Expedição ao Mundo dos Solos

Desenvolvida por: Rafael… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Tipos de Solo e Preservação Ambiental

Na atividade 'Expedição ao Mundo dos Solos', os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental serão engajados em uma investigação prática e interativa sobre os diferentes tipos de solo que compõem a escola e suas imediações. Divididos em pequenos grupos, eles receberão lupas, cadernos de notas e potes coletadores para iniciar a exploração. O foco da investigação será observar e registrar as características distintas dos solos, como textura, coloração e presença de organismos. Essa experiência permitirá aos alunos uma aprendizagem significativa sobre a diversidade dos solos e sua importância ambiental. Após o trabalho de campo, cada grupo compartilhará suas descobertas, promovendo uma discussão sobre as diferentes formas de uso do solo, como rotação de terras, e a importância dessas práticas para a preservação ambiental. Esse momento de troca incentivará o pensamento crítico e a conscientização ecológica. O objetivo dessa atividade dinâmica é proporcionar aos alunos uma compreensão concreta sobre os solos, encorajando uma maior conexão e respeito pelo meio ambiente.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa promover nos alunos do 6º ano uma compreensão abrangente e prática sobre o uso e conservação dos diferentes tipos de solo. Através da exploração e observação direta, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades analíticas e críticas sobre as implicações da ação humana no solo e na preservação ambiental. Além disso, a atividade busca estimular a curiosidade científica, promover o trabalho em equipe e a responsabilidade pela sustentabilidade do planeta.

  • Identificar diferentes tipos de solo e suas características
  • Analisar as possíveis formas de uso e de preservação dos solos
  • Promover a conscientização ambiental através da observação direta
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e investigação científica

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06GE10: Explicar as diferentes formas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.
  • EF06GE11: Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.
  • EF06GE12: Identificar o consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no Brasil e no mundo, enfatizando as transformações nos ambientes urbanos.

Conteúdo Programático

Ao abordar os diferentes tipos de solo e as práticas de sua preservação, esta atividade permite uma conexão direta com o currículo de Geografia do 6º ano, enriquecendo o conhecimento sobre os recursos naturais, a biodiversidade e as intervenções humanas no ambiente. Os alunos serão capacitados a entender e aplicar noções fundamentais sobre ecologia, sustentabilidade e geografia física.

  • Tipos e características do solo
  • Impacto humano e preservação ambiental
  • Técnicas sustentáveis de manejo do solo
  • Importância da biodiversidade do solo para o ecossistema

Metodologia

A metodologia ativa será o eixo norteador dessa atividade, colocando os alunos como protagonistas de sua própria aprendizagem através da exploração e investigação direta do ambiente. Essa abordagem favorece uma aprendizagem significativa, impulsionando o pensamento crítico e a capacidade de resolver problemas em conjunto.

  • Exploração do ambiente para coleta de amostras de solo
  • Observação e registro das características do solo
  • Discussão em grupo sobre as descobertas e suas implicações ambientais
  • Apresentação das conclusões para a turma

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está planejada para ocorrer em duas sessões de 50 minutos cada, totalizando 2 horas de duração. Na primeira sessão, será realizada a introdução teórica e a divisão dos grupos para coleta das amostras. A segunda sessão será dedicada à discussão dos resultados e apresentação final dos grupos.

  • Aula 1: Introdução aos conceitos e preparação para a expedição
  • Aula 2: Exploração e coleta de amostras
  • Aula 3: Discussão dos resultados e preparação das apresentações
  • Aula 4: Apresentação dos grupos e reflexão final

Avaliação

A avaliação será baseada na participação ativa, na capacidade de observação e análise dos alunos e na qualidade das apresentações finais. Cada aspecto da metodologia aplicada, desde a coleta das amostras até a discussão das descobertas, contribuirá para uma avaliação holística e formativa. Através da observação direta e das contribuições individuais e do grupo, os professores poderão avaliar o engajamento, o desenvolvimento de habilidades críticas e o entendimento dos conceitos geográficos e ambientais.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário contar com uma variedade de materiais e recursos, incluindo, mas não se limitando a lupas, potes coletadores, cadernos de notas, além de acesso à áreas verdes ou ao ambiente natural para a coleta de amostras. O uso de recursos audiovisuais também será valioso para apresentações e discussões em sala de aula.

  • Lupas
  • Potes coletadores de amostra
  • Cadernos de notas
  • Material para marcação e etiquetagem das amostras
  • Recursos audiovisuais para apresentação

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