Esta atividade prática de Aprendizagem Baseada em Projetos envolverá os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental na investigação das transformações das paisagens de seus lugares de vivência ao longo do tempo. Através da coleta de fotografias antigas, depoimentos de moradores antigos, e pesquisas em bibliotecas e na internet, os estudantes terão a oportunidade de explorar o passado e entender como e por que as paisagens foram modificadas. Cada grupo de alunos será responsável por criar um documento visual, seja um mapa ou um painel, que detalhe as descobertas feitas durante a investigação. Este documento será exposto em uma feira aberta à comunidade escolar, permitindo não apenas a apresentação dos trabalhos, mas também a interação entre os alunos e outros membros da comunidade escolar. O objetivo é fomentar a compreensão da transformação espacial ao longo do tempo e valorizar a memória e identidade local, estimulando, assim, um sentimento de pertencimento e responsabilidade com o lugar.
Esta atividade visa desenvolver a habilidade dos alunos em realizar pesquisas históricas e geográficas, utilizando diferentes fontes de informação para compreender a transformação das paisagens nos lugares que habitam ou frequentam. Além disso, busca-se encorajar a apreciação pela memória local e a importância da preservação das histórias e características únicas de cada localidade. Através do trabalho em equipe, os estudantes também desenvolverão habilidades sociais importantes, como colaboração, comunicação e resolução de problemas, essenciais para investigação científica e acadêmica.
O conteúdo programático desta atividade inclui a compreensão das dinâmicas temporais e espaciais que influenciam as modificações das paisagens. Será explorado o conceito de paisagem geográfica, a importância da memória e identidade local, e as técnicas de pesquisa e documentação histórica e geográfica. Além disso, os estudantes serão introduzidos à elaboração de documentos visuais como mapas e painéis, um recurso essencial para a apresentação de dados geográficos e históricos de forma compreensível e acessível.
A metodologia adotada nesta atividade é composta de diferentes estratégias pedagógicas que favorecem a aprendizagem ativa. Inicialmente, será utilizada a Sala de Aula Invertida para introduzir os conceitos teóricos, seguida de Atividades Mão-na-massa, onde os alunos realizarão as pesquisas e a coleta de dados. Rodas de Debate serão organizadas para reflexão e discussão das descobertas, incentivando o pensamento crítico. Por fim, a Aprendizagem Baseada em Projetos guiará a execução do projeto e a criação do documento visual, promovendo a integração do conhecimento e a colaboração entre os alunos.
O cronograma de 20 horas-aula será distribuído ao longo de 20 aulas de 60 minutos cada, iniciando com a exploração dos conceitos teóricos, seguido pela pesquisa e coleta de dados, e culminando na criação do documento visual e preparação da exposição para a comunidade escolar.
A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos durante as atividades em sala de aula, na qualidade da pesquisa realizada, na colaboração entre os membros do grupo, e na criação e apresentação do documento visual. Será dada especial atenção ao processo de aprendizagem, à capacidade de reflexão crítica e à aplicação prática dos conceitos teóricos. A apresentação do projeto na exposição também será parte importante da avaliação, considerando a clareza, criatividade e a interação com o público.
Os recursos necessários para a execução dessa atividade incluem acesso à internet para pesquisa, câmeras fotográficas ou smartphones para registro de paisagens atuais, materiais para a criação dos documentos visuais, como papel, canetas, lápis de cor, além de acesso a bibliotecas e arquivos históricos. Será incentivado o uso de softwares de edição de imagem para o aprimoramento dos documentos visuais.
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