A atividade 'Expedição Profissional: Desbravando Profissões' é desenhada para engajar alunos do 6º ano do Ensino Fundamental por meio de uma jornada exploratória sobre diversas profissões. Nessa atividade, os alunos serão agrupados e cada grupo terá como objetivo investigar uma profissão diferente. Eles deverão realizar pesquisas aprofundadas, não apenas sobre as descrições e atividades profissionais, mas também anotar o contexto histórico, observar a evolução dessas profissões ao longo do tempo e entender como cada uma está posicionada no mercado de trabalho atual. Após esta investigação, os estudantes devem criar uma maquete ou desenvolver um mapa conceitual que represente de maneira criativa e informativa a profissão estudada. Essa representação visual deve destacar as principais características da profissão, equipamentos usados, ambientes de trabalho, e as habilidades necessárias para exercer tal profissão. O ponto culminante desta atividade será uma feira de profissões, organizada dentro da sala de aula, onde cada grupo apresentará sua maquete ou mapa conceitual. Essa feira servirá como uma plataforma para os alunos compartilharem o que aprenderam durante a pesquisa, promovendo assim uma troca rica de informações e aprendizados entre os alunos.
O objetivo desta atividade é proporcionar aos alunos do 6º ano um conhecimento aprofundado sobre diversas profissões, permitindo que desenvolvam habilidades de pesquisa, trabalhem em equipe, e exercitem a criatividade e o pensamento crítico. A atividade tem como finalidade fomentar uma visão ampla e questionadora sobre as carreiras profissionais, instigando os alunos a pensar sobre a evolução das profissões dentro do contexto histórico e seu papel no mundo contemporâneo. Além disso, visa capacitar os estudantes a articularem as informações obtidas de maneira criativa, através da construção de maquetes ou mapas conceituais, e a aprimorarem habilidades de apresentação e comunicação ao compartilhar suas descobertas com os colegas.
A atividade incorpora um método interdisciplinar, conectando conhecimentos de história, geografia, ciências, artes e língua portuguesa para proporcionar aos alunos uma visão integral sobre as profissões exploradas. Através da investigação contextual, análise da evolução profissional e reconhecimento do panorama atual do mercado de trabalho, os alunos poderão atribuir significados mais profundos às profissões e suas importâncias no tecido social. Ao desenvolverem representações visuais das profissões pesquisadas, eles utilizam conhecimentos de geometria, arte e comunicação para transmitir de forma clara e criativa suas descobertas.
A atividade seguirá a metodologia mão na massa, incentivando os alunos a 'aprender fazendo'. Serão proporcionadas dinâmicas grupais e individuais que instigam a investigação, a colaboração e o pensamento crítico. Os alunos realizarão pesquisas em livros, internet e outras fontes, promovendo um aprendizado ativo e participativo. A criação de maquetes ou mapas conceituais estimula a concretização do conhecimento de forma tangível e visual, facilitando a absorção e compartilhamento de informações. As apresentações na feira de profissões consolidarão o trabalho em equipe e habilidades de comunicação, fundamental para o desenvolvimento de competências socioemocionais.
A carga horária total da atividade será de 5 horas, divididas em 5 aulas de 60 minutos cada. Cada aula se concentrará em uma fase distinta do projeto: introdução e divisão dos grupos, pesquisa, construção das maquetes/mapas, preparação para a feira e realização da feira de profissões.
A avaliação será baseada em diferentes aspectos da atividade, incluindo a qualidade e profundidade da pesquisa realizada, o empenho e criatividade na elaboração da maquete ou do mapa conceitual, a capacidade de trabalhar em equipe e a qualidade da apresentação durante a feira de profissões. Será levado em conta o entendimento dos alunos sobre a profissão investigada, a habilidade de comunicação das informações de maneira clara e interessante, e a participação ativa de todos os membros do grupo durante todas as etapas da atividade. A avaliação formativa é aplicada em todo o processo, para identificar o progresso do aluno e fornecer feedback construtivo para impulsionar a aprendizagem.
Para a realização desta atividade serão necessários materiais variados de pesquisa, como acesso à internet, livros, revistas e outros recursos bibliográficos. Para a construção das maquetes ou mapas conceituais, será necessário material artístico e de escritório, incluindo papel cartão, papel colorido, tesoura, cola, canetões, lápis de cor e outros itens que possibilitem uma representação criativa e detalhada. Além disso, será providenciado espaço apropriado para a montagem e apresentação da feira de profissões, garantindo que todos os grupos tenham a oportunidade de expor suas pesquisas e criações.
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