Exploração Geográfica: Em Busca das Paisagens Transformadas

Desenvolvida por: Raimun… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Transformação das Paisagens

Esta atividade prática guiada propõe conduzir os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental a uma exploração atenta e detalhada das transformações ocorridas em uma área próxima à escola, alterada pela ação humana ou pelos povos originários. Através de uma saída de campo, os estudantes terão a oportunidade de observar, fotografar, desenhar e anotar as particularidades do local, engajando-se em uma comparação direta entre o estado atual e representações históricas encontradas em fontes diversas, como livros e recursos online. O retorno à sala de aula após a exploração permitirá a partilha das descobertas e a promoção de discussões enriquecedoras sobre a evolução da paisagem observada e os impactos resultantes das atividades humanas e culturais sobre o ambiente, estimulando uma reflexão crítica sobre a relação entre sociedade e natureza.

Objetivos de Aprendizagem

O propósito desta atividade é fornecer aos alunos um entendimento mais profundo das interações humanas com o ambiente, permitindo-lhes reconhecer as transformações da paisagem ao longo do tempo e avaliar os impactos da urbanização e outras atividades humanas, bem como a influência dos povos originários. Através desta experiência de aprendizagem hands-on, os alunos irão desenvolver habilidades de observação, análise e representação espacial, além de aprimorar sua capacidade de elaborar hipóteses e argumentar com base em evidências concretas. Este projeto busca também estimular a consciência ambiental e a valorização do patrimônio histórico-cultural da comunidade local.

  • Observar e identificar transformações na paisagem
  • Comparar a paisagem atual com representações históricas
  • Elaborar modelos e desenhos representando as observações do local
  • Discutir o impacto das ações humanas e dos povos originários no ambiente
  • Desenvolver habilidades de pensamento crítico e consciência ambiental

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06GE02: Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.
  • EF06GE08: Medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
  • EF06GE09: Elaborar modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade abrange a análise e interpretação das transformações paisagísticas, entendendo tanto a ação humana quanto a dos povos originários como agentes modificadoras do cenário natural e construído. A compreensão das técnicas de representação espacial, como a elaboração de modelos e uso de escalas, constitui um aspecto fundamental para a realização das atividades propostas, oferecendo uma base teórica e prática para a exploração geográfica e o desenvolvimento da consciência ambiental.

  • Transformações paisagísticas e impactos ambientais
  • Técnicas de representação espacial e uso de escalas
  • Ação dos povos originários na conformação do espaço geográfico
  • Metodologia de observação e documentação de campo
  • Consciência ambiental e valorização do patrimônio histórico-cultural

Metodologia

A metodologia adotada integra várias estratégias de aprendizagem ativa, incluindo saída de campo, atividade hands-on, aprendizagem baseada em projetos e jogos. A saída de campo proporciona um aprendizado experiencial direto no local de estudo, enquanto a atividade mão-na-massa incentiva a interação física com o ambiente através de desenho e anotações. O projeto fomenta a pesquisa, análise e apresentação em sala, exigindo reflexão e coloboração. A abordagem lúdica vem através de jogos educativos voltados para a temática de estudo, reforçando o aprendizado de maneira interativa e divertida.

  • Saída de campo para observação e documentação
  • Atividades práticas para desenho e anotação no local
  • Elaboração de modelos representativos das observações
  • Debate e análise em grupo das transformações paisagísticas
  • Utilização de jogos educativos como forma de revisão e fixação dos conteúdos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a introdução ao projeto, discussão dos objetivos e preparação para a saída de campo. A saída de campo propriamente dita também será realizada na primeira aula. A segunda aula será dedicada à elaboração dos modelos, à discussão das observações feitas e à reflexão sobre as transformações do ambiente e seus impactos.

  • Aula 1: Introdução, preparação e saída de campo
  • Aula 2: Análise, discussão e elaboração de modelos da paisagem observada

Avaliação

A avaliação da atividade será baseada na participação ativa dos alunos em todas as etapas do projeto, na qualidade das observações e registros feitos durante a saída de campo, na criatividade e precisão dos modelos e desenhos elaborados, e na contribuição individual para as discussões em sala. Serão avaliados também a capacidade de conectar as observações com o conhecimento teórico, a colaboração com os colegas durante a atividade de grupo e a reflexão crítica sobre os impactos ambientais e culturais observados.

Materiais e ferramentas:

Para a execução desta atividade, serão necessários recursos como câmeras digitais ou smartphones para a documentação fotográfica, materiais para desenho (papéis, lápis, borrachas, canetas coloridas), acesso a recursos online e bibliográficos para a consulta de imagens e descrições históricas, além de jogos educativos relacionados à temática de geografia e meio ambiente. O uso de GPS ou aplicativos de mapeamento pode enriquecer a experiência de campo, permitindo medições precisas e comparações cartográficas.

  • Câmeras digitais ou smartphones
  • Materiais de desenho e anotação
  • Recursos online e bibliográficos para pesquisa histórica
  • Jogos educativos de geografia
  • GPS ou aplicativos de mapeamento

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo