação ambiental
  • Estimular o trabalho em equipe e a responsabilidade ecológica

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06CI01: Identificar e classificar diferentes formas de manifestação da energia no mundo (em fenômenos naturais, no corpo humano, nas atividades produtivas) e em diferentes contextos histórico-culturais.
  • EF06CI02: Identificar relações entre o ser humano e a natureza, reconhecendo interações entre os elementos naturais e ações antrópicas ao longo do tempo.
  • EF06GE05: Analisar a relação entre seres humanos e ambiente com base em aspectos físicos, sociais, políticos, econômicos, culturais.
  • EF06GE06: Argumentar com base em critérios científicos, socioambientais, culturais e éticos, sobre práticas cotidianas de uso dos recursos naturais (água, solo, flora, fauna, ar).
  • EF06GE07: Propor ações individuais e coletivas de cuidado e preservação da natureza e de combate à poluição das águas, do solo e do ar.

Conteúdo Programático

Ao explorar a temática de Meio Ambiente e Sustentabilidade, os alunos serão introduzidos aos conceitos fundamentais da ecologia, diversidade biológica, e o impacto humano sobre o meio ambiente. Através da prática investigativa no campo ou na escola, eles poderão observar diretamente as relações ecológicas e o papel dos elementos naturais e humanos no equilíbrio dos ecossistemas. Essa abordagem prática permite uma melhor compreensão dos conceitos discutidos em sala de aula, fomentando a retenção do conhecimento e a aplicação do mesmo em ações cotidianas de conservação e sustentabilidade.

  • Conceito de ecossistema
  • Elementos naturais e humanos do meio ambiente
  • Impacto humano sobre o meio ambiente
  • Conservação ambiental
  • Sustentabilidade

Metodologia

Esta atividade será pautada na metodologia ativa, com ênfase na aprendizagem baseada em projetos. Os alunos, ao explorarem o ambiente e realizarem observações diretas, tornam-se protagonistas do próprio aprendizado, o que incentiva a curiosidade, a investigação e a reflexão crítica. Grupos de trabalho colaborativo serão formados para incentivar a participação e o compartilhamento de ideias. As apresentações das descobertas promoverão a expressão oral e a argumentação, enquanto o debate subsequente permitirá uma troca de conhecimentos e opiniões, favorecendo a construção conjunta de conceitos sobre meio ambiente e conservação.

  • Exploração do ambiente escolar ou parque
  • Observação e documentação (fotos/desenhos)
  • Trabalho em grupo para análise das descobertas
  • Apresentação das descobertas e discussão
  • Debate sobre conservação ambiental e sustentabilidade

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, haverá uma breve explicação sobre os objetivos e a metodologia. Em seguida, os alunos serão divididos em grupos e iniciarão a exploração. Na segunda aula, os grupos apresentarão suas descobertas e debaterão sobre as observações feitas, com encerramento focado nas discussões sobre conservação ambiental.

  • Aula 1: Introdução, formação de grupos e início da exploração.
  • Aula 2: Apresentação das descobertas, debate e conclusões.

Avaliação

A avaliação desta atividade será contínua e formativa, levando em conta a participação individual e em grupo durante a exploração, a qualidade das observações e dos registros feitos (fotos ou desenhos), a apresentação das descobertas e contribuição para o debate. Será dada especial atenção à capacidade de argumentação dos alunos sobre a importância dos elementos identificados para o ecossistema e sobre ações de conservação ambiental. A utilização de critérios como trabalho em equipe, criatividade, envolvimento nas discussões e compreensão dos temas tratados ajudará na avaliação do engajamento dos alunos e seu aprendizado sobre a importância da sustentabilidade.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários recursos como câmeras fotográficas ou celulares com câmera para a documentação das descobertas, materiais para anotações, e acesso a áreas do espaço escolar ou parque próximo que sejam seguras para exploração. Recursos adicionais incluem data show ou dispositivo similar para as apresentações, além de materiais para a confecção de cartazes ou painéis, caso o grupo prefira apresentar suas descobertas dessa forma.

  • Câmeras fotográficas ou celulares com câmera
  • Materiais para anotações (caderno, lápis, canetas)
  • Data show ou dispositivo similar para apresentações
  • Materiais para cartazes ou painéis

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo