Exploradores Digitais

Desenvolvida por: Jessic… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Uso do Solo e Sistemas de Irrigação no Mundo

A atividade intitulada 'Exploradores Digitais' é voltada para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental e tem como objetivo introduzir e engajar os estudantes na análise do uso do solo e dos sistemas de irrigação em diferentes partes do mundo. Utilizando ferramentas de mapas digitais, como o Google Earth, os alunos serão divididos em grupos e explorarão regiões diversas para investigar práticas de uso do solo, tais como a rotação de culturas, terraceamento e sistemas de irrigação. Cada grupo será responsável por preparar uma apresentação de suas descobertas, destacando as vantagens e desvantagens de cada método observado e propondo melhorias baseadas em suas análises. Esta atividade busca desenvolver a consciência crítica dos alunos em relação ao uso sustentável dos recursos naturais e fomentar habilidades de pesquisa, colaboração e apresentação pública.

Objetivos de Aprendizagem

Neste plano de aula, os alunos serão incentivados a desenvolver uma compreensão aprofundada sobre as diferentes formas de uso do solo e a importância dos sistemas de irrigação na agricultura mundial. Os objetivos de aprendizagem incluem a capacidade de identificar práticas agrícolas em diferentes contextos geográficos e analisar suas implicações ambientais, sociais e econômicas. Além disso, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades para sugerir melhorias sustentáveis para essas práticas, aprimorando seu pensamento crítico e criatividade.

  • Compreender as diferentes formas de uso do solo, como rotação de culturas e terraceamento.
  • Analisar sistemas de irrigação e suas implementações em diversas regiões.
  • Propor melhorias para práticas agrícolas com base em análises críticas.
  • Desenvolver habilidades de pesquisa utilizando ferramentas digitais.
  • Aprimorar a comunicação oral e escrita por meio de apresentações.

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06GE10: Explicar as diferentes formas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares.
  • EF06GE11: Analisar distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade local e do mundo.
  • EF06GE13: Analisar consequências, vantagens e desvantagens das práticas humanas na dinâmica climática (ilha de calor etc.).

Conteúdo Programático

O conteúdo programático desta atividade estará centrado no estudo das práticas de uso do solo e sistemas de irrigação ao redor do mundo. Ele envolverá a análise crítica dos diferentes métodos de cultivo e o impacto das práticas agrícolas sobre o meio ambiente. Os alunos irão explorar a interrelação entre as ações humanas e a natureza, considerando as transformações ambientais e suas consequências em diferentes escalas geográficas.

  • Estudo de rotação de culturas e terraceamento.
  • Análise de sistemas de irrigação globais.
  • Impacto das práticas agrícolas sobre o meio ambiente.
  • Interação entre atividades humanas e a natureza.
  • Práticas agrícolas sustentáveis ao redor do mundo.

Metodologia

A metodologia desta atividade é baseada na aprendizagem por investigação e no trabalho em grupo, utilizando recursos tecnológicos para enriquecer a experiência de aprendizagem. Os alunos serão orientados a usar ferramentas como o Google Earth para explorar e analisar dados geográficos, o que permitirá um aprendizado dinâmico e interativo. Além disso, a apresentação dos achados incentivará o desenvolvimento de habilidades de comunicação e crítica.

  • Aprendizagem baseada em investigação com ferramentas digitais.
  • Trabalho colaborativo em grupos para análise geográfica.
  • Preparação e apresentação de resultados.
  • Utilização de Google Earth e outros mapas digitais para exploração.
  • Discussão e reflexão coletiva sobre práticas agrícolas.

Aulas e Sequências Didáticas

O cronograma foi planejado para otimizar as duas horas disponíveis, distribuídas em 2,4 aulas de 50 minutos cada. Essa divisão permite que os alunos tenham tempo adequado para pesquisar, discutir e preparar suas apresentações. O início do cronograma será dedicado à introdução e planejamento das atividades, seguido de pesquisa e análise, finalizando com apresentações e discussão.

  • Aula 1: Introdução ao tema e formação dos grupos.
  • Aula 2: Pesquisa e investigação com Google Earth.
  • Aula 3: Análise de dados e preparação da apresentação.
  • Aula Final: Apresentação e discussão dos resultados.

Avaliação

A avaliação desta atividade será contínua e formativa, focando na participação, cooperação e compreensão dos conceitos abordados. Serão aplicados critérios como a qualidade da pesquisa realizada, capacidade de análise crítica, criatividade nas propostas de melhoria e efetividade na apresentação dos resultados. Os grupos deverão demonstrar um entendimento claro das práticas agrícolas estudadas e suas implicações ambientais. Exemplos de avaliação incluem questionários diagnósticos, autoavaliação de participação e feedback dos colegas sobre a apresentação. A habilidade dos grupos em conectar os achados à realidade global e sugerir inovações sustentáveis será particularmente valorizada.

Materiais e ferramentas:

Os recursos necessários para essa atividade incluem acesso à tecnologia e às ferramentas digitais que possibilitem a pesquisa e análise geográficas. Os alunos terão à disposição computadores ou tablets com acesso à internet para utilizar o Google Earth, sites especializados e outros recursos visuais que contribuam para a construção das apresentações, além de material de apoio na forma de textos e artigos que abordem os temas estudados.

  • Computadores ou tablets com acesso à internet.
  • Ferramentas de mapas digitais como Google Earth.
  • Materiais de apoio como artigos e textos informativos.
  • Projetor para apresentações dos grupos.
  • Guias de utilização das ferramentas tecnológicas.

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