Nesta atividade prática, denominada 'Exploradores da Minha Cidade', os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a conhecer mais profundamente a cidade onde vivem, através de uma exploração ativa dos diferentes bairros. Divididos em grupos, os alunos sairão em uma jornada exploratória com o objetivo de identificar e documentar características geográficas, culturais e sociais distintas de cada bairro visitado. Utilizando smartphones ou câmeras, os alunos capturarão imagens e farão anotações sobre suas observações, que servirão de base para a criação de um grande mapa colaborativo. Esse mapa terá o objetivo de destacar a diversidade e as peculiaridades encontradas durante a exploração, transformando a experiência em um rico material didático. Tal atividade visa não apenas ampliar o conhecimento geográfico dos alunos sobre sua cidade mas também desenvolver habilidades como observação, pensamento crítico, trabalho em equipe e apreciação da diversidade cultural e social do lugar onde vivem.
O objetivo principal desta atividade é promover uma compreensão mais profunda e apreciativa da cidade onde os alunos residem, estimulando o reconhecimento e valorização das suas características geográficas, culturais e sociais. Além disso, pretende-se desenvolver competências importantes como a capacidade de observação, análise crítica do espaço, trabalho colaborativo e uso eficaz da tecnologia como ferramenta de aprendizagem. Os alunos aprenderão a enxergar a cidade como um espaço diverso e cheio de histórias a serem descobertas, compreendendo a importância de cada região na constituição da identidade local.
O conteúdo programático para essa atividade inclui estudos de geografia urbana, diversidade cultural e social, metodologias ativas de aprendizagem e tecnologias digitais aplicadas à educação. Através da exploração direta do espaço urbano e da colaboração em equipe, os alunos serão incentivados a aplicar conhecimentos teóricos de geografia para compreender e interpretar a realidade da sua cidade. Este programa proporcionará uma experiência imersiva, permitindo que os estudantes façam conexões significativas entre o conteúdo aprendido em sala de aula e o mundo ao seu redor.
A metodologia dessa atividade se baseará em práticas de aprendizagem ativa, envolvendo técnicas como 'Atividade Mão-na-massa', 'Roda de Debate', 'Sala de Aula Invertida', e 'Aprendizagem Baseada em Jogos'. O foco será em uma abordagem prática, onde os alunos terão a oportunidade de explorar, questionar e colaborar. Eles serão guiados, mas também terão liberdade para seguir seus próprios interesses durante a exploração. Após a coleta de informações e criação do mapa, uma roda de debate facilitará a troca de descobertas, promovendo diálogo e reflexão crítica.
A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada, totalizando 2 horas de duração. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao projeto e a metodologia a ser seguida, além de serem divididos em grupos e receberem suas missões exploratórias. A segunda aula será dedicada à compilação e apresentação das descobertas, culminando na criação do mapa colaborativo.
A avaliação será feita com base na participação ativa durante as atividades de exploração e compilação, qualidade das observações e informações coletadas, contribuição para a construção do mapa colaborativo e envolvimento nas discussões e debates. Cada grupo será avaliado pela originalidade e profundidade das descobertas apresentadas. Será valorizada a capacidade dos alunos de conectarem suas observações com os conceitos estudados em geografia, bem como a habilidade de trabalhar em equipe e comunicar suas ideias de forma clara e coesa.
Para a realização desta atividade, serão necessários smartphones ou câmeras digitais para documentação das explorações, materiais para a criação do mapa colaborativo (papel grande, canetas, lápis de cor, marcadores), acesso à internet para pesquisa e coordenação do projeto, além de espaços adequados para a realização das rodas de debate e apresentações finais.
Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial
Crie agora seu próprio plano de aula