Nesta atividade inovadora, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental terão a oportunidade de se tornarem jovens cientistas explorando o ambiente escolar para descobrir a rica biodiversidade que reside no pátio, jardim e quadra da escola. Equipados com tablets ou smartphones, os estudantes sairão em pequenos grupos para capturar imagens de plantas, insetos e pequenos animais. Após essa coleta visual, eles utilizarão aplicativos modernos de reconhecimento de plantas e animais para identificar e catalogar suas descobertas. Esta fase tecnológica permite uma interação direta com o conteúdo científico de forma prática e contemporânea. Por fim, os alunos apresentarão os resultados de suas explorações em sala de aula, estabelecendo conexões entre as descobertas feitas e as complexas interações entre as sociedades e a natureza, além de refletirem sobre as diversas formas como o ambiente ao redor da escola tem sido transformado. Esta atividade, portanto, não só utiliza a tecnologia como ponte para a exploração direta do mundo natural, mas também fomenta o espírito de investigação, curiosidade e apreciação pela biodiversidade local.
O objetivo desta atividade é sensibilizar os alunos para a complexa relação entre seres humanos e meio ambiente, utilizando a tecnologia como ferramenta de exploração e identificação da biodiversidade. Eles aprenderão a observar atentamente o ambiente ao seu redor, reconhecendo a importância de cada espécie encontrada, além de desenvolverem habilidades de pesquisa científica e catalogação. Esta experiência prática visa também cultivar o respeito pela natureza e a compreensão do impacto das ações humanas sobre a biodiversidade local. A articulação destes conhecimentos com as transformações observadas no ambiente próximo à escola permitirá a discussão sobre sustentabilidade e conservação ambiental de maneira integrada às disciplinas de Geografia e Ciências da Natureza.
A atividade proposta se alinha ao currículo de Geografia e Ciências da Natureza do 6º ano do Ensino Fundamental, abordando temas como biodiversidade, interações ecológicas e impacto humano no meio ambiente. Os alunos terão a oportunidade de aplicar conceitos teóricos em uma investigação prática do espaço ao redor da escola, utilizando métodos científicos de observação, coleta de dados e análise. Essa abordagem integrada facilita a compreensão de conceitos complexos de ecologia e conservação, além de estimular a curiosidade e o pensamento crítico sobre as questões ambientais contemporâneas.
A metodologia ativa será o pilar desta atividade, incorporando Saída de Campo, Aprendizagem Baseada em Projetos e Sala de Aula Invertida. Os alunos iniciarão com uma exploração prática no ambiente escolar, seguindo para a pesquisa e utilização de tecnologia para a identificação das espécies. Esta etapa da atividade promove autonomia e incentiva o aprendizado ativo. Posteriormente, os alunos trabalharão em projetos para analisar e apresentar suas descobertas, relacionando-as com o conteúdo teórico. Esta abordagem promove não só a integração de conhecimentos adquiridos em campo com as teorias estudadas em sala, mas também o desenvolvimento de habilidades sociais, críticas e cognitivas. O debate e reflexão em sala de aula sobre as descobertas e suas implicações para a relação sociedade-natureza encerra o ciclo de aprendizagem, garantindo a consolidação do conhecimento.
Esta atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada, totalizando uma carga horária de 2 horas. Na primeira aula, após uma breve introdução, os alunos participarão da saída de campo para a coleta de imagens. Na segunda aula, os alunos usarão aplicativos de identificação, trabalharão em seus projetos e, finalmente, apresentarão suas descobertas.
A avaliação desta atividade será baseada nos seguintes critérios: qualidade e diversidade das imagens coletadas, eficácia na utilização dos aplicativos de identificação, profundidade da análise das descobertas em relação às interações sociedade-natureza, criatividade e clareza na apresentação em sala de aula, e participação e colaboração no trabalho em equipe. Será dada uma atenção especial às reflexões críticas e conexões feitas entre a experiência prática e os conceitos teóricos discutidos. Os professores podem adotar rubricas de avaliação que considerem estes elementos para atribuir notas ou feedback construtivo, incentivando assim o aprofundamento do conhecimento e o desenvolvimento das habilidades interpessoais e cognitivas dos alunos.
Para a realização desta atividade, serão necessários tablets ou smartphones com câmera e acesso à internet, para que os alunos possam fotografar a biodiversidade local e utilizar aplicativos de identificação de plantas e animais. Recomenda-se a pré-seleção de aplicativos confiáveis e acessíveis para facilitar o processo de identificação. Além disso, materiais de apoio como guias de espécies locais e fichas de observação podem ser úteis para os alunos durante a saída de campo. O uso da lousa digital ou projeção em sala será importante para as apresentações finais, permitindo a visualização das imagens coletadas e o compartilhamento das descobertas.
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