Exploradores de Mapas

Desenvolvida por: Fabio … (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Mapas e Escalas

A atividade 'Exploradores de Mapas' é projetada para engajar alunos do 6º ano do Ensino Fundamental na exploração e compreensão de mapas, focando na representação de escalas gráficas e numéricas. Os alunos começam o projeto explorando diferentes tipos de mapas em casa, utilizando recursos online curados pelo professor. Eles são encorajados a anotar observações sobre as representações de distâncias nos mapas e a preparar dúvidas para discussão em sala. Esta preparação inicial segue os princípios da sala de aula invertida, em que a exploração inicial do conteúdo ocorre fora da sala de aula tradicional. Posteriormente, em sala de aula, os alunos são divididos em pequenos grupos para compartilhar suas descobertas e dúvidas. Guiados pelo professor, eles aplicarão seus conhecimentos práticos medindo distâncias em um mapa impresso em grande escala do bairro ou cidade, empregando escalas gráficas e numéricas para estimar distâncias reais. Este método ativo de aprendizagem promove a colaboração entre estudantes, estimula o pensamento crítico e aplicação prática de conceitos teóricos.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade visa proporcionar aos estudantes do 6º ano a oportunidade de compreender e aplicar conceitos de escalas em mapas, uma competência essencial em Geografia. Os objetivos de aprendizagem incluem o desenvolvimento da habilidade de interpretar e utilizar escalas gráficas e numéricas para medir distâncias reais, compreender a importância dos mapas como ferramentas de representação do espaço geográfico, e aprimorar as habilidades de trabalho em equipe e comunicação durante o compartilhamento de descobertas. A metodologia ativa empregada, a sala de aula invertida, prepara os alunos para uma abordagem mais autônoma e engajada na aprendizagem, incentivando a pesquisa e o questionamento crítico.

  • Compreender o conceito de escalas em mapas e sua importância.
  • Aplicar o conhecimento de escalas gráficas e numéricas na medição de distâncias reais.
  • Desenvolver habilidades de trabalho em equipe e comunicação ao compartilhar descobertas.
  • Estimular a pesquisa e exploração autônoma fora do ambiente escolar.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06GE08: Medir distâncias na superfície pelas escalas gráficas e numéricas dos mapas.
  • EF06GE09: Elaborar modelos tridimensionais, blocos-diagramas e perfis topográficos e de vegetação, visando à representação de elementos e estruturas da superfície terrestre.

Conteúdo Programático

O conteúdo programático abrangido nesta atividade inclui o estudo detalhado de escalas em mapas, tanto gráficas quanto numéricas, e sua aplicação na medição de distâncias. Os alunos explorarão como as distâncias são representadas diferentemente em mapas variados e aprenderão a aplicar esses conceitos ao estimar distâncias reais. Além disso, o trabalho em grupo promoverá o desenvolvimento de habilidades sociais e comunicativas importantes.

  • Tipos de mapas e a importância das escalas
  • Escalas gráficas vs. Escalas numéricas: Definições e usos
  • Estimativa de distâncias reais utilizando escalas em mapas
  • Trabalho em equipe e desenvolvimento de habilidades comunicativas

Metodologia

A metodologia desta atividade se baseia no modelo de Sala de Aula Invertida, onde os alunos são inicialmente responsáveis pela exploração autônoma do tema em casa, através de recursos online fornecidos pelo professor. Essa abordagem permite que o tempo em sala de aula seja otimizado para discussões em grupo, resolução de dúvidas e aplicação prática dos conceitos estudados com orientação direta do professor. O trabalho em grupos pequenos facilita a troca de conhecimentos e experiências entre os alunos, fomentando um ambiente colaborativo de aprendizado.

  • Estudo individual orientado com recursos online.
  • Discussão em grupos pequenos para compartilhamento de descobertas.
  • Aplicação prática de conceitos com atividades de medição de distâncias em mapas.
  • Orientação e facilitação do professor durante as atividades práticas.

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade está dividida em duas aulas de 50 minutos cada. Na primeira aula, ocorrerá a discussão em grupos sobre as descobertas feitas em casa e a resolução de dúvidas com o auxílio do professor. A segunda aula será dedicada à aplicação prática dos conceitos com a utilização de mapas impressos em grande escala para a estimativa de distâncias reais.

  • Aula 1: Discussão em grupos e resolução de dúvidas.
  • Aula 2: Aplicação prática de medição de distâncias em mapas.

Avaliação

A avaliação desta atividade se baseará tanto na participação individual quanto no trabalho em grupo. Os alunos serão avaliados pela qualidade de suas contribuições nas discussões em grupo, capacidade de aplicar os conceitos de escalas na prática e pela cooperação e interação com os membros do grupo. Uma rubrica detalhada será fornecida, avaliando aspectos como compreensão conceitual, aplicação prática, trabalho em equipe e habilidades de comunicação. Feedback construtivo será dado para apoiar o aprendizado contínuo dos alunos.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para a realização desta atividade incluem acesso a recursos online pré-selecionados pelo professor para o estudo inicial em casa, mapas impressos em grande escala do bairro ou cidade para as atividades práticas em sala de aula e materiais de escrita para anotações e cálculos. O uso de tecnologia, como computadores ou tablets, pode enriquecer a experiência de aprendizado, permitindo acesso a mapas interativos e outros recursos digitais.

  • Recursos online selecionados para estudo prévio.
  • Mapas impressos em grande escala para atividade prática.
  • Materiais de escrita para anotações e cálculos.
  • Computadores ou tablets para acessar mapas interativos (opcional).

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