A atividade 'Exploradores do Tempo' tem como propósito fornecer aos alunos do 6º ano uma visão mais aprofundada sobre as mudanças urbanas ao longo dos anos em uma cidade específica. Os alunos serão divididos em grupos e cada grupo receberá uma série de imagens que representam diferentes paisagens da cidade em várias épocas. Com base nestas imagens, eles deverão investigar as mudanças que ocorreram ao longo do tempo e como essas transformações impactaram o uso dos espaços. As equipes irão formular perguntas que serão discutidas entre seus colegas, abordando questões como os motivos culturais, desenvolvimentos urbanos ou impactos de desastres naturais que motivaram tais mudanças. A culminação da atividade será a apresentação das conclusões em um formato criativo à escolha dos grupos, como linhas do tempo elaboradas ou murais ilustrados.
Os estudantes se envolverão profundamente com o conceito de transformação urbana, explorando como eventos históricos e decisões coletivas moldaram o ambiente onde vivem. O foco principal está na compreensão crítica das razões por trás das mudanças urbanas e na habilidade de comunicar tais descobertas de forma inovadora, desenvolvendo capacidades de análise crítica e criatividade.
O conteúdo programático explorará as diversas razões e consequências das mudanças urbanas, relacionando-as a aspectos históricos, culturais e ambientais. Os alunos serão guiados a observar as dinâmicas de transformação e como tais mudanças afetam a sociedade e seu modo de vida, promovendo uma análise comparativa das paisagens em diferentes épocas.
A metodologia adotada buscará estimular a investigação ativa dos alunos, por meio de trabalho em grupo e pesquisa guiada. Alavancando estratégias colaborativas, os estudantes serão incentivados a discutir, explorar, questionar e criar, garantindo riqueza no processo de ensino-aprendizagem e encorajando a perspectiva analítica e crítica.
A atividade será desenvolvida em duas etapas durante uma aula de 60 minutos. Na primeira meia hora, os grupos vão estudar as imagens e discutir internamente. Na segunda metade, irão compartilhar suas descobertas e apresentar suas conclusões de forma criativa.
A avaliação será baseada na participação ativa de cada aluno durante as discussões em grupo, na criatividade apresentada ao compartilhar suas conclusões e na capacidade de conectar conceitos históricos e geográficos aos eventos apresentados. Critérios específicos incluirão originalidade no uso de materiais de apresentação, clareza das ideias comunicadas e a profundidade das análises realizadas. Exemplos de atividades avaliadas seriam a criatividade na criação de linhas do tempo dinâmicas ou no desenho de murais que refletem as transformações urbanas.
Os recursos necessários para essa atividade incluirão imagens de alta resolução que ilustram as modificações urbanas nas paisagens locais, além de materiais artísticos e tecnológicos que permitirão a criação de apresentações criativas. Esses materiais serão importantes para assegurar que os estudantes possam explorar e expressar suas descobertas de maneira visualmente rica e diversificada.
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