Exploradores da Minha Cidade

Desenvolvida por: Kleber… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Conhecendo a Diversidade da Própria Cidade

Nesta atividade prática, denominada 'Exploradores da Minha Cidade', os estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental serão incentivados a conhecer mais profundamente a cidade onde vivem, através de uma exploração ativa dos diferentes bairros. Divididos em grupos, os alunos sairão em uma jornada exploratória com o objetivo de identificar e documentar características geográficas, culturais e sociais distintas de cada bairro visitado. Utilizando smartphones ou câmeras, os alunos capturarão imagens e farão anotações sobre suas observações, que servirão de base para a criação de um grande mapa colaborativo. Esse mapa terá o objetivo de destacar a diversidade e as peculiaridades encontradas durante a exploração, transformando a experiência em um rico material didático. Tal atividade visa não apenas ampliar o conhecimento geográfico dos alunos sobre sua cidade mas também desenvolver habilidades como observação, pensamento crítico, trabalho em equipe e apreciação da diversidade cultural e social do lugar onde vivem.

Objetivos de Aprendizagem

O objetivo principal desta atividade é promover uma compreensão mais profunda e apreciativa da cidade onde os alunos residem, estimulando o reconhecimento e valorização das suas características geográficas, culturais e sociais. Além disso, pretende-se desenvolver competências importantes como a capacidade de observação, análise crítica do espaço, trabalho colaborativo e uso eficaz da tecnologia como ferramenta de aprendizagem. Os alunos aprenderão a enxergar a cidade como um espaço diverso e cheio de histórias a serem descobertas, compreendendo a importância de cada região na constituição da identidade local.

  • Desenvolver habilidades de observação e análise crítica sobre o espaço urbano.
  • Fomentar o reconhecimento e valorização da diversidade cultural, geográfica e social da cidade.
  • Promover o trabalho em equipe e a colaboração.
  • Utilizar a tecnologia de forma educativa para documentação e pesquisa.
  • Criar um grande mapa colaborativo que represente as descobertas feitas pelos alunos.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06GE01 - Interpretar e comparar diferentes paisagens e territórios, destacando elementos naturais, sociais, econômicos e culturais.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático para essa atividade inclui estudos de geografia urbana, diversidade cultural e social, metodologias ativas de aprendizagem e tecnologias digitais aplicadas à educação. Através da exploração direta do espaço urbano e da colaboração em equipe, os alunos serão incentivados a aplicar conhecimentos teóricos de geografia para compreender e interpretar a realidade da sua cidade. Este programa proporcionará uma experiência imersiva, permitindo que os estudantes façam conexões significativas entre o conteúdo aprendido em sala de aula e o mundo ao seu redor.

  • Geografia urbana
  • Diversidade cultural e social
  • Metodologias ativas de aprendizagem
  • Uso de tecnologias digitais na educação

Metodologia

A metodologia dessa atividade se baseará em práticas de aprendizagem ativa, envolvendo técnicas como 'Atividade Mão-na-massa', 'Roda de Debate', 'Sala de Aula Invertida', e 'Aprendizagem Baseada em Jogos'. O foco será em uma abordagem prática, onde os alunos terão a oportunidade de explorar, questionar e colaborar. Eles serão guiados, mas também terão liberdade para seguir seus próprios interesses durante a exploração. Após a coleta de informações e criação do mapa, uma roda de debate facilitará a troca de descobertas, promovendo diálogo e reflexão crítica.

  • Atividade Mão-na-massa
  • Roda de Debate
  • Sala de Aula Invertida
  • Aprendizagem Baseada em Jogos

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em duas sessões de 60 minutos cada, totalizando 2 horas de duração. Na primeira aula, os alunos serão introduzidos ao projeto e a metodologia a ser seguida, além de serem divididos em grupos e receberem suas missões exploratórias. A segunda aula será dedicada à compilação e apresentação das descobertas, culminando na criação do mapa colaborativo.

  • Aula 1: Introdução ao projeto, formação de grupos e início da exploração.
  • Aula 2: Compilação das descobertas, apresentação dos grupos e criação do mapa colaborativo.

Avaliação

A avaliação será feita com base na participação ativa durante as atividades de exploração e compilação, qualidade das observações e informações coletadas, contribuição para a construção do mapa colaborativo e envolvimento nas discussões e debates. Cada grupo será avaliado pela originalidade e profundidade das descobertas apresentadas. Será valorizada a capacidade dos alunos de conectarem suas observações com os conceitos estudados em geografia, bem como a habilidade de trabalhar em equipe e comunicar suas ideias de forma clara e coesa.

Materiais e ferramentas:

Para a realização desta atividade, serão necessários smartphones ou câmeras digitais para documentação das explorações, materiais para a criação do mapa colaborativo (papel grande, canetas, lápis de cor, marcadores), acesso à internet para pesquisa e coordenação do projeto, além de espaços adequados para a realização das rodas de debate e apresentações finais.

  • Smartphones ou câmeras digitais
  • Materiais para criação do mapa (papel, canetas, lápis de cor)
  • Acesso à internet
  • Espaço adequado para as apresentações

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