Exploradores da Minha Cidade

Desenvolvida por: Kleyto… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia, História, Ciências Sociais
Temática: Exploração Urbana

A atividade 'Exploradores da Minha Cidade' convida os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental a mergulharem nas diferentes camadas que compõem sua cidade, seja pelo aspecto histórico, cultural, geográfico ou social. Através de uma metodologia ativa, os estudantes são estimulados a se tornarem pesquisadores ativos de seu ambiente, organizando-se em pequenos grupos para explorar e documentar, com o uso de celulares ou câmeras, diversos aspectos da cidade em que vivem. Esta expedição urbana não somente visa a captação de imagens representativas mas também a busca por informações através de pesquisa em livros e na internet, proporcionando uma compreensão rica e multifacetada sobre os espaços urbanos. O projeto culmina com a apresentação das descobertas para toda a turma, incentivando a troca de conhecimentos e a valorização das diversas perspectivas sobre a cidade.

Objetivos de Aprendizagem

Este projeto tem como objetivos proporcionar aos alunos a oportunidade de desenvolver um olhar crítico e investigativo sobre o lugar onde vivem, compreendendo os diferentes aspectos que constituem o espaço urbano. Visa também estimular habilidades como trabalho em equipe, pesquisa, análise crítica e comunicação eficaz. Ao explorar ativamente a sua cidade, os alunos podem reconhecer o valor histórico, cultural, geográfico e social do seu entorno, fortalecendo sua identidade e seu pertencimento. Através deste projeto, espera-se que os estudantes desenvolvam um entendimento aprofundado sobre a complexidade dos ambientes urbanos e reflitam sobre seu papel como cidadãos ativos na sociedade.

  • Desenvolver habilidades de pesquisa e exploração do ambiente urbano.
  • Fortalecer a capacidade de trabalho em equipe e comunicação.
  • Refletir criticamente sobre a história, cultura, geografia e aspectos sociais da cidade.
  • Reconhecer a importância da preservação do patrimônio cultural e histórico.
  • Promover a compreensão do papel do indivíduo na construção e transformação do espaço urbano.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade engloba a exploração e análise dos diferentes aspectos que compõem o espaço urbano da cidade em que os alunos vivem. Eles serão introduzidos à metodologia de pesquisa de campo, técnicas de documentação fotográfica e estratégias para a apresentação eficaz de informações. Além disso, haverá um enfoque no desenvolvimento de habilidades socioemocionais como trabalho em equipe, resolução de problemas e comunicação, essenciais para o sucesso da investigação realizada pelos grupos.

  • Métodos de pesquisa de campo.
  • Técnicas de documentação fotográfica.
  • Aspectos históricos, culturais, geográficos e sociais da cidade.
  • Habilidades de apresentação e comunicação.
  • Trabalho em equipe e colaboração.

Metodologia

A metodologia desta atividade é baseada na pedagogia ativa, incentivando os alunos a serem protagonistas de sua aprendizagem. Os estudantes serão divididos em pequenos grupos para promover a colaboração e o engajamento. A exploração da cidade será guiada por um roteiro de pesquisa que inclui a observação, a captação de imagens e a busca por informações adicionais em fontes diversas. Após a fase de campo, os grupos organizarão suas descobertas e prepararão uma apresentação visual e oral para compartilhar com a turma, fomentando assim um ambiente de aprendizado coletivo e interativo.

  • Pedagogia ativa e aprendizagem baseada em projetos.
  • Exploração de campo em pequenos grupos.
  • Uso de tecnologia (celulares ou câmeras) para documentação.
  • Pesquisa complementar em livros e na internet.
  • Preparação e compartilhamento de apresentações.

Aulas e Sequências Didáticas

A carga horária total desta atividade é de 2 horas, divididas em duas aulas de 60 minutos. Na primeira aula, os alunos receberão orientações sobre a atividade, formarão os grupos e iniciarão a pesquisa preliminar. A segunda aula será dedicada à exploração de campo e à coleta de dados e imagens, seguida pela preparação das apresentações para a turma.

  • Aula 1: Introdução à atividade, formação de grupos e início da pesquisa.
  • Aula 2: Exploração de campo, coleta de dados e preparação das apresentações.

Avaliação

A avaliação desta atividade será realizada com base na participação, engajamento e colaboração dos alunos durante todo o processo de pesquisa e exploração, além da qualidade da documentação e da apresentação final. Critérios como criatividade, profundidade da pesquisa, capacidade de síntese e eficácia na comunicação das descobertas serão considerados. Será dada atenção especial à reflexão crítica sobre os temas explorados e à habilidade de trabalho em equipe. Exemplos de evidências de aprendizagem incluem fotografias originais, relatórios de pesquisa e apresentações criativas que demonstrem compreensão sobre o tema explorado.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, será necessário acesso a celulares ou câmeras digitais para a captação de imagens, bem como acesso a internet e bibliotecas para pesquisa. Materiais para a elaboração das apresentações, como softwares de edição de imagens, programas de apresentação e material de apoio para pesquisa, também são essenciais. Além disso, seria benéfico contar com mapas da cidade e guias culturais para orientar as explorações e pesquisas dos alunos.

  • Celulares ou câmeras digitais.
  • Acesso à internet e bibliotecas.
  • Softwares de edição de imagens.
  • Programas de apresentação (PowerPoint, Prezi, etc.).
  • Mapas e guias culturais da cidade.

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo