Nesta atividade interativa designada 'Exploradores da Pangeia', os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental irão embarcar em uma viagem através do tempo para explorar o fascinante processo da Deriva Continental. O ponto de partida será a Pangeia, e, por meio de pesquisas e trabalho em equipe, eles irão descobrir como essa grande massa de terra única se fragmentou, dando origem aos continentes como conhecemos hoje. Cada grupo será encarregado de criar um mapa-múndi usando materiais recicláveis, representando a separação da Pangeia e o movimento dos continentes ao longo de milhões de anos. Além disso, a discussão em classe irá enriquecer o conhecimento sobre as placas tectônicas e as forças internas da Terra que impulsionam essa mudança contínua. Esta atividade prática e colaborativa visa não apenas ensinar geografia e ciência de forma integrada, mas também fomentar a consciência ambiental por meio do uso de materiais recicláveis.
O principal objetivo da 'Exploradores da Pangeia' é possibilitar aos alunos a compreensão da teoria da Deriva Continental e sua importância na formação atual dos continentes, utilizando uma abordagem prática e colaborativa. Pretende-se promover a aprendizagem significativa sobre conceitos geológicos, como as placas tectônicas e as forças dinâmicas do planeta que contribuem para a formação do relevo terrestre. Além disso, espera-se desenvolver habilidades de trabalho em equipe, pesquisa, e comunicação efetiva, bem como conscientizar sobre a reutilização de materiais, enfatizando valores ambientais. Através desta atividade, os alunos irão solidificar conhecimentos científicos, potencializar a criatividade e a habilidade de solução de problemas em um contexto real e dinâmico.
O conteúdo programático cobrirá a Teoria da Deriva Continental, desde sua proposição por Alfred Wegener até as evidências que a sustentam. Explorar-se-á as dinâmicas das placas tectônicas, incluindo os tipos de limites de placas e as forças que as movem. Será dada atenção especial ao papel desses movimentos na formação dos continentes, montanhas e fossas oceânicas. Além disso, discutir-se-á a importância da reciclagem e como materiais recicláveis podem ser utilizados de maneira criativa em projetos educativos.
Adotaremos a metodologia ativa 'Sala de Aula Invertida' para estimular a autonomia dos alunos em seu processo de aprendizagem. Antes da aula, os alunos realizarão pesquisas individuais sobre a Deriva Continental. Na sala, divididos em grupos, eles usarão suas pesquisas e materiais recicláveis para construir mapas que ilustrem o movimento dos continentes desde a Pangeia. Este método enfatiza a aprendizagem colaborativa e a aplicação prática do conhecimento, permitindo aos alunos explorar criativamente o tema em um ambiente de suporte e discussão.
A atividade 'Exploradores da Pangeia' será realizada em duas aulas de 60 minutos cada. Na primeira aula, os alunos irão compartilhar suas pesquisas e discutir em grupos a criação do mapa. Na segunda aula, os grupos finalizarão seus mapas e apresentarão suas descobertas para a classe, seguido de uma discussão orientada pelo educador sobre as principais aprendizagens.
A avaliação será baseada na participação ativa, na qualidade e criatividade dos mapas-múndi construídos, bem como na capacidade de cada grupo em apresentar e explicar o processo de Deriva Continental e as forças envolvidas. Será considerada a colaboração dentro dos grupos e a aplicação dos conhecimentos pesquisados. A discussão posterior servirá também como um meio de avaliação formativa, onde o entendimento será avaliado por meio de questionamentos e troca de ideias entre os participantes. O sucesso da atividade será medido pelo engajamento dos alunos e pela profundidade de seu entendimento sobre o tema.
Os materiais necessários para esta atividade incluem papelão, tesouras, cola, tintas e outros materiais recicláveis que os alunos podem trazer de casa. Recursos digitais, como vídeos e artigos online sobre a Deriva Continental, também serão compilados pelo professor para servir de guia e inspiração. As apresentações dos grupos podem ser auxiliadas por recursos visuais em papel ou digitais, dependendo dos recursos disponíveis na sala de aula.
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