Exploradores do Tempo e Espaço

Desenvolvida por: João A… (com assistência da tecnologia Profy)
Área do Conhecimento/Disciplinas: Geografia
Temática: Transformações geográficas e históricas

A atividade 'Exploradores do Tempo e Espaço' visa engajar alunos do 6º ano do Ensino Fundamental na análise de como uma mesma área geográfica pode sofrer modificações ao longo do tempo devido às intervenções humanas e eventos naturais. Os alunos serão divididos em grupos e a cada um será entregue um conjunto de imagens representando a mesma área geográfica em distintos períodos históricos. Utilizando recursos como tablets ou computadores para pesquisas adicionais, cada grupo investigará as principais mudanças na paisagem, conectando-as aos contextos históricos e sociais correspondentes. Através deste estudo, os estudantes desenvolverão a capacidade de observação, análise crítica e compreensão sobre como as atividades humanas e os fenômenos naturais modelam o espaço geográfico. Eles serão incentivados a identificar e discutir os impactos dessas transformações para a sociedade e o meio ambiente. Esta jornada culminará em uma exposição coletiva, na qual cada grupo partilhará suas descobertas, fomentando um ambiente de debate e troca de perspectivas entre os participantes.

Objetivos de Aprendizagem

Esta atividade propõe estimular nos alunos a habilidade de reconhecer e comparar as transformações geográficas que ocorrem nas paisagens de diferentes lugares ao longo do tempo, por influência de fatores humanos e naturais. Objetiva-se promover o desenvolvimento do pensamento crítico, a capacidade analítica e a conscientização sobre as consequências das ações humanas no meio ambiente. Além disso, visa-se aprimorar habilidades de pesquisa e coleta de dados, a precisão na descrição e na apresentação de informações, assim como fomentar a habilidade de trabalhar em equipe, respeitando diferentes pontos de vista e colaborando para o resultado comum.

  • Analisar as mudanças geográficas em diferentes contexstos históricos
  • Identificar a relação entre ações humanas e transformações no ambiente
  • Desenvolver habilidades de pesquisa e utilização de tecnologia educacional
  • Estimular a capacidade de trabalhar em grupo e comunicação eficaz
  • Promover o pensamento crítico e a conscientização ambiental

Habilidades Específicas BNCC

  • EF06GE01: Comparar modificações das paisagens nos lugares de vivência e os usos desses lugares em diferentes tempos.
  • EF06GE02: Analisar modificações de paisagens por diferentes tipos de sociedade, com destaque para os povos originários.

Conteúdo Programático

Nesta atividade, abordaremos como eixos temáticos as transformações das paisagens e sua relação com os aspectos humanos e naturais, considerando a importância dos contextos históricos, sociais e ambientais. O conteúdo será explorado de modo a evidenciar a dinâmica de intervenção do homem no meio em que vive e como diferentes sociedades, incluindo os povos originários, interagiram com seu ambiente. Essa aproximação temática pretende não só ampliar o conhecimento geográfico, mas também sensibilizar para as questões de preservação e sustentabilidade.

  • Transformação das paisagens ao longo do tempo
  • Impacto das ações humanas no ambiente
  • Relação entre sociedade e natureza
  • Consequências da urbanização
  • Estudo de casos de intervenção positiva no ambiente

Metodologia

A metodologia empregada nesta atividade incorpora abordagens de aprendizagem ativa, em que os alunos são os principais responsáveis pela construção do seu conhecimento. Através de trabalho em grupo e utilização de tecnologia, como pesquisa em tablets e computadores, os alunos irão explorar, analisar e discutir as imagens e informações coletadas. Esta estratégia propicia um ambiente dinâmico e participativo, onde os estudantes podem desenvolver habilidades de colaboração, pensamento crítico e apresentação. Adicionalmente, a conclusão da atividade em uma exposição facilita a expressão das descobertas de forma criativa, permitindo a troca de aprendizados entre os grupos.

  • Análise de imagens históricas em grupo
  • Pesquisa guiada utilizando tecnologia
  • Debate e discussão entre os grupos
  • Conclusão com exposição das descobertas

Aulas e Sequências Didáticas

A atividade será realizada em 2 encontros de 80 minutos cada. No primeiro encontro, os grupos farão a análise inicial das imagens e iniciarão suas pesquisas. No segundo, os grupos finalizarão suas pesquisas e prepararão suas apresentações para a exposição.

  • Aula 1: Análise das imagens e início da pesquisa.
  • Aula 2: Conclusão da pesquisa e preparação para a exposição.

Avaliação

A avaliação considerará o engajamento do grupo na atividade, a profundidade da pesquisa e da análise realizada, bem como a qualidade da apresentação durante a exposição. Será avaliada a capacidade de identificar as principais transformações na paisagem, a relação com o contexto histórico e as consequências ambientais dessas mudanças. A qualidade da discussão e a colaboração entre os membros do grupo também serão critérios importantes. Exemplo: Pontuação máxima de 10, sendo 3 pontos para a pesquisa, 3 para análise e interpretação, 2 para a apresentação e 2 para colaboração e discussão em grupo.

Materiais e ferramentas:

Para a realização da atividade, serão utilizados tablets ou computadores com acesso à internet para a pesquisa, imagens impressas de diferentes períodos históricos da mesma área geográfica, cadernos para anotações, projeção para a exposição das descobertas e materiais de escritório para preparação dos materiais da exposição.

  • Tablets ou computadores com acesso à internet
  • Imagens impressas da área de estudo em diferentes épocas
  • Cadernos e materiais de escritório para anotações
  • Projetor para exposição das descobertas

Todos os planos de aula são criados e revisados por professores como você, com auxílio da Inteligência Artificial

Crie agora seu próprio plano de aula
Você ainda tem 1 plano de aula para ler esse mês
Cadastre-se gratuitamente
e tenha livre acesso a mais de 30.000 planos de aula sem custo